Decorar para alugar

Pensar na ornamentação e utilização dos espaços domésticos pode potencializar a liquidez de um imóvel

Designers dão dicas para ajudar na construção harmônica desses espaços

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/06/2019 07:00 / atualizado em 31/05/2019 18:13 José Alberto Rodrigues* /Estado de Minas
Ambiente deve ser o mais neutro possível para que o inquilino se imagine vivendo naquele local. Decoração atemporal é sempre uma boa opção para atrair o futuro morador - MadeiraMadeira/Divulgação Ambiente deve ser o mais neutro possível para que o inquilino se imagine vivendo naquele local. Decoração atemporal é sempre uma boa opção para atrair o futuro morador

Você sabia que o investimento em decoração pode facilitar a comercialização de apartamentos usados para venda ou aluguel? Praticidade, funcionalidade, amplitude e iluminação são pontos dentro da residência essenciais na hora de colocar o imóvel para locar. Nesse caso, é importante deixar o ambiente o mais neutro possível, para que o possível inquilino possa se imaginar morando no local sem detalhes que remetam aos antigos moradores. “A decoração do imóvel é algo extremamente pessoal, o que agrada uma pessoa pode não fazer sentido nenhum para outra”, afirma Maria Eduarda Iranaga, designer responsável pelo +Design na MadeiraMadeira.

Segundo ela, seguir um estilo mais neutro buscando cores sóbrias e discretas que não interfiram na personalidade do futuro inquilino é o foco a ser seguido. “Dessa forma, quando o novo morador chegar ao apartamento, poderá definir os detalhes da decoração de acordo com o gosto pessoal, sem ter que se preocupar em modificar toda a base que foi criada”, comenta. É grande o número de imóveis ‘empacados’ nas vendas por causa de uma decoração que não é atrativa aos olhos. Para a arquiteta Natália Botelho, é preciso pensar em uma decoração atemporal e que chame a atenção para as vendas. “Uma decoração que não vence, uma base sólida e mobiliários com design que podem acompanhar o morador pela vida”, destaca.

De acordo com Iranaga, é importante que o futuro inquilino perceba logo de cara que é possível deixar o apartamento com o seu jeito, com a sua personalidade. Afinal, a primeira impressão é a que fica. “Por isso, os espaços devem bem pensados, permitindo a livre circulação entre os ambientes”, conta. O ideal é evitar o excesso de móveis no apartamento que será alugado, deixando apenas aqueles que sejam essenciais e que oferecem funcionalidade, como armários embutidos. “Assim, o apartamento ficará livre para receber os objetos do novo inquilino sem parecer sobrecarregado”, pontua.

Cada cômodo da casa exige móveis específicos, mas com imóveis cada vez menores é preciso otimizar o espaço ao máximo. “É aí que entram os móveis multiuso, que atendem a diversas necessidades, facilitam a rotina da casa e tornam a decoração do ambiente mais funcional”, ressalta. Esse tipo de decoração pode ser utilizada em vários espaços ao mesmo tempo e os móveis se tornam peças-chave para deixar a casa ainda organizada e prática, com inteligência e estilo. É sempre bom evitar o excesso de móveis ou artigos que não sejam úteis ao novo morador. Posicionar bem cada objeto no ambiente também contribui com a sensação de organização e ajuda a valorizar o apartamento.

Cômodos externos também podem ser trabalhados com tons neutros - MadeiraMadeira/Divulgação Cômodos externos também podem ser trabalhados com tons neutros

O designer de interiores Felipe Bastos garante que, quando se investe em decoração, é possível mostrar ao comprador o potencial do espaço. “É pensar não somente na estética pela estética, mas na ergonomia e no conforto que cada espaço pode proporcionar”, comenta. Segundo ele, da primeira impressão da visita é que vai surgir ou não a identificação com o imóvel. “Um cuidado na composição do espaço - uma manta colocada sobre uma poltrona que traz ideia de aconchego, um tapete fofinho no quarto, uma iluminação suave na sala de estar para receber os amigos - as pessoas querem viver boas experiências. Quando vendemos um conceito, mais do que um projeto, elas se sentem mais envolvidas.”

COR E LUZ

“Um espaço bem iluminado naturalmente se torna mais agradável e atraente, e para contribuir com a luz interna no apartamento que você pretende colocar para alugar, o ideal é apostar em tons mais claros na decoração, valorizando ainda a iluminação natural no imóvel”, explica Maria Eduarda Iranaga. Além disso, investir em belas luminárias e em spots discretos e posicionados nos locais certos contribui para que o apartamento se torne mais aconchegante, o que pode atrair novos inquilinos de maneira mais rápida.

Pintar as paredes é um bom começo. A pintura é um excelente artifício para valorizar o imóvel a ser locado. “Dependendo do público-alvo, que se encaixa melhor no perfil do seu imóvel, com pouco recurso você conseguirá tocar o coração e prender o consumidor”, afirma Natália Botelho.

RENOVAÇÃO


Se o imóvel a ser locado estiver precisando de reparos, investir na renovação pode ser uma ótima solução para deixá-lo mais convidativo. Porém, às vezes, uma simples consultoria resolve a questão, segundo Bastos. “Utilizar um papel de parede, trocar o tecido das poltronas e sofás, fazer um retrofit na iluminação.”

Móveis funcionais exploram a versatilidade para otimizar espaços - MadeiraMadeira/Divulgação Móveis funcionais exploram a versatilidade para otimizar espaços

Segundo a designer do MadeiraMadeira, para renovar o imóvel não é necessário realizar uma ampla reforma, basta realizar pequenas mudanças, como pintar as paredes, trocar os puxadores dos armários, substituir alguns azulejos ou instalar um piso novo. Pode ser interessante fazer reformas mais invasivas apenas quando a intenção é integrar ambientes em apartamentos muito pequenos para dar a sensação de que o imóvel é visualmente maior. “O que não faltam são opções diferentes de cores, texturas e acabamentos para que você renove o apartamento sem gastar muito e consiga torná-lo mais atraente aos olhos do novo morador”, finaliza.

 * Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura