DMAIS DESIGN chega à segunda edição com mais de 100 eventos

Entre os dias 19 e 26 de setembro, Belo Horizonte se torna a capital do design. O evvento, inspirado nos principais festivais de Londres, Milão e Nova York, terá lançamentos, exposições, feiras e palestras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/09/2015 15:20 / atualizado em 17/09/2015 18:08
A regra é ocupar a capital mineira. Lojas, shoppings, associações, faculdades e espaços abrirão suas portas para a iniciativa. “O meu desejo é mostrar a versatilidade do design, que está presente de maneira concreta na arquitetura, decoração, mobiliário e flerta com a arte e moda. Design é a linguagem que veicula uma mensagem”, afirma Renato Tomasi, organizador do festival.

Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Superior de Tecnologia em Design do Centro Universitário Izabela Hendrix compraram a ideia e montam no dia 19 de setembro um parque urbano a 15 metros do chão. De 9h às 17h se torna uma praia urbana com direito a feira de flores. De 19h às 21h serão exibidos filmes ao ar livre.

O talento e trajetória de JB Lazzarini fizeram com que a loja Regina Barbi o convidasse para expor o seu trabalho. O artista, com mais de vinte anos de carreira, expõe cinco quadros, frutos da produção recente do artista. "Gostei do convite para expor em espaço que destoa do circuito tradicional de galerias e tenho uma expectativa positiva sobre essa empreitada. Fiz uma seleção de trabalhos executados esse ano e no passado", explica JB. A mostra é realizada na loja da marca, na Rua República Argentina, 486, no Sion, de segunda-feira a sexta-feira, de 10h às 18h, e sábado de 9h às 18h.

Convidada pela Sumisura, a galeria de moda contemporânea AMDO propõe uma semana de encontros entre as áreas do design, da arquitetura, da arte e do vestuário. Uma série de intervenções, exposições e performances serão realizadas na casa, transformando o seu espaço. Matheus Couto, Mínima Acessórios, Ana Barros, Carlos Penna, Gui Legnani, Nuu e Camila Interlandi ocupam o escritório durante o período. No mesmo espaço está instalada uma pop up store, onde é possível conhecer o trabalho e adquirir peças dos estilistas que participam da ação. O showroom fica na Rua Timbiras, 423, no bairro Funcionários, e funciona nos dias 19, 22, 24 e 26 de 19h às 23h.

Casa Bernardi/Divulgação

A Casa Bernardi funciona entre os dias 21 e 24 como QG do festival, batizado de Espaço DMAIS DESIGN. Lá serão realizados o Ciclo de Palestras, Feira Rosenbaum, exposição de móveis assinados por designers mineiros e exposição de tapetes assinados por grandes nomes do design nacional. De lá também sairão as vans do DESIGN TOUR. Em dois turnos (manhã e tarde), elas levarão o público aos eventos em diferentes regiões da cidade. O espaço funciona todos os dias de 11h às 22h.

O ciclo é composto por 12 palestras. Entre os convidados estão o premiado designer mineiro Gustavo Greco, além dos cariocas Erick Figueira de Mello, único arquiteto do Rio de Janeiro a participar da Mostra Black 2015 e Arnaldo Danemberg, proprietário do antiquário homônimo vizinho ao icônico Copacabana Palace. De São Paulo, a editora da revista Bamboo, Clarissa Schneider. Do Sul o conceituado designer Henrique Steyer.

Na Feira Rosenbaum, com curadoria de Cristiane Rosenbaum, os visitantes têm a experiência de consumir produtos diretamente de quem os faz. São talentos sem lojas próprias e novos artesãos, todos com processos de produção associados à liberdade de criação. O evento funciona todos os dias de 11 às 20h.

Para representar os talentos locais do design, a curadoria da exposição de móveis mineiros selecionou 13 profissionais, entre nomes consagrados e jovens talentos, para exporem suas peças. Os processos de produção são diversos, transitando entre o artesanal e o industrial. Participam Ana Vaz, Cultivado em Casa, Pedro Lázaro, Fernando Sá Motta Isabela Vecci, Gustavo Piannetti, Olavo Machado Neto, Angélica Araújo, Marcelo Ligieri, Marcelo Alvarenga, Susana Bastos, Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto.

A exposição Tapetes com Design, da Papilio Tapetes, convida os Irmãos Campana, Zanini de Zanine, Guilherme Torres e os mineiros Cristiano Sá Motta, Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto para exporem peças criadas especialmente para o evento.

É possível conhecer o restante da programação do festival DMAIS DESIGN por meio do sitewww.dmaisdesign.com.br e do aplicativo gratuito disponível na Apple Store e Google Play.


Ciclo de Palestras



Dia 21.09

16H – Gustavo Greco

17H30 – Erick Figueira de Mello

19H – Henrique Steyer


Dia 22.09


14H30 - Sérgio e Jack Faher

16H – Paulo Alves, Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto

17H30 – Sérgio Zobaran


Dia 23.09


14H30 – Carico Dumont

16H – Estúdio Nada Se Leva

17H30 - Gisele Ribeiro e Ana da Mata


Dia 24.09

14H30 – Arnaldo Danemberg

16H – Clarissa Scheneider e Etel Carmona

17H30 – AttilioBaschera e Gregório Kramer


Local: Espaço DMAIS DESIGN (Casa Bernardi) – Rua Conde de Linhares, 308 – Cidade Jardim, BH/MG

* necessário fazer inscrição / vagas limitadas / Inscrições pelo site – www.dmaisdesign.com.br

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023