Impacto com criatividade

Cortinas estampadas estão em alta nos projetos de design de interiores; conheça!

Nem todos se arriscam, mas a cortina estampada é o elemento de decoração que leva qualquer ambiente para outro patamar, digno de elogios e senso estético

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/08/2016 14:00 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Arquiteto e designer, Cioli Stancioli aposta em cores e estampas, desde que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito - Arquiteto e designer, Cioli Stancioli aposta em cores e estampas, desde que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito
Se você tem personalidade e deseja uma decoração com estilo e impacto, saiba que nos projetos de design de interiores a cortina estampada está bombando! As estampas estão em alta, valorizam qualquer ambiente e têm o poder de criar um visual digno de “uauu”! É isso mesmo. Quem investe nesse elemento decorativo quer não só receber elogios, mas causar impacto ao sair do lugar-comum. Deixe a mesmice de lado, engavete os beges, nudes e toda neutralidade que possa lhe desviar do caminho das cores, desenhos, grafismos e relevos. A ideia é ter um espaço aconchegante, acolhedor, harmonioso, mas com assinatura marcante.

O bacana da cortina estampada é que ela não passará despercebida. Por isso, ela assume papel principal no ambiente e influenciará toda a composição. Portanto, é preciso saber explorar seu potencial decorativo. Listrada, floral, risca de giz, xadrez, poá, liberty, espinha de peixe, geométrica, tribal e animal print. Qual é a sua praia? Não hesite, escolha a que combina com você e verá quanta vida, cor e movimento ela levará ao ambiente.

A designer de interiores Melina Mundim reconhece que essa não é uma escolha fácil, tranquila, principalmente para os tradicionais mineiros. No entanto, ela enfatiza que “o ambiente fica mais interessante e arranca suspiros, aquele 'tcham', sabe”. Para ela, “um ambiente com cortina estampada 'fala', transmite mais o gosto da pessoa e foge do normal. Fica bacana porque ela é o destaque, a estrela. Fiz o projeto de quarto supersimples, com colcha piquê, painel bege, mas ao investir na cortina listrada o espaço se transformou. Gosto dessa forma porque o ambiente fica único”.

Projeto da designer de interiores Melina Mundim, a cortina em tom de verde na sala foi acompanhada por pontos de cor em detalhes, como nas almofadas e no abajur - Projeto da designer de interiores Melina Mundim, a cortina em tom de verde na sala foi acompanhada por pontos de cor em detalhes, como nas almofadas e no abajur
Melina explica que a estampa depende do cliente, é bem particular. Uma dica legal é “a gráfica que combina mais com tudo, principalmente a listrada. A floral é interessante, encaixa fácil em qualquer ambiente e tem os desenhos clássicos e os mais modernos. E, às vezes, é mais neutro”. A designer conta que a harmonia no ambiente é fundamental. “Em outro projeto, a cortina listrada de azul e verde em uma sala foi acompanhada por pontos de cor em detalhes, como nas almofadas e abajur.”

A designer enfatiza que para quem não quer ousar, “é só brincar com mais texturas do que cores. Ou, então, outra dica é valorizar a cor nas peças de design ou ainda trazer as tonalidades da cortina para os adornos do ambiente. A ideia é remetê-las e assim você criará um link para a cortina não ficar solta”.

Para Melina, um ambiente com cortina estampada transmite mais o gosto da pessoa e foge do normal - Para Melina, um ambiente com cortina estampada transmite mais o gosto da pessoa e foge do normal
Já o arquiteto e designer de interiores Cioli Stancioli afirma que para a cortina brilhar vale “apostar em tecidos com cores e estampas diferenciadas. O modelo também pode ser um fator-chave. Detalhes criativos no barrado chamam a atenção. O importante é que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito. E é preciso saber dosar a composição e visualizar o ambiente como um todo”.

Mas a verdade é que uma bela cortina estampada não é para “os fracos”. Ao mesmo tempo, Melina lembra que vale a pena “ousar, mas dentro da leitura do design de interiores. Brincar com as composições. Uma cortina listrada com um sofá floral. A mistura de estampas, tendo o cuidado de ter as cores conversando, é sensacional. Lembre-se de que pele menos uma cor tem de ser igual ou de tom próximo entre as estampas para o ambiente ficar homogêneo e diferente”.

Melina sabe que há clientes inseguros, desconfiados e com receio de arriscar. A saída, se quiserem ir um pouco além do habitual, é apostar “em estampas sem cor, preta e branca, só na tonalidade bege, mas que mesmo assim fará a diferença por dar mais movimento. É muito mais charmoso”, indica. Ousada, criativa e amante das cores, para a designer, quanto mais “cheguei” melhor. No entanto, nem todos os clientes permitem. Quanto à matéria-prima, ela conta que prefere os modelos de tecidos porque “dão ar mais aconchegante e permitem variedade”.

No projeto da designer de interiores Laura Santos, persiana dá o efeito de lista - No projeto da designer de interiores Laura Santos, persiana dá o efeito de lista
PERSIANA Apesar das vantagens estéticas, as cortinas estampadas causam hesitação, ainda que levem mais vida e cor ao ambiente. Para os mais tradicionais, a designer de interiores Laura Santos dá uma superdica. A primeira “são os painéis de persiana (rolô), que agora oferecem com tendência modelos estampados com arabescos em cores suaves, como cinza com branco. Ela é translúcida, mas com desenho. Fica chique e discreta”.

Laura também criou um projeto onde brincou com o listrado da persiana “com o efeito translúcido e opaco dos painéis. A trama cria o desenho e a grande vantagem é que o cliente pode controlar a iluminação”. Mas a designer gosta da ideia da cortina estampada, com algumas ressalvas. “O mais usado, moderno, chique e bem discreto é o modelo de listras. É preciso atenção com o composê, a mistura tem de ficar bonita por causa da harmonia. E, claro, definir se a cortina será a protagonista e o resto pano de fundo. Cuidado para não ficar brega” A designer diz que, “além das listras nas cores cinza e preto e branco com prata no linho, que fica muito sofisticado”, ela gosta “do xadrez mais fechado, com duas ou no máximo três cores complementares. E, mais uma vez, é pensar se a cortina vai contrastar com o ambiente, ter uma proposta ousada ou não”.


PARA NÃO ERRAR, SIGA ALGUMAS DICAS:
1) Antes de escolher cortinas para quarto ou sala de estar, tente determinar seus objetivos na decoração. A ideia é trabalhar cores? Tornar o ambiente mais dinâmico ou simplesmente explorar a beleza desses acessórios na composição? Determinar o objetivo é fundamental para a escolha da estampa adequada.
2) De um modo geral, cortinas estampadas com motivos maiores são mais indicadas para uso em espaços amplos. Se o objetivo é decorar uma sala ou cômodo pequeno, o ideal é optar por cortinas estampadas baseadas em padrões e formas menores.
3) O equilíbrio é um fator fundamental relacionado ao uso de estampas. Antes de escolher o modelo de cortina, avalie com cautela as características do local onde o acessório será instalado. Essas cortinas ficam mais bonitas e destacadas quando aplicadas
em paredes de cor sólida. Uma cortina estampada com tom complementar à cor da parede
é uma boa alternativa.
4) Os interiores baseados em estilo eclético, boho, moderno e vintage ficam especialmente valorizados com o uso de cortinas estampadas.
5) Esse elemento decorativo ajuda a criar pontos focais nos espaços, sendo ideal para desviar a atenção de aspectos de decoração não desejados.
6) Vale lembrar que quando o assunto é decoração, não há regras definidas. Portanto, vale a pena liberar a criatividade e explorar opções em relação ao uso de elementos de todos os estilos.

Fonte: www.westwing.com.br

Tags: criatividade decoração elemento cortina estampada ambiente para outro patamar senso estético Lugar Certo Estado de Minas

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura