Calma e relaxamento

Pantone elege dois tons para influenciar a decoração em 2016

Quartzo-rosa e serenity são as cores escolhidas pela Pantone para 2016. Tons homenageiam a beleza dos recursos naturais, são suaves e persuasivos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/02/2016 13:15 / atualizado em 10/02/2016 13:26 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Quarto criado pela designer de interiores Melina Mundim se destaca pela ousadia na parede com listras rosa e azul. Toque contemporâneo ao lado de objetos antigos - Rodrigo Tozzi/Divulgação Quarto criado pela designer de interiores Melina Mundim se destaca pela ousadia na parede com listras rosa e azul. Toque contemporâneo ao lado de objetos antigos
Empresa americana, conhecida pelo seu sistema numérico de cor (que nunca repete), a Pantone definiu pela primeira vez, desde quando começou a listar as cores que influenciam a moda, arquitetura e o design, dois tons para 2016: a quartzo-rosa (Pantone 13-1520) e a serenity (Pantone 15-3919). Leatrice Eiseman, diretor-executivo da organização, declarou que “a quartzo-rosa transporta para um lugar mais feliz, ensolarado, onde nos sentimos livres para expressar nosso verdadeiro eu. Como um pôr do sol sereno, bochecha vermelha ou brotamento da flor. E ao lado da serenity, as duas cores demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa acolhedor e um azul suave, refletindo uma conexão e bem-estar como um senso de ordem e paz”.

Reveladas as cores, elas vão influenciar o mundo todo, das artes até a moda, passando pelo design e decoração. Os tons suaves oferecem uma sensação de calma e relaxamento. Rosângela Brandão Mesquita, designer de interiores do escritório Situar Projetos e professora da Fumec, diz que gosta muito da quartzo-rosa. “Eu a elegi quando criança e me acompanha ao longo da vida. Meu nome pode ter a ver, a análise explica. Mas a quartzo-rosa ser tendência para 2016 comprova suas várias influências na vida, tanto no design quanto no lado pessoal das pessoas. É uma cor espiritual, que expressa simplicidade, delicadeza, refinamento e emoção. Passa um sentimento de doçura, amor e tem tudo a ver com os estudos e significados do romantismo.”

Designer Fabiana Visacro destaca um projeto no qual usou a quartzo-rosa na sala de jantar - Henrique Queiroga/Divulgação Designer Fabiana Visacro destaca um projeto no qual usou a quartzo-rosa na sala de jantar
Para Rosângela, a cor está ligada à emoção e é sempre bem-vinda e aceita. Mas reconhece que as pessoas têm dificuldade em usá-la. Por ser uma cor delicada, mais atribuída à mulher ou mesmo aos bebês (ao universo infantil), por preconceito, ela é pouco utilizada na decoração. “No entanto, ela chega em um ano importante, quando buscamos uma vida cor-de-rosa, mais tranquila, com menos violência e menos turbulências. A vida anda difícil e queremos um futuro rosa, que fará bem a todos.”

A designer explica que quem tem dificuldade com a tonalidade clara pode investir nas diversas nuances da cor. “O rosa nunca vai ser uma cor básica, na verdade, ele se transforma no centro das atenções e terá uma energia diferenciada. Por isso, na sala, invista mais em detalhes ou numa parede, em adornos ou almofadas para não cansar. No quarto, combina fácil em qualquer lugar, cortina, cobre-leito, papel de parede, pintura e até no mobiliário. O mercado já oferece até móveis rosa para a cozinha, o que desmitifica o uso só em um ambiente. Na cozinha, há acessórios, louça, utensílios, copos e o projeto ganhará um ar contemporâneo. Na varanda, ao fazer parceria com o verde, criará sensação de leveza e liberdade ao lado da natureza. Só veto a cor para o banheiro.”

Quarto rosa de bebê projetado pela designer de interiores Danielle Bellini - Jomar Bragança/Divulgação
Quarto rosa de bebê projetado pela designer de interiores Danielle Bellini
Rosângela destaca a associação da cor escolhida pela Pantone com a pedra quartzo-rosa, que sugere usar ao lado da cama para trazer harmonia, amor-próprio e realização amorosa. Para a designer, outra característica a favor da cor é a possibilidade de várias combinações: com verde, cinza, bege. “O rosa pode ser usado como cor neutra.”

SERENIDADE Quanto ao serenity, Rosângela diz que segue o mesmo padrão do rosa. “O azul é uma cor tranquilizante, de descanso e que transmite paz e serenidade. Como são várias nuances, cobalto, real, piscina, sugiro a composição. Azul com azul-marinho, azul com bege, azul com branco é uma cartada certa, assim como azul com verde, que é arrojado, ou com roxo, que fica maravilhoso. As cores eleitas pela Pantone trazem uma trégua num momento tão conturbado do mundo, o que é ideal.”

A também designer Melina Mundim atendeu ao pedido dos clientes, que recebem hóspedes com frequência, inclusive estrangeiros, de criar um quarto despojado e autêntico. E cumpriu a missão. “As cores das paredes são as cores-tendência 2016 da Pantone, predominando o azul no quarto (inclusive no teto) e listras azul e rosa atrás da cama. Para quebrar um pouco os tons pastéis predominantes, a moradora fez um trabalho no armário já existente com pintura e colagem de papel. Como criados, peças de família e um oratório ganhado de presente de um amigo. Para a cortina, uma seda vinho. A colcha de croché dá o toque final de mineiridade. Como é um quarto de hóspede, sugeri duas opções de colcha para diferentes personalidades. Para um quarto mais suave, a colcha azul e para um quarto mais vibrante, a vermelha.”

Projeto do escritório Situar Projetos, de Rosângela Brandão Mesquita - Osvaldo Castro/Divulgação Projeto do escritório Situar Projetos, de Rosângela Brandão Mesquita
Para a designer de interiores Danielle Bellini, a quartzo-rosa dá ao mesmo tempo a sensação de tranquilidade, mas é forte no sentido de predominar em todo o espaço. É uma cor que marca e faz presença. Para a profissional, a tonalidade se encaixa em vários projetos de formas diferentes, tudo depende do gosto e perfil do cliente. Já a designer Fabiana Visacro destaca um projeto no qual usou a quartzo-rosa na sala de jantar. “Esse é um ambiente onde a família se reúne, então, quis representar no espaço esse olhar feminino que vai muito além da sexualidade, do homem e mulher, mas desse cuidado, atenção, carinho.” Na varanda, outro espaço que criou, foi uma forma de ligar a sala de jantar com o externo da casa, que tem muita natureza presente. “O rosa fala das plantas e flores com alegria.”

Tags: 2016 decoração iinfluenciar cores tons pantone

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura