Sua casa na moda

Armários coloridos e papeis de parede estão entre as tendências da decoração para 2017

Designers de interiores revelam as tendências da decoração para 2017. Veja o que vai estar em alta e como você pode escolher as peças certas que brilharão ao longo do próximo ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/12/2016 16:35 / atualizado em 12/12/2016 16:45 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Neste projeto, a designer de interiores Fabiana Visacro usou o cinza e o preto, atemporais, para compor o home office - Osvaldo Castro/Divulgação Neste projeto, a designer de interiores Fabiana Visacro usou o cinza e o preto, atemporais, para compor o home office
Para quem ama decoração, seguir tendências é natural. O fim do ano chegou e, depois das festas, muitos desejam dar uma nova cara para a casa. Mas não é qualquer mudança, a transformação tem de seguir as principais inspirações das feiras e salões, de quem dita as novidades. A designer de interiores Fabiana Visacro destaca os armários coloridos para a cozinha. “O tom é o verde-escuro, que também pode ir para a parede. É um barato poder usá-lo no ambiente (um verde-lousa). Indico bancada homogênea e neutra, nanoglass ou quartzo claro, escuro ou intermediário e, na composição, elementos retrô, como cafeteira e batedeira. O esquema cromático complementar casa superbem com o vermelho e, para os mais ousados, rosa e amarelo. Mas tudo bem dosado e de acordo com o estilo de cada um.”

Ainda na cozinha, a designer explica que é legal brincar com a texturas das paredes. “Porcelanato, estilo azulejo, ou mesmo o tipo tijolinho retangular branco ou ainda azulejos com formas geométricas. São ótimas opções, claro, escolha uma. Não é para misturar”, comenta. Em relação aos móveis, Fabiana afirma que “vem com tudo o mobiliário revestido com pele sintética de animal. Pode ser uma cadeira com estofamento ou uma manta de pele jogada sobre a cama ou o sofá. Mas têm que ser discretas”. Ela destaca ainda móveis industriais, como banquetas e bancos e peças com pegada mais romântica.

Composição elegante envolve almofadas coloridas em tons mais escuros, papel de parede e luminárias - Leroy Merlin/Divulgação Composição elegante envolve almofadas coloridas em tons mais escuros, papel de parede e luminárias
A designer de interiores lembra que o papel de parede continua em alta, principalmente o na forma geométrica e nas cores cinza, preto e prata. “E outra grande tendência são os móveis com aspecto mais natural, desde o uso de cestas até a madeira em tom natural.” Fabiana Visacro destaca ainda cabeceiras de veludo bem pomposas, cortiças em paredes, objetos vintage (opção de reaproveitamento de peças antigas) e decoração escandinava.

Tons de verde para áreas externas ou varandas combinam com peças em madeira - Leroy Merlin/Divulgação Tons de verde para áreas externas ou varandas combinam com peças em madeira
GEOMETRIA A designer de interiores Rosane Guedes aponta quatro direções. Ela aposta no azul-escuro como a cor do próximo ano e acredita no cinza e preto, que são tons atemporais e não interferem na composição. “O azul mais fechado estará em alta e ganha destaque quando combinado com o vermelho-escuro, quase vinho. Uma mistura forte, que chama a atenção. Pensaria num tapete vinho, com sofá cinza e almofadas com pitadas de azul.” Em segundo lugar ela destaca a geometria. “Os desenhos geométricos, os ladrilhos e o papel de parede com desenhos 3D são opções bacanas. Só é preciso ter cuidado com o 3D, principalmente quanto ao tamanho do ambiente, para não se sentir agredida com seu efeito. E o ladrilho hidráulico dá charme especial na varanda gourmet ou cozinha”, sugere.

A terceira tendência que Rosane destaca é o trabalho manual, o handmade. “Trabalhos e peças em tricô e crochê, técnicas artesanais, apareceram ao longo de 2016, mas permanecerão ao longo de 2017. É o resgate do que é mais natural. Está em alta o chamado slow design (o design sustentável que propõe o uso por longos anos de móveis, valoriza materiais ambientalmente corretos, um estilo de vida desacelerado). É bacana ter no ambiente peças com cara de antigas, mas com pegada atual. O importante é ter ambientes não com cara de showroom, mas aconchegantes.”

A designer indica a valorização do mobiliário antigo. “Não se desfaça, pelo contrário, restaure. Móveis antigos, com história, são peças maravilhosas e ganham nova vida. Um bufê de família com um tampo de mármore vira destaque. O importante é que a casa fique com identidade e não fria, triste, sem personalidade.” Rosane Guedes enfatiza que “o ideal é ter os pés no chão. As tendências do design são ligadas ao mundo da moda, não há como negar, não são independentes. No entanto, a decoração não é tão descartável, como ocorre na moda (que também não deveria ser)”.

Na sala de estar, a designer Rosane Guedes usou madeira e peças com nuances em azul, uma forte tendência para o próximo ano - Rafael Carrieri/Divulgação Na sala de estar, a designer Rosane Guedes usou madeira e peças com nuances em azul, uma forte tendência para o próximo ano
As apostas

A Leroy Merlin acaba de lançar a nova linha de decoração para 2017 e você, que está pensando em mudar a casa para o fim de ano, pode investir em peças que serão tendência do design de interiores na próxima temporada. A nova coleção da marca trabalhará com sete temas:

1) Urbano minimalista: estampas geométricas e sobriedade nas cores. A simplicidade do dia a dia com um toque de elegância.

2) Caribbean: com elementos naturais e cores do mar, essa linha leva a energia e o frescor da praia para o ambiente.

3) Bohemian: cores quentes e vivacidade celebram a diversidade das influências de diversas partes do mundo nesta linha.

4) Tropical night: referências botânicas em paisagens noturnas servem de inspiração para a linha Tropical Night.

5) Geo collage: cores vibrantes com formas geométricas dão o tom desta linha, que explora cor, forma e textura, oferecendo um ambiente moderno e arrojado.

6) Mini geo: referencias dos anos 1960 e 1970 dão o tom para essa linha, despertando memórias afetivas.

7) Monochrome: estampas atemporais misturadas ao clássico P&B, a linha imprime sofisticação e praticidade.

Tags: Lugar Certo Estado de Minas Sua casa na moda tendências da decoração para 2017 Designers de interiores

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura