Bairros de BH

Em constante valorização, Bairro da Graça desperta atenção do mercado imobiliário

Área na Região Nordeste de BH é conhecida por abrigar o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu e pelas ruas tranquilas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/02/2016 15:37 / atualizado em 07/03/2016 17:57 Gustavo Perucci /Estado de Minas

Símbolo de fé e espiritualidade, o Santuário São Judas Tadeu atrai milhares de fiéis de todas as partes - Euler Junior/EM/D.A Press Símbolo de fé e espiritualidade, o Santuário São Judas Tadeu atrai milhares de fiéis de todas as partes
Tradicional vizinhança da Região Nordeste de Belo Horizonte, o simpático e acolhedor Bairro da Graça chama cada vez mais a atenção de investidores do mercado imobiliário. Além da excelente localização, bem próximo ao Centro da cidade, a grande quantidade de casas é o principal motivo da valorização do bairro. Com pouco mais de cinco décadas de existência, o perfil residencial da região segue inalterado, mesmo que, a cada dia, novos empreendimentos sejam lançados.

Com perfil de classe média, o Graça conserva um clima mais interiorano, mesmo com o aumento do número de prédios. “Muitas casas estão dando lugar a edifícios residenciais, mas elas ainda representam cerca de 70% dos imóveis. A cara do bairro tem mudado e percebo o interesse cada vez maior de construtoras por terrenos na região”, aponta Paulo Muniz, diretor da Imobiliária Silveira, que atua há mais de 15 anos na Regional Nordeste.

O empresário explica ainda que a crise econômica e desaceleração do mercado não chegaram a desvalorizar os imóveis da região. “Por incrível que pareça, se tiver opção de casa ou lote à venda no bairro, tem liquidez, pois não tem muita oferta. Nos últimos dois anos, a procura caiu um pouco, mas ainda existe forte interesse de investidores. A própria oferta de apartamentos é menor que a procura.”

Vila Militar, na Rua Jurema, é uma das referências no Bairro da Graça - Edésio Ferreira/EM/D.A Press Vila Militar, na Rua Jurema, é uma das referências no Bairro da Graça
Algumas características explicam a crescente demanda por imóveis no bairro. O Graça é margeado por importantes vias de acesso da região: a Avenida Cristiano Machado e a Rua Jacuí. O intenso trafego de veículos e pessoas dessas vias, porém, não influencia na tranquilidade típica da vizinhança. As ruas são bem arborizadas e calmas. Aliado a isso, a localização próxima ao Centro da cidade e também é outro fator de valorização. Muniz indica que, por ter preços mais em conta que vizinhos como o Cidade Nova e o Silveira, cada vez mais pessoas optam pelo Bairro da Graça.

“No início do ano passado, tivemos um lançamento próximo ao Santuário de São Judas Tadeu que foi um sucesso de vendas. Deu tão certo que a construtora já adquiriu mais lotes próximos para novos empreendimentos no mesmo padrão. Em menos de um ano, todas as unidades foram entregues”, conta Muniz.

Os novos empreendimentos seguem o perfil da região. São prédios de três a cinco andares, a maioria com elevador. O padrão de acabamento é bom, e boa parte dos edifícios são revestidos. Os apartamentos têm entre 75 e 90 metros quadrados em média, e as opções vão de dois a quatro quartos, com duas ou mais vagas de garagem.

Uma das maiores vias do bairro, Rua Jacuí tem comércio diversificado - Edésio Ferreira/EM/D.A Press Uma das maiores vias do bairro, Rua Jacuí tem comércio diversificado
Já os imóveis mais antigos são maiores, mas não costumam contar com elevador. “Um lançamento no bairro difere um pouco dos outros. Conseguiram juntar mais lotes, e estão fazendo um prédio mais alto, com lazer completo, com opção de dois ou três quartos. É uma aposta acertada, já que existe procura por esse tipo de empreendimento na região."

