Especial DMAIS Design BH 2015 - Entrevista com Renato Tomasi, idealizador do evento

A partir do dia 19, Belo Horizonte abre as portas para o DMAIS Design, iniciativa e promoção cultural do Estado de Minas e do Portal Lugar Certo, tendo como organizador o produtor de eventos Renato Tomasi.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/09/2015 00:13 / atualizado em 11/09/2015 16:10 Augusto Pio /Estado de Minas
 O objetivo é disseminar a cultura do design para as pessoas, assim como nos festivais que ocorrem em cidades como Nova York, Milão e Londres. O objetivo é disseminar a cultura do design para as pessoas, assim como nos festivais que ocorrem em cidades como Nova York, Milão e Londres."Entramos no segundo ano e o festival já se consolida como a maior iniciativa voltada para o design já realizada no estado. Tivemos um crescimento significativo e tenho notado, cada vez mais, o interesse das pessoas em participar. Este ano, teremos mais de 60 locais onde serão realizados mais de 100 ações/eventos voltados ao design. Teremos um QG montado em cenografia especial na Casa Bernardi, no Bairro Cidade Jardim, que funcionará de 21 a 24 de setembro. Lá, destaco duas ações das quais somos organizadores. Este ano, apresentaremos uma exposição de móveis assinados por designers mineiros e um ciclo de palestras com grandes nomes do design nacional". - Renato Tomasi

Você é o criador do projeto?
Sou o criador e organizador. Inspirei-me no Fuorisalone de Milão, evento paralelo ao Salão do Móvel, que ocorre todo mês de abril na Itália. Observo, cada vez mais, que as pessoas preferem os eventos urbanos à feira. E foi nisso que me inspirei. Falo que não somos um evento de design e, sim, o movimento do design, Criamos um calendário e agrupamos variados eventos.

Quais são as suas expectativas para este ano?
O evento entra em sua segunda edição e, mesmo em um ano atípico, tivemos um crescimento significativo, pois, praticamente, dobramos de tamanho. Acredito, devido ao nosso formato inovador, que as pessoas buscam interação, e o DMAIS Design, como um festival urbano, proporciona isso. Minha maior expectativa é de firmar o festival como um evento nacional, marcando o calendário do design no país e, cada vez mais, atraindo público de outros estados.

Você pode fazer um balanço do que foi a primeira edição do festival?

Na verdade, superou as expectativas. Falando pelo lado comercial, pela primeira vez, ocorreu uma iniciativa que uma empresa lançava seu produto e esse não tinha que ir para uma mostra ou feira para ser visto, pois a própria loja fazia esse papel. Geramos fluxo de pessoas dentro dos locais. Mas o DMAIS Design não é um festival que envolveu somente lojas ou lançamentos de produtos. Tivemos ações em shoppings, museus, faculdades e continuamos assim este ano, com uma gama cada vez maior de eventos/ações. No primeiro ano, tivemos que explicar o formato do festival e que não somos uma feira. Enfim, que somos um festival urbano, que é a temporada das empresas lançarem os seus produtos. Tivemos que explicar que estávamos criando um calendário, a semana do design e que, naquele momento, todas as atenções estariam voltadas para o design.

Esse trabalho continua este ano?
Sim, continuamos com o trabalho de explicar como funciona, mas, cada vez mais, as pessoas entendem. Vejo o interesse de várias empresas e designers em propor eventos, e conseguimos criar um calendário do design. Espero e vejo que está acontecendo que, cada vez mais, as pessoas e empresas vão se programar para lançar seus produtos, desenvolver ações dentro do DMAIS Design. Ligamos o criativo com o produtivo.

A satisfação foi geral?
Os participantes ficaram muito satisfeitos, e meu interesse é cada vez maior em envolver a indústria mineira, e não só o comércio, mas de qualquer modo, geramos visibilidade, possibilidades de negócio, agregamos valor à marca, levamos público para os eventos. Se a satisfação não foi geral, espero que tenha sido de quase 100%. Vamos ao encontro daquilo que é proposto nas principais cidades do mundo. Criar uma semana de design e fortalecê-la é um ganho para todo mundo. É bom para os empresários, para a cidade e para o público.

O que você diria aos participantes deste ano?
Primeiro, agradeço a todos que estão participando e possibilitando nascer uma semana de design forte para a cidade. O DMAIS Design trabalha com a coletividade. Somos uma plataforma de divulgação e curadoria de inúmeros eventos que são, em sua maioria, organizados por outros agentes, e nosso propósito é fomentar e disseminar cada vez mais a cultura do design. Aos participantes, falo para aproveitarem esse momento e que, juntos, vamos transformar BH em uma cidade referência em design no Brasil.

E para aqueles que não se inscreveram, mas que querem participar?
Participar como público é muito fácil. Estamos fazendo um convite para todo mundo participar dos eventos que estão sendo propostos. São mostras, palestras, bate-papos, exposições, feiras, workshops, oficinas, etc... As informações o leitor encontra neste suplemento e outras também podem ser acessadas pelo site www.dmaisdesign.com.br e pelo App DMAIS Design. Vale lembrar que mais de 90% das ações são gratuitas, sendo necessário somente observar as informações de cada evento, para consultar horário de funcionamento e formas de inscrição. Agora, se você é empresário e quer promover algo dentro da semana do design ano no que vem, deve entrar em contato pelo contato@dmaisdesign.com.br. Podem participar as pessoas, empresas e instituições interessadas no tema.

Há alguma novidade para esta edição?
Este ano ampliamos o Design Tour, que são as vans que levam o púbico que se inscrever a visitar os eventos. Destaco nosso APP, no qual é possível buscar o evento de interesse por local, categoria etc... Temos também o ciclo de palestras e a exposição de mobiliário assinado por designers mineiros.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023