Na palma das mãos

Evento em BH convida à apreciação da arte e do artesanato mineiro

Após sucesso no Rio de Janeiro, projeto Beagá Arte - Valorizando Quem Faz retorna à capital mineira com encontro especial no Sou Café, no CCBB. Exposição reúne a produção criativa do estado com homenagem a ícones da arte, a partir de 10 de maio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/05/2019 13:25 / atualizado em 08/05/2019 13:32 Joana Gontijo /Lugar Certo
Beagá Arte/Divulgação

Retrato da diversidade, criatividade que identifica culturas, manifestação de pensamentos, caminhos revelados em detalhes. Quando se trata de arte e artesanato, o sentido de pertencimento nasce em cada obra como o fruto da inspiração que celebra a existência de um povo. Enaltecer o que é elaborado assim é valorizar raízes, é contar histórias, é viver o belo que parte da singularidade. E é para exaltar o feitio manual que o projeto Beagá Arte - Valorizando quem faz existe há cinco anos. O coletivo de artistas e artesãos mineiros tem sua origem na iniciativa de Cynthia Rabello que, em um momento inicial, depois de deixar o emprego formal em um banco, concebeu um espaço de produção e vendas na garagem da própria casa, antes com foco em joalheria autoral. Para surgir o primeiro espaço que reunia diferentes obras, no Santo Agostinho, em BH, foi um pulo.

De lá para cá, o centro que começou pequenino, hoje funciona como um grupo que mostra os mais variados tipos de artigos concebidos à mão. No princípio, o projeto, além de oferecer cursos, oficinas e workshops diversos, figurou em eventos da área, marcou presença em feiras na capital, como a temporada, em 2018, no corredor de entrada do Jockey Club, na Savassi. Agora firma lugar no Sou Café, dentro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, em BH, com um ambiente permanente para comercialização e exposição dos produtos. No café, inclusive, acontece mensalmente, desde dezembro, um encontro de arte e artesanato, que já caiu no gosto do público nesse que é um espaço privilegiado na cena cultural belo-horizontina. A próxima edição está marcada para a última semana de junho, em data ainda a confirmar.

Beagá Arte/Divulgação

E é para enriquecer o cardápio de novidades para 2019 que o Beagá Arte apresenta, a partir da próxima sexta-feira, 10 de maio, o evento Minas Arte e Voz - Grandes Ícones, que retorna à capital mineira para a segunda edição, após sucesso no Rio de Janeiro. O encontro reúne o trabalho de nomes importantes da arte e do artesanato de Minas Gerais, com riqueza de peças, encontrando a cultura peculiar de diferentes regiões do estado, com composições representativas. Os visitantes têm até o dia 30 desse mês para apreciar a mostra, também no Sou Café. A abertura está marcada para as 14h, com entrada gratuita.

Beagá Arte/Divulgação

Desta vez, a homenagem vai para a obra do célebre artista mineiro Geraldo Teles de Oliveira, representado pelo filho, Mário Teles, e o neto, Alex Teles. Os dois irão participar de um bate-papo sobre a criação de GTO, além de seu conjunto próprio. Os demais expositores também irão discorrer sobre sua trajetória e entusiasmo artístico. Eles irão apresentar seu trabalho tradicional e peças temáticas. Com o norte "grandes ícones do cinema, música, teatro e literatura", farão tributos a personagens ilustres da cena cultural nacional e internacional. Entre as referências, Fernanda Montenegro, Clara Nunes, Elza Soares, Rita Lee, Elis Regina, Carmem Miranda, Frida Kahlo, e outros. A mostra irá receber ainda artistas especialmente convidados para a ocasião.

"Costumo dizer que estamos no meio termo - não fazemos nem o artesanato simples e nem as obras de arte mais inviáveis e inacessíveis. Buscamos trazer a arte e o artesanato que sejam alcançáveis e que as pessoas possam consumir no dia a dia", pontua Cynthia Rabello.

Beagá Arte/Divulgação

Com um variado leque que incrementa o projeto, o melhor do artesanato, das artes, da moda e do design se apresenta com a presença ilustre de marcas locais, reafirmando a força criativa de Minas. Entre as ofertas estão: esculturas em madeira maciça; joalheria autoral, entre brincos, colares e anéis; joalheria artesanal com pedras naturais e pérolas, e porcelanas ornadas com frases de poetas mineiros; desenhos e ilustrações afetivas; quadrinhos em micro mosaicos e esculturas minimalistas em palito de fósforo; utilitários, objetos decorativos, bonecas, adornos e esculturas em cerâmica, passando por temáticas do cotidiano, relações familiares, religiosidade, representações da cultura da região do Rio São Francisco e do universo feminino; ilustrações e maquetes com motivos ligados a Minas Gerais, como cenários de fogão a lenha e referências a igrejas históricas; bolsaria artesanal; bonecas de pano no estilo Tilda e arte em origamis; acessórios e difusores feitos em mosaicos de madeira reaproveitada e sementes; releituras de telas famosas em vestes de bonecas; bordados e crochês em bastidores com citações de músicas; e itens para mesa e parede, entre outros, com o veio da arte popular brasileira.

