Decoração emoldurada

Quadros deixam o ambiente mais bonito e com identidade contemporânea

Aplicação em forma de foto ou pintura é uma opção simples e prática para decorar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/11/2019 13:17 Silvana Sousa
Projeto assinado por Thales Zago e Mara Magalhães brinca com elementos como a madeira e as cores neutras - Jomar Bragança/Divulgação Projeto assinado por Thales Zago e Mara Magalhães brinca com elementos como a madeira e as cores neutras

Um simples objeto de decoração que pode mudar toda a personalidade de um ambiente. O quadro – seja fotografia, seja pintura - é um elemento prático, que não demanda uma obra ou mudança significativa, mas faz grande diferença na hora de decorar o ambiente.

Com o objetivo de transparecer uma atmosfera contemporânea, por meio de um conceito de paisagismo que remetesse às culturas africanas e indígenas e sua ligação com a natureza, o espaço assinado pelos profissionais Thales Zago e Mara Magalhães brinca com elementos como a madeira e as cores neutras, que remetem à vegetação seca. Para compor a ideia do ambiente, a designer escolheu dois quadros africanos de linhas mais limpas e que conversam com a proposta identitária do ambiente. O quadro foi o fechamento da ideia, combinando com toda a questão histórica e o mobiliário característico das culturas escolhidas.

A paisagista e designer de interiores Mara Magalhães explica que, na hora de escolher esse elemento para compor algum cômodo da casa, é importante observar o contexto e a mensagem que se quer passar. “Não é simplesmente pegar um quadro qualquer e pendurar. Deve haver uma curadoria e reflexão sobre a linguagem do ambiente. Acredito que a peça tem que contar uma história, justamente para trazer a sensação de acolhimento”, justifica.

As telas pontuam a decoração com uma linguagem artística e devem, inclusive, conversar com os demais mobiliários. “Arte é vida, e um ambiente sem ela é um cômodo sem propósito. Esse é o elemento que traz identidade ao espaço e deve ser pensado levando em consideração aspectos como a cor, o material dos móveis e a iluminação”, orienta o arquiteto Élder Galvão.

No quarto projetado pela Alf Arquitetura, os quadros finalizam a composição moderna. As cores se destacam na paleta neutra do ambiente
 - Jomar Bragança/Divulgação No quarto projetado pela Alf Arquitetura, os quadros finalizam a composição moderna. As cores se destacam na paleta neutra do ambiente

De acordo com o profissional, é importante levar em consideração as dimensões da obra na hora de escolher. “Isso impacta diretamente na decisão do local onde o quadro será fixado e qual será sua altura com relação ao piso e ao móvel, caso fique acima de algum sofá ou cama”, salienta. Outro aspecto é a iluminação, que deve ser pensada para valorizar a obra.

VALE A CRIATIVIDADE


Os quadros também vão além da parede, podendo ser apoiados no chão ou em móveis. “Um uso interessante e inovador é no teto. As pessoas precisam perder o medo de usar quadro dessa forma, pois fica bonito”, completa a designer Mara Magalhães.

O espaço criado pelo arquiteto Élder Galvão para a CasaCor Brasília 2019 é um projeto para o escritório da Rio Quente Resorts e tem a água como principal elemento. A partir desse conceito, o arquiteto trabalhou o ambiente para ser leve, descontraído e que remete à tranquilidade das férias. O primeiro componente escolhido foi a transparência, presente nas cadeiras de acrílico, além da cor azul, que é predominante em todo o ambiente.

No espaço criado pelo arquiteto Élder Galvão, o quadro tem a função de passar a mesma sensação de férias e leveza.  - Jomar Bragança/Divulgação No espaço criado pelo arquiteto Élder Galvão, o quadro tem a função de passar a mesma sensação de férias e leveza.

“O quadro escolhido para compor essa atmosfera foi a obra Cerrado para Monet, que traz o mesmo conceito de observação em diferentes momentos usados na obra original na qual foi inspirada, e trouxe esse contexto para o cerrado, bioma presente no ambiente, justamente pelo resort ser localizado no meio do cerrado”, conta.

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura