Bonito e sofisticado

Práticas e fáceis de limpar, peças de aço estão cada vez mais presentes na decoração de interiores

Aço conquista o mercado com peças e ambientes inovadores e criativos. Da sala de jantar, passando pela cozinha e área externa, é possível encontrar objetos com a matéria-prima

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/09/2016 10:00 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Escultura de parede e luminária traduzem requinte e bom gosto no quarto - Gustavo Xavier/Divulgação Escultura de parede e luminária traduzem requinte e bom gosto no quarto
Largamente utilizado na construção civil, o aço ganha espaço na decoração de interiores. Resistente, prático, fácil de limpar e conservar, o material está cada vez mais presente em mesas, luminárias, aparadores, esculturas, espelhos, adornos, pergolados, guarda-corpo, entre outros. Com o aço é possível criar peças e ambientes bonitos, interessantes, sofisticados e inovadores, sem contar que ele é um material totalmente reciclável.

Diretor da Boutique Férrea, empresa com mais de 25 anos no mercado – especializada na fabricação de móveis e adornos de aço e ferro –, o artista plástico Alberto Hamacek explica que o uso do ferro cabe em todos os ambientes, já que pode ser trabalhado em peças de diversos tamanhos e necessidades dos clientes, o que dá versatilidade a todos os tipos de projetos. “Vale destacar que, com ele, conseguimos unir três premissas essenciais na hora de compor os ambientes decorados: funcionalidade, qualidade e beleza.”

Esculturas cúbicas no banheiro fogem do convencional e dão um ar de modernidade ao espaço - Gustavo Xavier/Divulgação Esculturas cúbicas no banheiro fogem do convencional e dão um ar de modernidade ao espaço
Há dois tipos de matéria-prima usados em diversas situações, segundo o artista plástico. Uma é o aço inox/cromado, “um aço nobre de alta durabilidade, que contém pelo menos 11% de cromo em sua composição. Tem alta resistência à corrosão em função da formação de um filme fino (camada passiva) de óxido de carbono-cromo em sua superfície”. O outro é o patinado e mais conhecido como aço corten – tem em sua composição elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. “Os aços patináveis, quando expostos à atmosfera, iniciam a formação de uma camada de óxido compacta e aderente – a pátina – que funciona como barreira de proteção contra a corrosão”, observa Hamacek.

Projeto deixa o ambiente mais aconchegante - Gustavo Xavier/Divulgação Projeto deixa o ambiente mais aconchegante
Quarto do bebê

A Boutique Férrea está presente como fornecedora no quarto do bebê projetado pela arquiteta Márcia Mundim na edição 2016 da Casa Cor em Minas Gerais. A mostra é realizada até o dia 4 de outubro, na Alameda das Latâneas, 30, esquina de Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha. A proposta do projeto desse ambiente privilegia a circulação, proporcionando conforto e funcionalidade para a mãe e o bebê. Com um mobiliário especialmente desenhado e inspirado no estilo art nouveau, os detalhes têm bastante contorno e motivos florais. O dossel do berço, produzido pela Boutique Férrea, foi desenhado especialmente para o ambiente, fugindo do clássico, para receber um véu de linho. Os cabides utilizados dentro do armário também foram feitos pela grife de móveis e ganharam a leveza do formato de nuvens. As peças da Boutique Férrea se destacam em um ambiente único graças à originalidade e sofisticação. O resultado é um visual luxuoso e clean para todo o quarto. Ressaltando a personalidade acolhedora e elegante com a qual uma mãe pode querer receber o seu bebê.

Mesa para oratório cabe em qualquer cantinho - Boutique Férrea/Divulgação Mesa para oratório cabe em qualquer cantinho
Decoração inspiradora
Alberto Hamacek destaca as inúmeras utilizações do aço na decoração:

» Painéis decorativos – Chapas de aço inox podem apresentar um bonito visual, e utilizadas como painéis decorativos embelezam por si só.

» Banheiros – Por apresentar excelentes condições higiênicas, o inox também se torna um material atrativo para ser aplicado no banheiro. Para realizar a manutenção e limpeza são necessários água, detergente neutro e um pano macio, evitando usar produtos e esponjas abrasivas.

» Áreas externas e fachadas – Devido à sua resistência à corrosão, pode ser aplicado em áreas externas como fachadas, jardins e varandas.

» Estantes de aço – São uma das opções mais em conta na hora da decoração, pois além de não ocupar tanto espaço são bonitas e mais baratas do que estantes de madeira, por exemplo.

» Guarda-corpos – São constituídos painéis, corrimão e ancoragem. Podem ser retos, curvos ou helicoidais e são aplicados em “atrium”, mezaninos, escadas retas ou curvas, hall de escadas, sacadas e varandas.

» Mobiliários – Um dos recursos mais utilizados nas estruturas metálicas é a composição de treliças espaciais, arranjos tridimensionais em forma de triângulos, que combinam elevada resistência mecânica e leveza. Esse recurso também é explorado no design de mobiliários que se transformam em mesas, por exemplo.

» Luminárias – Podem ser usadas para dar mais ênfase a focos pontuais como mesa de jantar, hall de entrada ou mesmo um criado-mudo. Traz charme e complementa de forma luxuosa qualquer decoração. O cuidado em combinar com outras peças de iluminação é fundamental para dar harmonia ao ambiente. Em salas com o pé-direito alto, os pendentes e lustres se tornam o ponto mais importante da decoração, adicionando aconchego e elegância de acordo com o estilo definido.

Tags: aço peças de aço decoração de interiores Boutique Férrea Casa Cor Minas Estado de Minas Lugar Certo

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura