Mais conforto para todos

Empreendimentos diferenciados revolucionam o conceito de moradia no Minha casa, minha vida

Intenção das construtoras é atingir novas classes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/04/2017 11:36 Estado de Minas
Ville de Toronto, em Santa Luzia, é o maior apartamento de dois quartos do programa e tem lazer completo - Precon Engenharia/Divulgação Ville de Toronto, em Santa Luzia, é o maior apartamento de dois quartos do programa e tem lazer completo

Os baixos juros e subsídios motivaram construtores a lançar seus projetos, todos praticamente dentro de um padrão similar, prédios de porte médio (térreo + três andares), divididos em diversos blocos, com um conjunto de itens de lazer. Mas esse perfil está para mudar. Cada vez mais construtoras buscam oferecer produtos diferenciados, antes apenas acessíveis em imóveis de valor superior.

Os projetos do programa Minha casa, minha vida (MCMV) são similares e seguem o padrão citado acima. No entanto, isso está começando a mudar. As construtoras vêm investindo em empreendimentos que oferecem uma estrutura diferente. São projetos que apostam em um conceito que vai muito além de uma moradia acessível, agregando áreas de lazer completas, com piscinas e quadras, espaços de convivência e até mimos, como espaço zen e áreas gourmet. A modalidade conta com uma atenção maior para o projeto arquitetônico, valorizando a vista, localização e apuro estético em seus projetos.

Essa aposta já é uma realidade nas principais cidades do país e vai de encontro a uma demanda do mercado, de pessoas que buscam um apartamento que não pese tanto no orçamento, mas sem abrir mão do conforto. Assim, os moradores podem usufruir de variadas opções de lazer e entretenimento sem sair de casa. Em Belo Horizonte, a Precon Engenharia, que participa do programa do governo, já investe nesse modelo de empreendimento. Um exemplo é um projeto na Região da Pampulha que será lançado pela construtora em junho. Além de contar com uma vista definitiva, terá ampla área de lazer, com dois salões de festas e dois espaços gourmets, além de playground e espaço kids, quadra e ambiente fitness, sala de jogos, e até pomar e horta. A localização também pretende ser diferenciada, próxima aos principais points da Região da Pampulha, como Mineirão e Shopping DelRey, e de vias que facilitam o acesso ao Centro e a outros locais de Belo Horizonte, como as avenidas Carlos Luz e Pedro II. O projeto arquitetônico é assinado por Gustavo Penna, e é o primeiro da categoria MCMV a contar com vista definitiva.

ATRIBUTOS

Outra aposta nesse conceito, o Ville de Toronto, empreendimento localizado em Santa Luzia, na Avenida Brasília, com fácil acesso à Linha Verde, próximo a escolas, faculdades, comércio e ponto de ônibus na porta. Além da localização, o empreendimento aposta no espaço, sendo este o maior apartamento de dois quartos da categoria MCMV, com 47 metros quadrados (m²). No projeto constam seis torres de 12 andares, todas com elevador e área de lazer que inclui piscina, quadra de areia, sauna, dois salões de festas, quatro espaços gourmets, ilha de churrasqueira, ilha de pizza, espaço fitness, playground e espaço zen, ou seja, diversos espaços voltados para a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores, que não eram pensados antes para empreendimentos do patamar do programa federal.

“São condomínios diferenciados, que contam com muitos atributos, que, geralmente, não são encontrados no mercado de empreendimentos do MCMV. Os prédios contam, por exemplo, com elevadores e vagas para todos as unidades. Os apartamentos têm excelente acabamento, janelas e portas amplas, isolamentoa térmico e acústico, paredes removíveis, gás canalizado e piso laminado”, comenta Felipe Bernardes, diretor comercial da Precon.

REDUÇÃO

Outro ponto positivo é que a Precon Engenharia desenvolveu uma solução que gera grande economia no custo dos empreendimentos, alcançada por meio de tecnologia de ponta adotada pela empresa no seu sistema de gestão, inspirada nas práticas de gestão de startups do Vale do Silício (EUA). Por meio de 20 anos de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas ou aperfeiçoa os próprios métodos) em vários países, a construtora desenvolveu a Solução Habitacional Precon, que consiste no uso de estruturas pré-fabricadas, que são montadas no canteiro de obras, gerando, em média, 85% menos resíduos que um processo convencional, reduzindo o custo com mão de obra e permitindo ainda grande agilidade na construção, com entrega da obra na metade do tempo. Um prédio de oito andares, por exemplo, é erguido em 30 dias, com apenas oito colaboradores.

“A diminuição da geração de resíduos e os custos decorrentes do seu manejo impactam positivamente no orçamento total dos empreendimentos. Essa economia é aplicada em um acabamento muito superior ao mercado, um diferencial para o cliente que preza não só o custo, mas o conforto”, explica Felipe Bernardes.

Natali Aparecida Machado vai se casar daqui a 15 dias e estava em busca de um imóvel do MCMV quando conheceu um dos empreendimentos da Precon, o Ville Vitória. Para ela, além das condições de financiamento que lhe foram apresentadas, os diferenciais do imóvel foram fundamentais para a decisão. “Eu e meu noivo ficamos surpreendidos com o acabamento do apartamento, as janelas são amplas, o piso laminado e as portas são todas acessíveis a cadeirantes. Temos amigos com essa necessidade e precisamos desse diferencial. Além disso, nosso prédio tem elevador, portaria 24 horas e localização estratégica. Pra completar, o imóvel, com previsão de entrega em dezembro, foi liberado agora em março. Um verdadeiro presente de casamento’’, comemora.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023