Coifa desafia decoração da cozinha; confira seis dicas para acertar na escolha

Prestar atenção no tamanho e na potência da coifa são essenciais para não errar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/04/2015 11:00 / atualizado em 22/04/2015 16:53 CorreioWeb /Lugar Certo
reprodução

Criadas para absorver os vapores produzidos durante o preparo dos alimentos , as coifas se transformaram em um produto indispensável aos projetos de arquitetura e decoração, especialmente de ambientes pequenos e com pouca ventilação. Elas possuem dupla função: exaustão – quando o ar capturado na cozinha é conduzido para fora da residência – e depuração – o eletrodoméstico filtra o ar quente e carregado de partículas e o devolve ao ambiente por meio de aberturas laterais.

Confira 6 dicas que você precisa levar em conta na hora de adquirir e instalar o produto.

1. Descubra o tamanho do fogão ou cooktop

Independente do espaço da cozinha, o mais importante é saber qual o tamanho do fogão ou do cooktop. Isso irá determinar o tamanho ideal da coifa, que deverá ser instalada logo acima dele.

2. Fique atento ao local da instalação

Verifique se a parede ou teto onde a coifa será instalada suporta o peso do produto e se no local não há conduítes ou encanamentos que podem ser rompidos durante a instalação. Além disso, existe uma distância ideal que deve ser mantida entre coifa e o local de preparo dos alimentos. Para garantir o funcionamento adequado, a distância entre a superfície do fogão ou cooktop e a coifa deve ser de 650 mm. A distância mínima e máxima entre a coifa e o fogão/cooktop também deve ser conferida no manual do produto.

3. Escolha o melhor modelo de acordo com sua necessidade

As coifas podem ser instaladas no centro da cozinha ou coladas na parede. Há dois modelos disponíveis no mercado: para quem possui o fogão ou cooktop no centro da cozinha, a escolha adequada é a coifa de ilha. Já quem tem uma bancada encostada ou um fogão que fica contra a parede deve escolher o modelo de parede.

reprodução


4. Uma pequena reforma será necessária

Para instalar a coifa no modo exaustão é preciso uma pequena reforma na parede que viabilize o duto para a saída de ar (150 mm de diâmetro). Algumas marcas oferecem o kit exaustão para coifa e realiza a instalação do produto até a laje do teto da cozinha. O projeto da saída da exaustão da laje da cozinha até o ambiente externo deve ser acompanhado e projetado por um engenheiro.

5. Sempre que possível, escolha a maior potência

A potência do modelo escolhido impacta na capacidade de succção do produto. Quanto maior a capacidade de sucção da coifa maior será a quantidade de vapor retirado do ambiente. Portanto, sempre que possível, deve-se optar por coifas que possuem maior capacidade de sucção.

6. Cuidados na hora de instalar o produto

Prefira assistência técnica autorizada para realizar a instalação. Dessa forma, você evita processos inadequados e a perda de garantia. Existem alguns tipos de coifas que a instalação é simples e pode ser perfeitamente realizada pelo próprio consumidor. Nesse caso, alertamos para o atendimento de todas as normas e especificações de instalação informadas no manual do produto.

Últimas Notícias

ver todas
09 de setembro de 2022
04 de agosto de 2021