Savassi é uma das regiões mais nobres de BH

Estrutura comercial e de serviços é um dos grandes atrativos do bairro que é cartão-postal da cidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/08/2015 11:02 / atualizado em 31/08/2015 11:59 Gustavo Perucci /Estado de Minas

Praça Diogo de Vasconcelos passou por revitalização, e os quarteirões das ruas Pernambuco e Antônio de Albuquerque foram fechados e transformados em espaço de convivência  - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Praça Diogo de Vasconcelos passou por revitalização, e os quarteirões das ruas Pernambuco e Antônio de Albuquerque foram fechados e transformados em espaço de convivência

 

Mesmo com o status de ser uma das principais referências da cidade, a Savassi é alvo de uma confusão comum entre os cidadãos de Belo Horizonte, inclusive quem mora por lá. Que todo mundo sabe onde ela fica, é fato. A origem de seu nome também não é segredo para ninguém. Mas e aí? A Savassi é um bairro? Sim. Desde 2009, pelo menos.

Popularmente conhecida pelo sobrenome de uma família de imigrantes italianos que, em 1939, inaugurou uma padaria na antiga Praça 13 de Maio (hoje Praça Diogo de Vasconcelos), no encontro das avenidas Cristóvão Colombo com Paraúna (hoje Getúlio Vargas), a região sempre pertenceu ao Bairro Funcionários. Em 1991, por um projeto de lei, a Savassi foi reconhecida como região. Mesmo assim, ainda fazia parte do tradicional bairro de BH, onde os primeiros funcionários da nova capital se instalaram. Foi somente em 19 de janeiro de 2009, pela Lei 9.691, que o antigo apelido passou a denominar, oficialmente, o bairro.


Assim, o Bairro Savassi 'começa' na Praça Tiradentes, no cruzamento das avenidas Brasil e Afonso Pena. Segue até a Praça da Liberdade, incluindo todo o complexo cultural, sobe a Rua da Bahia até a Avenida do Contorno. Segue dali até a Praça Milton Campos, no cruzamento com a Avenida Afonso Pena. Dali, segue, novamente, pela Avenida Afonso Pena, para a Praça Tiradentes. No coração da Região Centro-Sul, faz divisa com os bairros Funcionários, Lourdes, Boa Viagem, Santo Antônio, São Pedro, Carmo e Cruzeiro.

Gustavo Perucci/EM/D.A Press

 

Mantendo a vocação de seus primórdios, a Savassi é uma das regiões mais nobres e frequentadas da capital. Além de toda a estrutura de comércio e serviços, o bairro tem uma das noites mais agitadas de BH. São vários bares, cafés, restaurantes e casas noturnas. A Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi, é ponto de encontro de várias tribos de jovens. Recentemente, a praça passou por uma revitalização, e os quarteirões das ruas Pernambuco e Antônio de Albuquerque foram fechados e transformados em espaço de convivência.


Para a gerente de Vendas da Imobiliária Admici, Renata Cunha, a recente valorização no preço dos imóveis da capital mineira, com a crise econômica que o país atravessa, criou uma situação pouco comum na Savassi. Mesmo sendo uma das regiões mais valorizadas para o comércio, várias lojas nas principais avenidas e galerias do bairro estão desocupadas. “O mercado para locação está muito difícil. Os proprietários de lojas não querem baixar o preço, e quem procura um imóvel não está disposto a pagar o valor pedido. Além disso, acho que o alto valor dos condomínios cobrado na região dificulta ainda mais a situação”, observa.

Renata Cunha diz que não é possível fazer uma previsão de melhora desse cenário. “A oferta é muito grande, mas, em compensação, a procura também é bastante intensa. Se os proprietários dos imóveis comerciais não se sensibilizarem que o preço deve baixar, não vejo como sair dessa situação. Converso com pessoas de outras imobiliárias, e todos estão preocupados”, analisa.


Os imóveis residenciais mais novos são todos de alto luxo, com várias vagas. Mesmo que esse setor sofra menos com a crise, Renata Cunha aponta que, nos aluguéis, começam a aparecer algumas dificuldades. Os prédios mais antigos têm padrão de acabamento um pouco pior, mas ainda são muito valorizados pela localização, mesmo com, em sua maioria, uma vaga. Ela crê que, passando a crise, a situação deve se regularizar e o cenário de um dos principais cartões-postais da cidade voltará ao normal.

RAIO X

Localização

» Região Centro-Sul

 Origem do bairro

» Por muito tempo, Savassi era o apelido de uma região que integrava o Bairro Funcionários. Em 1991, foi oficializada como região. Em 19 de janeiro de 2009, pela Lei 9.691, foi criado o Bairro Savassi. O nome vem de uma família de imigrantes italianos que abriram uma padaria na antiga Praça 13 de Maio, atual Praça Diogo de Vasconcelos.

 Principais vias de acesso

» Avenida do Contorno
» Avenida Afonso Pena
» Avenida Cristóvão Colombo
» Avenida Getúlio Vargas
» Avenida Brasil
» Rua Gonçalves Dias
» Rua Cláudio Manoel
» Rua Pernambuco
» Rua Antônio de Albuquerque
» Rua Rio Grande do Norte
» Rua Fernandes Tourinho
» Rua Professor Moraes
» Rua da Bahia
» Rua Santa Rita Durão

 Principais referências

» Praça Diogo de Vasconcelos
» Praça da Liberdade
» Palácio da Liberdade
» Circuito Cultural Praça da Liberdade
» Escola de Arquitetura da UFMG
» Shopping 5ª Avenida
» Museu dos Brinquedos
» Sorveteria São Domingos

 Principais linhas de ônibus

» 2101 (Grajaú/Sion)
» 2103 (Prado/Anchieta)
» 2104 (Nova Gameleira/BH Shopping)
» 2150 (Grajaú/Sion – Via Contorno)
» 2152 (Salgado Filho/Cruzeiro)
» 4032 (Caiçara/Savassi/Praça da Liberdade)
» 4034 (Novo Dom Bosco/Savassi – Via Padre Eustáquio)
» 4106 (São Cristóvão/Santo Antônio)
» 4111 (Dom Cabral/Anchieta)
» 5031 (Suzana/Savassi – Via Universitário)
» 5101 (Suzana/Cruzeiro)
» 5102 (UFMG/Santo Antônio)
» 8001A (Santa Inês/BH Shopping)
» 8102 (União/Carmo Sion)
» 8106 (Santa Cruz/BH Shopping – Via Belvedere)
» 8107 (Concórdia/São Pedro)
» 8108 (Cidade Nova/Savassi)
» 9103 (Santa tereza/Santo Antônio)
» 9105 (Nova Vista/Sion)
» 9106 (Sagrada Família/Serra)
» SC02B (Savassi/Praça Sete – Via Santa Casa – Praça da Liberdade)
» SE01 (Cidade Administrativa/Savassi)

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023