Residência na palma da mão

Automação residencial oferece conforto aos moradores e deixa o imóvel mais seguro

Sistema integra proteção e inteligência por meio de aplicativo. É possível controlar tudo o que ocorre dentro de casa, de qualquer lugar onde estiver

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/07/2017 13:42 / atualizado em 17/07/2017 15:26 Jessica Almeida /Estado de Minas
Reprodução/Internet/Caio Vital Imóveis

Casas totalmente automatizadas, como as vistas em filmes, estão se tornando uma realidade cada vez mais próxima. A vocação da tecnologia nas casas é forte, seja para conforto, segurança ou as duas coisas juntas. Não é preciso transformar a sua casa num lar high-tech, mas é sempre bem-vinda uma ajuda a mais da tecnologia para tomar conta do que é seu.

A automação residencial é capaz de garantir, por exemplo, que os filhos estejam em casa no horário ou estudem quando for necessário. A integração traz aos pais autonomia para desligar a televisão ou o computador quando for preciso. Conferir horário de saída e chegada das pessoas em casa também é possível ao colocar sensores na porta e acompanhar, no visor do smartphone ou tablet, se estão dentro da residência.

Um sistema que integra segurança e automação residencial foi lançado pela Porto Seguro Proteção e Monitoramento. Além de proteger a residência, o sistema permite que o usuário controle tudo que ocorre na residência por meio de um aplicativo no celular.

O Alarme Mais é uma das soluções que integram diversos equipamentos: são instalados sensores em pontos estratégicos, para identificar possíveis invasões no imóvel; a câmera faz a transmissão de imagens e sons, permitindo a interação com quem estiver na residência; com o sensor de temperatura, é possível acompanhar a temperatura e umidade do ar; além do acionador inteligente de luzes, que permite ligar e desligar as luzes de onde estiver. Tudo isso integrado ao aplicativo, que pode ser instalado no smartphone ou tablet.

“Por meio do aplicativo, o usuário consegue interagir com o Alarme Mais, recebendo os alertas de invasão, a temperatura e a umidade do ambiente, e interação com quem está no imóvel, além de poder controlar e programar o horário de acionamento das luzes, bem como ativar e desativar o sistema, permitindo o controle, de onde estiver, de tudo o que ocorre no imóvel”, explica Ronaldo Pinho, superintendente da sucursal da Porto Seguro em Minas Gerais.

COMODIDADE

Segundo ele, uma das funcionalidades que faz o Alarme Mais ser mais que um sistema de segurança é a sua central com biometria. Com a leitura da digital, é possível fazer o controle de ponto eletrônico de funcionários domésticos, podendo extrair relatórios por meio da plataforma web.

Quem aprova o sistema é o empresário Gustavo Travassos, que utiliza o Proteção e Monitoramento há cerca de um ano e meio em sua residência, no Vale dos Cristais, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o executivo, o maior benefício do sistema é que, além da segurança, ele entrega mais comodidade e conforto com todas as funcionalidades disponíveis.

“No meu caso, por exemplo, consigo controlar a temperatura da minha adega, acionar a ventilação em um sistema de som, que pode aquecer e causar algum problema, armar e desarmar o sistema de alarmes quando viajo, programando um horário específico para cada ação, além de acionar luzes remotamente. Tudo na palma da mão, com um simples comando no celular”, explica.

* Estagiária sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023