Natureza sábia

Saiba quais são as plantas ideais para enfeitar o lar no outono

Cada estação tem suas particularidades. Para o outono, paisagistas indicam quais espécies vão deixar a casa e o jardim mais bonitos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/04/2015 08:00 / atualizado em 04/04/2015 17:15 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Parasoleil (Terminalia mantaly) é uma árvore que perde suas folhas no outono
 - Daniel Mansur/Divulgação
Parasoleil (Terminalia mantaly) é uma árvore que perde suas folhas no outono
A nova estação é caracterizada pela queda de temperatura e das folhas das árvores, há redução de luz solar, os dias ficam mais curtos, as noites, mais longas. Esse período pede flores especiais para a decoração da casa e do jardim. A natureza, sábia, reserva espécies próprias para cada época do ano. A paisagista Erly Hooper, com mais de 35 anos de carreira, formada em decoração pela Fundação Mineira de Artes Aleijadinho (Fuma), hoje Escola de Desing/Uemg, e assinando os mais variados projetos residenciais e comerciais, além de participações em mostras, ensina que nosso clima tropical não apresenta as estações do ano tão marcadas como no temperado. Mas podemos perceber a chegada de uma estação com temperaturas mais amenas. A estação das flores é a primavera, mas algumas espécies florescem no outono – inverno. As quaresmeiras e paineiras já estão enfeitando as ruas e parques anunciando que o clima está esfriando. No outono, as camélias mostram suas lindas flores. A cabeça-de-velho (Euphorbia leucocephala) fica toda branquinha, coberta de flores.

Erly destaca as azaleias entre as espécies que florescem no outono, que já começam a soltar flores para ter seu apogeu no inverno. “Algumas espécies de buganvília, as de tons rosados e lilases, colorem os muros nesta estação com outras trepadeiras como: clerodendrum, o jasmim-dos-poetas, a glicinea e o jasmim-amarelo. Quem também florece nesta época são Streptosolen, rosas, áster, Alpinia zerumbete e Heliconia angusta.”

Projeto da paisagista Erly Hooper. Na imagem em primeiro plano, o jasmim-dos-poetas - Daniel Mansur/Divulgação Projeto da paisagista Erly Hooper. Na imagem em primeiro plano, o jasmim-dos-poetas
A paisagista explica que, com o desenvolvimento das cultivares, que são espécies de plantas que foram melhoradas devido a alteração ou introdução, pelo homem, podemos encontrar o ano inteiro no mercado muitas opções de flores para enfeitar o interior das casas. “Os vasos de cattleyas ou outras espécies híbridas de orquídeas são ótimas opções por durar muito tempo dentro de casa. Com boa durabilidade, podemos usar a Celosia argentea e os vasos de Anthurio de todas as cores. Folhagens são boas opções, como asplênio, jiboia, peperômias e Philodendros. O verde sempre alegra e embeleza todos os ambientes da casa.”

Erly enfatiza que é importante que as plantas sejam colocadas em locais com boa luminosidade para aumentar o tempo de duração. “A rega, de modo geral, deve ser feita sempre que a terra começar a secar. Colocar o dedo na terra é a melhor forma de sentir se a planta está precisando de água. Tanto a falta como o excesso de água fazem mal.” Para a paisagista, a particularidade do outono é que, nesta estação, “as plantas começam a entrar na época do descanso vegetativo. Por isso, é hora de podar e adubar o jardim, para ele estar saudável na primavera”.

HIBERNAÇÃO

A paisagista Daniela Sedo, de São Paulo, reforça que, no outono, as plantas começam a entrar em estágio de hibernação, as flores e árvores se alimentam menos, já que entram em estado de “dormência”. “É justamente no outono que as plantas se esguardam de energia, para que na primavera floresçam, frutifiquem e se mantenham bonitas por mais tempo. Muitas espécies não florescem nesta época. Porém, sua folhagem se mantém verdinha, desde que bem tratadas. Como forma de proteção do frio, elas economizam energia e há espécies que perdem as folhas.”

Daniela lembra que, no outono, a adubação deve ser intensificada para que absorvam ao máximo os nutrientes. “Quem gosta de plantas e flores não abre mão de tê-las sempre bonitas em casa, mesmo em estações como o outono e o inverno. Por isso, uma opção pode ser a montagem de um projeto de jardim de outono – inverno, com o colorido da azaleia, bergônia, bico-de-papagaio, camélia, flor-de-maio, ipomeia, orquídea, quaresmeira, sálvia, antúrio, bela-emília, pinheiro, kaisuca, buchinho, peperomia, miniantúrio, entre outras espécies.” Para ela, a estação é ideal para trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos feitos de resina – que dão um ar sofisticado e moderno aos ambientes. “O importante é cuidar bem das espécies nesse período, para que na primavera – verão as flores estejam lindas e floridas.”

Azaleia podada cabe bem no projeto de jardim de outono-inverno - Daniel Mansur/Divulgação Azaleia podada cabe bem no projeto de jardim de outono-inverno

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura