Branco moderno e atemporal

Cozinha total white é tendência entre profissionais de decoração e reconquista admiradores

Elas reinaram por um tempo, caíram em desuso e agora estão de volta com toda força

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/08/2017 13:42 / atualizado em 29/08/2017 14:02 Lilian Monteiro /Estado de Minas
No projeto da arquiteta Estela Netto, o branco ganha ares modernos pela composição das cadeiras assinadas  - Daniel Mansur/Divulgação No projeto da arquiteta Estela Netto, o branco ganha ares modernos pela composição das cadeiras assinadas

A arquiteta Estela Netto tem toda razão. Às vezes, há tantas tendências, novidades, cores, texturas e materiais novos que nada como retornar ao clássico. Depois de perder espaço para o ambiente supercolorido ou mesmo preto e metálico (prata), clima retrô, azulejo hidráulico, pastilha, mosaico, está de volta a beleza estética de uma cozinha toda branca. “Acredito que há o clássico para cada tipo de ambiente. O clássico não é velho. O branco é atemporal e não podemos lançar mão dele.”

O último projeto de Estela Netto é um exemplo. Ele criou uma cozinha toda branca, mas com uma bancada de nanoblass, material sintético moderno, que não amarela e não trinca com o calor. Sem falar que o próprio leiaute do ambiente é moderno, com ilha, cooktop, cadeira com design Panton... Por isso, ela enfatiza que “decoração atemporal não tem de ser de um jeito velho porque há uma maneira contemporânea de fazer o clássico”.

Estela Netto lembra que a cor branca remete não só à limpeza, mas destaca que, ao escolher o ambiente total white, é bacana pensar em levar em conta que “a cozinha já é colorida, a comida, as louças, as panelas, os temperos e, por isso, é interessante criar uma base neutra para receber toda essa vida”.

Outro ganho da cozinha branca é que é uma cor democrática, há muitos revestimentos e preços variados, de fácil assentamento e de fácil manutenção no dia a dia, sem textura que possa dificultar. E no projeto da arquiteta, vale chamar a atenção para uma “cozinha descomplicada, que tem muitas janelas e uma luz natural incrível, enfim, ela fica em um ambiente feliz”. E Estela Netto ensina que se engana quem pensa que a decoração é a única que determina o espaço. Tem outros aspectos, como iluminação e a forma como o ambiente é utilizado, que também influenciam.

GELO, CREME E NUDE

A designer de interiores Roberta Cavina lembra que a cozinha totalmente branca não se limita ao uso da cor branca, mas há nuances e jogo de tonalidades abusando do gelo, creme e nude. “A integração desses tons também agrega amplitude ao espaço, porque o branco reflete a luz e visualmente causa essa sensação em um cômodo.” Uma prática que contribui nesse sentido é o uso de pontos de luz no teto, em locais de pouca iluminação, como ao lado de armários.

O leiaute moderno quebra o minimalismo de um ambiente monocromático e confere um toque contemporâneo para o espaço da casa mais disputado atualmente. O uso de eletrodomésticos e adornos com pontos de cor também valoriza a composição da cozinha - Arquivo Pessoal O leiaute moderno quebra o minimalismo de um ambiente monocromático e confere um toque contemporâneo para o espaço da casa mais disputado atualmente. O uso de eletrodomésticos e adornos com pontos de cor também valoriza a composição da cozinha

De acordo com Roberta Cavina, o total white só surte esse efeito quando aplicado em todo o ambiente. “Escolher eletrodomésticos e móveis que harmonizem com a cor da cozinha é essencial. Para isso, indico a disposição de poucos adornos, móveis retos e que os objetos à mostra na cozinha combinem com a parede.”

Arquivo Pessoal

Outro ponto importante para a designer de interiores é a combinação entre pias e bancadas. “Apostar em materiais como o mármore e o granito, que têm alta durabilidade e ótimo custo/benefício, é o melhor caminho para a decoração desses móveis, já que eles harmonizam com o ambiente sem quebrar o efeito desejado.”

Veja quantas opções

1) Luz certa
2) É possível combinar pedra e madeira brancas
3) Se quiser ousar, vale investir em uma ilha com linhas curvas
4) Nos armários, se gostar de um clima minimalista, evite alças e puxadores
5) Se a metragem é pequena, uma cozinha branca será sempre ótima opção
6) Caso queira aquecê-la, leve para a cozinha branca alguns elementos em madeira
7) Uma parede de tijolo branco é um detalhe de personalidade, que ressalta a textura
8) O branco também pode estar nas colunas e vigas do ambiente
9) Aço inox combina com o ambiente total white e não o deixa completamente neutro
10) A cozinha não precisa ser toda branca, mas pode ter um jogo de tons como o nude, creme, gelo etc.
11) Aposte em peças de desing para ter uma cozinha inovadora
12) Armários brancos combinam com azulejos brancos
13) Em cozinhas estreitas, como se fosse um corredor, o branco faz toda a diferença para ter sensação de amplitude
14) Quem quiser, pode manter a cozinha clean ao mesclar o branco com o bege. O cinza também pode ser uma segunda cor, é uma dupla elegante
15) O piso pode ir desde o branco polido até o cimento queimado

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura