Desde o Renascimento

Penteadeira ganha espaço na decoração e pode ser usada em qualquer cômodo

Móvel é objeto de desejo pela tradicional função de abrigar produtos de beleza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/03/2018 13:21 / atualizado em 19/03/2018 13:37 Carolina Militão*
Móvel pode receber vários tipos de acabamento. Na foto, penteadeira em desenho clássico em laca rosa,  da loja Villa Maria - Villa Maria/Divulgação Móvel pode receber vários tipos de acabamento. Na foto, penteadeira em desenho clássico em laca rosa, da loja Villa Maria

Peça que desperta o desejo feminino desde a época do Renascimento – o movimento artístico, cultural e econômico que provocou grandes transformações na Europa e na história da humanidade –, a penteadeira está na moda. A fama de elegância e riqueza do charmoso móvel surgido em torno do século 15 se espalhou com a ajuda de filmes, em que apareciam ostentando uma profusão de perfumes, acessórios, maquiagens e outros produtos de beleza, e das imagens dos luxuosos camarins das grandes estrelas de cinema.

Móvel com divisórias para guardar maquiagem e acessórios para manter tudo organizado, como nessa composição assinada pela designer de interiores Renata Ferreira
 - Eduardo Almeida/RA Studio Móvel com divisórias para guardar maquiagem e acessórios para manter tudo organizado, como nessa composição assinada pela designer de interiores Renata Ferreira

A penteadeira está em alta, como nunca, confirma a sócia da Movin Concept Store, Elza Barbosa. São usadas cada vez mais em projetos de decoração. “Existem diversos modelos, mas os clássicos encantam mais as mulheres, pois remetem à ideia de princesas e rainhas.” O ideal, na hora de escolher, é procurar ajuda de um profissional, para contextualizar a melhor opção no ambiente da casa, recomenda Elza.

A penteadeira é uma peça funcional, com personalidade e charme. À direita, no projeto de Cátia Maiello e Cláudia Aragão, o móvel ganha destaque  pelo colorido
 - Filomaena-Mena-Mena/Divulgação - Eduardo Almeida/RA Studio A penteadeira é uma peça funcional, com personalidade e charme. À direita, no projeto de Cátia Maiello e Cláudia Aragão, o móvel ganha destaque pelo colorido

Utilizado atualmente em diferentes cômodos da casa, o móvel, segundo a arquiteta Gláucia Britto, sempre se destaca na decoração. “É uma peça funcional, com personalidade e charme, por isso pode ser utilizada de várias maneiras e lugares.” A penteadeira, no quarto, pode fazer o papel de criado, miniescritório (para pequenas anotações) ou de espaço para maquiagem. Na sala, pode ser adotada como mesa lateral e bar. No closet, ganha funções como a de guardar acessórios e maquiagem.

Outra função da peça é transformá-la em bar (esq.). Ao lado, estilo modernista confere ainda mais charme à penteadeira  - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - Beto Novaes/EM/D.A Press Outra função da peça é transformá-la em bar (esq.). Ao lado, estilo modernista confere ainda mais charme à penteadeira

Espaços pequenos também podem receber esse desejado móvel, garante a arquiteta Gislaine Garonce. Dependendo do espaço, um criado-mudo, por exemplo, pode virar penteadeira. Ela também pode ser acoplada a uma bancada ou até mesmo aos criados-mudos. “Use a imaginação ou contrate um arquiteto para elaborar um projeto de marcenaria que se ajuste à sua casa, ao espaço disponível. A penteadeira é atemporal, ou seja, possivelmente nunca sairá de moda. Vale o investimento”, ressalta Gislaine.

O que há para escolher
Conheça os tipos de penteadeiras que existem no mercado

» Camarim

Tem iluminação embutida ou ao redor do espelho. Muito procurada, especialmente por influência de blogueiras de moda, que a elegeram como o lugar favorito para se maquiar.

» Moderna

Linha reta e um design mais arrojado. As gavetas podem conter divisórias com tecido, acrílico e nichos.

» Vintage

Lembra o estilo mais clássico e, geralmente, tem espelhos ovais ou arredondados. São encontradas em antiquários. Uma ótima ideia é restaurar aquela que foi da avó.

» Provençal

Uma proposta romântica. Normalmente tem os acabamentos mais desenhados. A maioria é branca ou de cor clara com pátina - solução perfeita para renovar o ambiente mantendo a pegada vintage. Lembra o estilo da mulher na época do renascimento. Um luxo!

» De parede

Esse modelo é fixado na parede. Ótima sugestão para quem não tem muito espaço. Além do espelho, ela tem uma bancada com gavetas. Moderna e funcional.

Como combinar

É importante observar o tamanho e o estilo de decoração do quarto na hora de escolher a penteadeira. Atentar-se ao design, à função e à cor faz a diferença. A escolha certa depende do gosto pessoal, do estilo, do projeto e do espaço.

Abuse da imaginação

Você pode guardar vários objetos na penteadeira, dando-lhe a funcionalidade que desejar.

» No quarto:

Bijuterias, maquiagem, acessórios. Tudo aquilo que colocaria no criado.

» Na sala:

Se a usar como bar, pode guardar potes, copos, guardanapos e até talheres.

» No escritório:

Vale para bloco de anotações, lápis, canetas, entre outros.

» Banheiro:

Maquiagens, produtos de beleza e acessórios, entre outros. Fonte: Gláucia Britto, arquiteta

* Estagiária sob supervisão da subeditora Valéria de Velasco

Tags: decoração penteadeira móvel

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura