Pesquisa traduz movimentos da sociedade em paletas de cores que estarão em destaque
Identificando tendências de comportamento, especialistas buscam nos diferentes perfis de moradores formas para definir estilos e inspirar arquitetos e designers de interiores
Novo Romantismo é marcado pela presença da natureza no ambiente, priorizando cores verdes, azuis e violetas
O Colour Futures foi criado pelo Centro de Estética Global da AkzoNobel, multinacional holandesa dona da marca de tintas Coral, para alimentar de ideias, insights e inspirações tanto de arquitetos e designers de interiores quanto de consumidores. Um grupo de especialistas internacionais de várias áreas – como design, arquitetura, têxtil e pesquisa – discutem o que será tendência nos próximos anos com base em movimentos sociais e de design.
Em sua última pesquisa (entre julho e agosto de 2016), ao fazer recorte do Brasil, constatou-se que quase três quartos dos brasileiros (74%) querem fazer home office pelo menos três dias por semana. Boa parte deles (76%) sente-se mais calma e relaxada quando tem a natureza dentro do lar. E a maioria dos homens e mulheres do país (76%) prefere receber amigos em casa a sair à noite. Esses são alguns dos movimentos identificados que foram traduzidos em paletas de cores. Assim, para 2017, o Colour Futures apontou quatro grandes tendências: “Home Office”, “Novo Romantismo”, “Individualismo Compartilhado” e “Reinvenção do Luxo”.
Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de AkzoNobel Tintas Decorativas, explica que as casas estão se tornando o centro da vida pessoal e profissional. “Neste momento em que existe uma busca por viver melhor nessa nova rotina, há a necessidade de equilíbrio, e percebe-se a importância de criarem-se espaços de trabalho inspiradores. Outro ponto é que as pessoas estão melhorando a conexão com o planeta e com a natureza. Cada vez mais, discutem-se questões relacionadas à preservação da natureza e sustentabilidade. Assim, esses assuntos ganham espaço dentro das nossas casas e passam a ser tratados como prioridades em nossas vidas. Com relação ao recolhimento em casa, observou-se a criação de redes de pessoas que pensam de forma semelhante ou de novas famílias, e a importância do sentido de fazermos parte de um grupo – digital ou físico. Em outras palavras, as pessoas, cada vez mais, têm se reunido para criar uma rede com o objetivo de compartilhar espaços, ideias e sonhos.”
Conforme Fernanda Figueiredo, a tendência home office indica que cores contrastantes são as melhores ferramentas para criar o ambiente ideal para inspirar trabalho e lazer. “Outra opção é delimitar, por meio da pintura, uma área de trabalho, usando formas geométricas ou blocos. A paleta de cores é permeada por cinzas, azuis, vermelhos e amarelos”, destaca.
Quanto a presença da natureza para buscar calmaria, menos estresse, tensão e ar mais puro, ela explica que elementos naturais e tons modernos, como verde-terroso e lavanda-aveludado, se combinam para criar ambientes que propiciam uma reflexão tranquila. A paleta de cores é permeada por verdes, azuis e violetas, incluindo as nuances de azul-violetado e verde-azulado.
Para quem gosta de ficar em casa e receber, Fernanda lembra que dentro do contexto de compartilhamento, enxerga-se como tendência o uso combinado de cores calorosas e aconchegantes para criar áreas comuns agradáveis e convidativas. A paleta é permeada por tons suaves de rosas e azuis, em contraponto a um amarelo-mostarda ou um off-white levemente rosa.
TUDO AZUL
Fernanda Figueiredo ressalta que o Colour Futures já está em sua 14ª edição e é fundamentado no estudo das influências no comportamento humano. “Depois de pesquisas e estudos de campo, chega-se a um consenso a respeito dos temas que estão influenciando a sociedade de tal forma a se tornarem significativos para o próximo ano, bem como o tema central do ano seguinte. Esses especialistas decidem, levando em consideração áreas como moda, arquitetura, design e decoração, como as paletas de cores irão se desenvolver e evoluir ao longo do próximo ano dentro dessas quatro grandes tendências. Para 2017, foram selecionadas 45 cores que estão divididas entre os quatro temas, e a paleta da cor do ano, que, para 2017, é o 'Mergulho Sereno'. O azul está por todos os lados, é parte do nosso dia a dia. É o céu, a água, a calça jeans, a tinta de escrever, as flores. Mas ao mesmo tempo em que é cotidiano, também é especial. Ele está sempre presente em todos os aspectos de nossa vida, no passado, no presente e também estará no futuro. 'Mergulho Sereno' transita em todos os estilos de vida e de decoração. Trata-se de uma cor reconfortante, que reflete o que buscamos neste momento: serenidade, calma e simplicidade”, diz.
Conheça as quatro grandes tendências:
» 1 - Home Office: Mais do que nunca, a casa é considerada o centro da vida pessoal e profissional. Neste momento de busca por viver melhor nessa nova rotina, criar espaços para trabalho inspiradores torna-se fundamental. Conforto (77%) e silêncio (72%) são apontados como os principais benefícios do home office. Os entrevistados acreditam que trabalhar em casa é menos estressante e ressaltam benefícios em seu bem-estar, além de resultar em mais produtividade. A paleta de cores para esse ambiente é permeada por cinzas, azuis, vermelhos e amarelos. “Cores contrastantes são a melhor ferramenta para criar o ambiente ideal para inspirar trabalho e lazer. Outra opção é delimitar, por meio da pintura, uma área de trabalho, usando formas geométricas ou blocos”, diz Fernanda Figueiredo, gerente de ativação de marca e cores da AkzoNobel.
» 2 - Novo Romantismo: Nome dado à tendência de melhorar a conexão com o planeta e a natureza. Os brasileiros se sentem mais calmos e relaxados quando têm elementos como plantas, madeiras e pedras naturais em seus lares, e 81% sentem-se mais positivos sobre sua vida. Para 41% dos entrevistados, a natureza em casa pode até aumentar a criatividade. Um dado curioso: 50% das pessoas admitem cantar para suas plantas. A paleta de cores aqui é permeada por verdes, azuis e violetas, incluindo as nuances de azuis violetado e verde-azulado. “Cada vez mais, as pessoas discutem questões relacionadas à preservação da natureza e sustentabilidade. Essa tendência é traduzida na decoração por meio de um estilo boho (hippie chique) e eclético. Elementos naturais e tons modernos, como verde-terroso e lavanda-aveludado, combinam-se para criar ambientes que propiciam uma reflexão tranquila”, afirma Fernanda Figueiredo.
» 3 - Individualismo Compartilhado: Cada vez mais, as pessoas têm se juntado para criar uma rede de compartilhamento de espaços, ideias e sonhos. Os brasileiros recebem, em média, 360 pessoas em suas casas por ano. Perguntados sobre as razões que levam à preferência por ficar em casa, eles apontam o conforto (77%), maior facilidade para conversar (76%) e o fato de se sentirem mais confiantes e engraçados nesse espaço (48%). A economia foi destacada por 45% deles e 57% dos brasileiros dizem só sentir que realmente conhecem uma pessoa quando já estiveram em sua casa. Para esse ambiente, a paleta de cores privilegia tons suaves de rosas e azuis, em contraponto a um amarelo-mostarda ou um off-white levemente rosa. “Dentro desse contexto de compartilhamento, enxergamos como tendência o uso combinado de cores calorosas e aconchegantes para criar áreas comuns agradáveis e convidativas”, destaca Fernanda.
» 4 - Reinvenção do Luxo: Mostra um novo tipo de consumismo, no qual a experiência pessoal tem mais valor do que os bens que se tem. A tendência apontada pelo Colour Futures 2017 capta essa maneira de viver, à medida que criar lembranças valiosas passa a ser prioridade. Trata-se de uma paleta de cores neutras para que a concentração esteja focada nas memórias e experiências. Aqui, a combinação de cores capta os mais belos e suaves tons neutros. Quase metade dos brasileiros (43%) admite comprar um suvenir durante uma viagem ou um passeio e colocá-lo em um local em suas casas de modo que os visitantes possam notá-lo e fazer perguntas a respeito. E não menos que 96% deles considerariam dedicar uma área específica de suas casas para um hobby pessoal ou uma experiência: um canto de meditação, um espaço para pintura ou uma estante para acomodar lembranças de viagens e passeios.