PROCURA POR CASAS Paulo Muniz observa que uma disputa valoriza ainda mais as residências unifamiliares do Bairro da Graça. Segundo o empresário, a demanda de pessoas por casas na vizinhança vem crescendo, assim como a de empresas e investidores do mercado imobiliário. “A cada dia, mais pessoas optam por sair de apartamentos para morar em casas. E o bairro favorece isso, pois tem muita opção. Só que a briga entre as pessoas que buscam as casas para morar e as empresas que procuram para construir prédios acaba aumentando o preço dos imóveis”, conta.

Ocupando lotes que vão de 300 a 360 metros quadrados, as casas têm padrão de acabamento variado, mas muitas são antigas. Seguindo a valorização recente do bairro, muitas, quando vendidas para famílias, passam por reforma e modernização.

Criado em 1996, o Parque Municipal Orlando de Carvalho Silveira é a principal opção de lazer ao ar livre - Marcos Vieira/EM/D.A Press Criado em 1996, o Parque Municipal Orlando de Carvalho Silveira é a principal opção de lazer ao ar livre
O Bairro da Graça conta com boa infraestrutura. O comércio está concentrado na Avenida Cristiano Machado e na Rua Jacuí. Dentro do bairro, ficam pequenas empresas familiares, como padarias e farmácias. Mesmo assim, a demanda de seus moradores é completamente atendida pelos bairros vizinhos, sem a necessidade de grandes deslocamentos.

A principal referência do bairro é o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. Criado em 31 de dezembro de 1954 por dom Antônio dos Santos Cabral, então arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, a paróquia é símbolo da fé e espiritualidade dos moradores mais antigos da região. O Graça também abriga o Parque Municipal Orlando de Carvalho Silveira, principal opção de lazer ao ar livre do bairro. Implantado em 1996, o parque, também conhecido como Morro do Bolo, conta, em seus mais de 26 mil metros quadrados, com brinquedos, academia a céu aberto e mirante. Outros pontos conhecidos são a Vila Militar e o Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, próximos à Praça Poá.

Situado entre a Avenida Cristiano Machado e as ruas Jacuí e Jataí, o Bairro da Graça é vizinho, na Região Nordeste, do Concórdia, Nova Floresta e Silveira. Na Regional Leste, é margeado pelo Sagrada Família, Floresta e Colégio Batista.

 

LOCALIZAÇÃO
» Região Nordeste

ORIGEM DO BAIRRO
» O Bairro da Graça surgiu no final da década de 1950, após o loteamento da Fazenda do Retiro do Sagrado Coração de Jesus, que pertencia à família de José Cândido da Silveira.

PRINCIPAIS VIAS
» Avenida Cristiano Machado
» Rua Jacuí
» Rua Jataí

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS
» Santuário Arquidiocesano
São Judas Tadeu
» Parque Municipal Orlando
de Carvalho Silveira
» Praça Poá
» Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército

PRINCIPAIS LINHAS DE ÔNIBUS
» 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais – via Cristiano Machado)
» 82 (Estação São Gabriel/Savassi – via Hospitais)
» 83P (Estação São Gabriel/Centro – Paradora)
» 1502 (Vista Alegre/Guarani)
» 1509 (Califórnia/Tupi)
» 1510 (Madre Gertrudes/Providência)
» 4501 (Califórnia II/São Paulo)
» 5506A (Ribeiro de Abreu)
» 8102 (União/Carmo Sion)
» 8103 (Nova Floresta/Santa Lúcia)
» 8106 (Santa Cruz/BH Shopping – via Belvedere)
» 8108 (Cidade Nova/Savassi)
» 8150 (União/Serra)
» 8205 (Maria Goretti/Nova Granada – via Alto Barroca)
» 8405 (Palmares/Bela Vista)

Tags: graça bairro bairro da Graça bairros de BH Belo Horizonte Região Nordeste Rua Jacuí Santuário de São Judas Tadeu Av. Cristiano Machado

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023