• RSS RSS
  • Você está em

Lajes com isopor reduzem o custo de obras

Mariana Niederauer - Especial para o Lugar Certo

Publicação: 03/02/2010 09:46 Atualização:

 (Divulgação)
03/02/2010 - O preenchimento de lajes com isopor está sendo cada vez mais utilizado em construções. Alguns vendedores afirmam que o material corresponde a mais de 80% das vendas em comparação com as lajotas - feitas de concreto ou cerâmica –, e o preço, na maioria das vezes, é o mesmo, em média R$ 23 por metro quadrado. Entre as vantagens estão a leveza do material e o isolamento térmico e acústico que ele proporciona.

O engenheiro civil Joaquim Pedro Lopes vende lajes com esse preenchimento e garante que a utilização do material acelera a construção da laje e pode reduzir até pela metade o custo da mão-de-obra. A leveza do isopor é fator determinante na redução dos custos. Enquanto o preenchimento com lajota pesa 48 kg para cada metro da laje, com isopor a peça fica no final com apenas 900 gramas. “O transporte é mais rápido e o manuseio é mais fácil”, diz o engenheiro.

O peso também diminui porque o acabamento não é feito com reboco - areia e cimento-, como nas lajotas. Com essa redução, podem ser utilizados menos escoramentos para a laje, por exemplo. Segundo Lopes, o acabamento ideal para lajes com preenchimento de isopor é o gesso.

Propriedades do material

O isopor é, na verdade, EPS (poliestireno expandido). Esse material é constituído de um plástico, o poliestireno. Ao sofrer o processo de expansão, ele resulta num material com 98% de ar e apenas 2% de plástico. Essa grande quantidade de ar se mantém permanente e quase imóvel, o que garante ao material grande resistência à passagem de calor. Essa característica também contribui para um melhor isolamento acústico e para a redução da absorção de água.

Mesmo sendo muito leve, o EPS tem boa resistência mecânica, responde bem a compressões e é também compatível com a maioria dos materiais utilizados na construção civil – cimento, água, gesso, etc. Garantidos os cuidados para que o EPS não seja exposto a materiais não compatíveis com suas propriedades, a durabilidade é longa.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe

| Mais


Erro ao renderizar o portlet: Box - Fotos (direita)

Erro: Não foi possível listar conteudo: hash não existente. (Environ:UserError)
ofertas em destaque