Beagá Arte/Divulgação

"Temos uma clientela que conhece o trabalho há muito tempo, o que nos dá um bom retorno. As pessoas ficam fascinadas", diz Cynthia. O artesanato rico e autêntico chama o olhar de quem se surpreende com as peças. "Geralmente, não se tem acesso a uma produção de qualidade. Assim, quem frequenta nossa loja e os eventos se apaixona. Fazemos questão de exaltar a história de cada artista, como uma maneira de resgate mesmo". No grupo do Beagá Arte, produtores de todas as idades são os responsáveis pela magia do que é feito à mão. "Pretendemos promover a união entre os atores da cadeia da arte e do artesanato. Convocamos o público para prestigiar a produção em Minas, valorizar o que a gente tem e faz", acrescenta Cynthia.

Beagá Arte/Divulgação

Para a fundadora, a maior importância dessa iniciativa é o resgate e a valorização dos trabalhos artesanais. "São artistas que fazem peças lindas, mas enfrentam dificuldades na comercialização, principalmente por causa dos atravessadores. Dessa forma, acabam não sendo reconhecidos e ficam sem o retorno desse esforço todo. Muitas vezes, a loja oferece o produto, mas não faz a mínima questão de apresentar a história do autor da obra para os clientes. E a maioria dos artesãos dedica a vida a isso", pondera Cynthia Rabello.

Beagá Arte/Divulgação

Um dos próximos passos do coletivo é conseguir se formar como associação, o que vai otimizar a visibilidade e abrangência de público. O propósito é obter incentivo, novas formas de apoio, dar oportunidade aos artesãos de integrar diferentes exposições, até em outros estados, em locais como centros culturais e museus, por exemplo, a preços de participação acessíveis. "A intenção é estabelecer um encontro de arte itinerante. Agrupar uma turma com trabalhos diferenciados, criativos e, assim, investir em uma divulgação maciça para ampliar o espectro de atuação dos artistas e artesãos, focando realmente na produção mineira. O importante agora é estarmos organizados", diz Cynthia.

Beagá Arte/Divulgação

Uma aposta independente apoiada pelo Beagá Arte, a recém-inaugurada Mercearia – Loja Ateliê é mais uma vitrine importante para os artistas e artesãos mineiros em Ouro Preto, local de ressonância cultural e histórica no estado, no país e, porque não dizer, no mundo. O projeto também foi chamado pela artista Flory Menezes para uma nova exposição em sua galeria em Búzios.

Beagá Arte/Divulgação

O Beagá Arte está com inscrições abertas para expositores interessados. Basta procurar a coordenação para avaliação das peças e possível participação. O projeto também abre oportunidade para quem quiser integrar o time de artistas e artesãos que fará parte de um evento especial em julho, em Ouro Preto. O telefone é (31) 9.8225-5711 e também está disponível o endereço no Instagram @beagaarte, além da página no Facebook.

Veja a lista de expositores do evento: 

Alex Teles e Mário Teles@telesescultor e @artteles 
Bárbara - Mosaicos Inajá@mosaicosinaja 
Cláudio Gerais
Cynthia Rabello - @ateliecynthiarabello
Denise Cruz - Cruzes Décor@cruzesdecor 
Djenane Vera - Vila Ateliê@djenanevera 
Domingos Sávio Gariglio - Gariglio Design - @garigliodesign 
Estevão Machado@estevaomachadogontijo 
Exequiel Duarte - Recicl-A-rte@recicl4arte 
João Paulo da Mota e Miguel de Souza@artesmota e @ateliemigueldesouza 
José Adolfo Viana - Sereias do Velho Chico@adolfovianade 
Kennya Ramalho Luz - Ateliê Diadorim@ateliediadorim 
Lloyd Riddick
Marcela Moreirah - Bruaca@suabruaca 
Rita Gomes@rita_g.f 
Rita Scaldaferri - Tauariê Objetário @rita_scaldaferri 
Rosangella Menezes@rosangellamenezes 
Willi de Carvalho@willi_cesar_carvalho 

Serviço:
Minas: Arte e Voz - Grandes Ícones
Abertura: 10 de maio, de 14h às 21h
Período de exposição: 10 de maio a 30 de maio
De quarta-feira a segunda-feira, de 10h às 22h
No Sou Café Centro Cultural Banco do Brasil
Praça da Liberdade, 450, Funcionários - Belo Horizonte
Instagram: @minasarteevoz
Entrada gratuita
Sujeito a lotação

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura