Boas para vedar

Persianas trazem versatilidade ao ambiente; conheça os modelos

Persianas são ótima alternativa às cortinas. Modernas, elas vedam iluminação e, dependendo do material, podem ser boas isolantes acústicas e um charme a mais na casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/02/2016 10:23 / atualizado em 05/02/2016 13:23 Augusto Pio /Estado de Minas
Eduardo de Almeida/RA studio
Assim como as cortinas, as persianas também são boas para vedar a entrada de iluminação ou controlá-la parcialmente. Na realidade, as persianas têm diversas funções e servem para variados ambientes. Uma das razões para seu uso consiste na proteção solar, proteção contra olhares indiscretos de vizinhos e isolamento do ambiente. Elas podem ser horizontais ou verticais, sendo que as mais comuns são de alumínio ou perfiladas, preenchidas com poliuretano, que é um excelente isolante térmico e acústico. Há ainda produtos cuja estrutura é desenvolvida em tecido, bambu, PVC ou madeira.

Sendo uma poderosa aliada para o isolamento acústico, a persiana impede que os ruídos externos interfiram no descanso dentro de casa. Suas lâminas permitem total controle nos movimentos de abrir e fechar, o que colabora com a questão da privacidade. Também são comuns as persianas laminadas e as japonesas, bem como os enroladores, que, como o nome indica, consistem num tubo octogonal sobre o qual se enrola e se desenrola a persiana.

Elas também podem ser automatizadas, diferente do que ocorre com as cortinas, tornando-as peças mais interessantes para aqueles que adoram tecnologia e comodidade. Na opinião de Alcione Santos Vieira, diretora da Abaeté Cortinas e Persianas, empresa há 28 anos no mercado, as persianas, além de toda sua utilidade, valorizam o ambiente.

Lâminas permitem controle nos movimentos de abrir e fechar, o que colabora com a privacidade - Eduardo de Almeida/RA studio Lâminas permitem controle nos movimentos de abrir e fechar, o que colabora com a privacidade
“As persianas duram em média cinco anos, e a garantia pode variar, dependendo do produto. De fácil manuseio, basta que o cliente siga instruções que vêm no manual para mantê-las em bom funcionamento. Para limpá-las, basta usar um aspirador de pó ou espanador”, diz Alcione, que está há 30 anos neste mercado.

Uma das vantagens de optar por persianas é a praticidade e a facilidade de instalá-la em qualquer cômodo. Além disso, o mercado oferece diversas cores, texturas, formatos e modelos. Mas nem sempre a persiana é a melhor solução para decorar a janela da casa, afinal, ela necessita de maiores cuidados para que as cerdas não sejam danificadas. Do ponto de vista do investimento, dependendo do produto, a persiana pode custar bem mais caro que uma cortina.

Do ponto de vista do investimento, dependendo do produto, persiana pode custar mais caro que cortina - Eduardo de Almeida/RA studio Do ponto de vista do investimento, dependendo do produto, persiana pode custar mais caro que cortina
Orçamento Alcione, que está há mais de duas décadas no ramo, explica que a Abaeté, além de vender e instalar persianas, faz a manutenção e a limpeza das peças. Para a instalação, ela explica que o prazo de entrega varia de acordo com o produto, podendo chegar a até 25 dias úteis. “Vamos ao local, fazemos a medição e providenciamos tudo assim que o cliente autorizar.” O ideal ao escolher o que usar em sua casa é pesquisar diversos modelos, fazer mais de um orçamento e checar, na hora da compra, as condições de instalação e entrega do produto. E, claro, em época de economia instável, adequar o produto ao seu orçamento doméstico.

Tags: vedação iluminação ambiente controle cortinas persianas proteção solar

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura