Mix&Match

Modernos Eternos lança edição 2020 em BH celebrando a união entre passado e presente

A mostra começa, nesta terça-feira, a edição em formato 100% digital. São 59 profissionais que assinam 39 ambientes. A abertura é com live com o chef Leo Paixão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/11/2020 11:44 / atualizado em 03/11/2020 12:18 Portal Lugar Certo
Casa Pouso Geométrico, na Praça do Papa, abriga a Modernos Eternos em BH - Carolina Davis/Divulgação Casa Pouso Geométrico, na Praça do Papa, abriga a Modernos Eternos em BH

O conceito mix&match é o alicerce da mostra Modernos Eternos, que em 2020 acontece, na edição mineira, a partir desta terça-feira (3) e vai até 30 de novembro. Este ano, o evento ocorre por plataforma digital, no site modernoseternosbh.com. A mistura entre peças antigas e contemporâneas é o que guia a mostra, um espaço aberto também para a arte e a cultura. São 39 ambientes assinados por 59 profissionais e 35 empresas parceiras.  

A live de abertura é com o chef mineiro Leo Paixão, que pelo terceiro ano consecutivo fica a cargo da ala gourmet. O happy hour de lançamento acontece nesta terça, a partir das 19h, veiculado pelo YouTube, com apresentação de jazz, finalização de petiscos com o chef e tour virtual pelos ambientes. A transmissão ao vivo será do Mina Jazz Bar, novo bar de Leo Paixão, com projeto de autoria do arquiteto e designer Cristiano Sá Motta. Nesta edição da Modernos Eternos, Leo Paixão conta com os parceiros Gui&Gabi, Glouton, Nicolau Bar da Esquina e Nico Sanduíches na parte gastronômica do evento.

Estar e Contemplar, ambiente de Beatriz Siqueira - Beatriz Siqueira/Divulgação Estar e Contemplar, ambiente de Beatriz Siqueira

O imóvel, localizado entre a Praça do Papa e a Serra do Curral, recebe não apenas a 5ª edição, 100% virtual, como também prepara o terreno para o evento em 2021, quando a 6ª edição, marcada para o primeiro semestre, será realizada no formato original, presencial, e também digital, modelo que chegou para ficar. A concepção online é viabilizada em parceria com a ReVirtua, empresa de novas tecnologias.

Um dos principais objetivos da Modernos Eternos é dar visibilidade para profissionais e fornecedores, ampliando a noção da simples exposição de seus trabalhos para fomentar o mercado de arte, design, decoração, arquitetura, e toda a cadeia produtiva do setor, incluindo os lançamentos anuais, com reais possibilidades de comercialização.

Lounge Sota, ambiente de William Ramos Abdalla, Laura Costa e Paulo Assis  - William Ramos Abdalla/Laura Costa/Paulo Assis/Divulgação Lounge Sota, ambiente de William Ramos Abdalla, Laura Costa e Paulo Assis

A identidade da mostra está em promover estímulos e experiências sob um ponto de vista cultural e de lifestyle diferente, unindo o design consagrado a objetos com significado atemporal. “Nosso objetivo é levar esta experiência única, em que o visitante se sente passeando por uma galeria de arte, uma exposição contemporânea com suas instalações, ou mesmo um museu, compartilhando e expandindo o conceito da mostra (ver, sentir, apreciar e aprender) para outros públicos", diz Josette Davis, curadora e realizadora da mostra na capital mineira.

Uma série de eventos paralelos se somam à programação, com atividades especiais e ações de cultura, arte, moda e história. No pontapé para a temporada cultural, chamada Modernos Talks, a face frontal da casa Pouso Geométrico, que abriga a Modernos Eternos, irá receber uma grande projeção mapeada. Em 17 de novembro, nos elegantes arcos do imóvel nascerão formas, desenhos, fragmentos, em ritmo e cor, em uma leitura poética da fachada concebida pelo arquiteto Gustavo Penna.

Lounge Modernista, de Fernanda Ferreira - Fernanda Ferreira/Divulgação Lounge Modernista, de Fernanda Ferreira

Em 2019, foram realizadas mais de 150 ações culturais e informativas, entre visitas guiadas, mini talks e outros. Profissionais, lojistas, fornecedores, parceiros e apoiadores da Modernos Eternos em BH convidaram especialistas para falar sobre os mais variados assuntos. Em 2020, na mesma linha, diversas iniciativas.

POUSO GEOMÉTRICO

Com o panorama aberto para o horizonte da cidade, a construção que abriga a Modernos Eternos 2020 foi projetada em 1977 pelo arquiteto mineiro William Ramos Abdalla e concluída em 1981, com inspiração em um curioso movimento da arquitetura, o brutalismo.

Batizada Pouso Geométrico, a residência está inserida harmonicamente ao contexto paisagístico, em um caminho de sintonia com a carta solar e a implantação arquitetônica no terreno. A casa repousa na visão descortinada em 360º entre a Serra do Curral, ao Sul, e a Praça do Papa, com o horizonte da cidade, ao Norte.

Restaurante, de Patrícia Nicácio & Juliana Boechat (NB Projetos) e Fla%u0301via D'Urso - NB Projetos/Flávia D'Urso/Divulgação Restaurante, de Patrícia Nicácio & Juliana Boechat (NB Projetos) e Fla%u0301via D'Urso

Um diálogo entre as montanhas e o horizonte, a morada é uma verdadeira obra de arte e está entre as mansões mais icônicas da cidade, para deleite de arquitetos do mundo inteiro.  

MODERNOS ETERNOS STREET

O Modernos Eternos Street é uma ação já consagrada do evento. Para esta edição, a mostra firmou parceria com o Ponteio Lar Shopping, que abrigará a Modernos Eternos Street 2020. Profissionais foram desafiados a criar estampas utilizando a paleta de cores 2021 da Sherwin-Williams, para revestir as quatro faces de 24 caixas, da Berneck, em parceria com a Distribuidora Madeira Paranaense, produzidas pela Brasil Criações, companheiros na exposição.

As caixas receberão, por dentro, uma intervenção por 24 artistas plásticos, que as transformarão em dioramas, seguindo o tema Literatura clássica brasileira. Cada artista vai interpretar uma cena estática de um livro, com curadoria da Academia Mineira de Letras, apoiadora da Modernos Eternos nessa iniciativa.

Suíte da Serra, projeto de Silvia Hermanny  - Silvia Hermanny/Divulgação Suíte da Serra, projeto de Silvia Hermanny

A curadoria dos artistas foi feita por Marcos Esteves e Paulo Apgáua. A ideia, concebida por Carolina Davis e Rafael Medeiros, é sair da caixa e usar a criatividade para repensar um objeto comum. A instalação contínua de dioramas ficará exposta no centro de compras e, ao final, as caixas terão um destino especial.

SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O passe solidário Modernos Pass é uma iniciativa criada nesta edição da Modernos Eternos para apoiar o projeto Dias Melhores. Trata-se de um movimento integrado por um grupo de mulheres e empresárias que se uniram voluntariamente para a campanha de contribuição na luta contra a COVID-19, em diferentes frentes de ação.

Piscina: autoria de Ana Paula Rohlfs - Ana Paula Rohlfs/Divulgação Piscina: autoria de Ana Paula Rohlfs

O trabalho tem o objetivo de criar a ponte entre necessidades urgentes e empresas e pessoas dispostas a fazer parte dessa corrente. Na etapa em curso, a campanha se une ao projeto Comunidade Viva sem Fome, que atende, com a distribuição de cestas básicas, a população carente e mais vulnerável de Belo Horizonte e região metropolitana.

Durante a Modernos Eternos, interessados em contribuir podem adquirir o "modernos pass" por R$ 20 e concorrer a prêmios, cedidos pelos parceiros da mostra. Os pass estão disponíveis para compra pela plataforma Sympla, e o sorteio dos prêmios acontecerá no encerramento do evento, ao vivo no Instagram. 

Hall de Integração, ambientação de Maria Inês Bahia - Maria Inês Bahia/Divulgação Hall de Integração, ambientação de Maria Inês Bahia

A Modernos Eternos foi criada em São Paulo em 2014, onde neste ano a 7 ª edição também aconteceu em modelo 100% virtual. Agora, o evento toma o prumo da expansão. A ideia é ampliar o alcance, com a aposta no sucesso de uma nova fase. Começando pelo Rio de Janeiro, está previsto o nascimento de outras franquias pelo país.  

PROFISSIONAIS E AMBIENTES

Alexandre Bianco - À Primeira Vista

Ana Andrea Barra, Alessandra Vilella e Gilza Carvalho - Bilheteria Lounge

Ana Lúcia Rodarte - Suíte Noah

Ana Paula Rohlfs - Piscina

Andrea Buratto e André Motta
- Bar Aurum

Beatriz Henriques - 4 Elementos

Beatriz Siqueira - Estar e Contemplar

Branca Peixoto e Bruna Cosfer (Par Cenografia e Arquitetura) - Travessia

Camila Guerra, Flaviane Pereira, Marli Viana, Valéria Leão (Kria4 Arquitetura) - Drinkeria

Cássio Gontijo - Suíte Derrapagem

Chris Coelho e Maria Laura Coelho - O Despertar das Borboletas

Cristina Menezes - Quarto Universo Particular

Evaldo Rios e Sara Leví - Banho do Bar

Fernanda Ferreira - Lounge Modernista

Flávia Cunha Vaz e Rafael Medeiros - Loja Flávia Vaz Joias Contemporâneas

Gustavo Penna - Pouso Geométrico

Isabela Cabral - Sala da Adega

Isabella Magalhães e Leonardo Ribeiro - Cozinha & Adega do Chef

Joana Hardy (Casa Tereze) - Ateliê da Vila

João Uchôa e Isabela Braz (Braz+Uchôa Arquitetura) - Livraria da Rua

Juliana Vasconcellos - Sala de Estar e Almoço

Laura Lage e Junia Vaz (Cirkel Arquitetura Corporativa)
- Lounge Bilheteria

Letícia Lopes
- Private Office

Luciana Garcia - Nano House

Maluh Amorim - Home Office

Maria Inês Bahia - Hall de Integração

Myrna Porcaro - Estar com Cinema, Adega e Degustação

Nana Guimarães
- Jardim das Embaúbas

Olavo Machado Neto - Dance The Night Away

Patrícia Nicácio & Juliana Boechat (NB Projetos) e Fla%u0301via D'Urso
- Restaurante

Pedro Sousa & Gabriel Xavier (Duo Arquitetos) e Francisco Mascarenhas (Plante Comigo)
- Espaço Elementar

Roberta Robson e Carolina Robson - Escritório Dele

Silvia Hermanny - Suíte da Serra

Vanessa Lacerda, Leandro Carvalho, Ivana Andrade, Barbara Vasconcelos e Renata Gomes - Sala de Banho e Vestir

William Ramos Abdalla
- Pouso Geométrico

William Ramos Abdalla, Laura Costa e Paulo Assis
- Lounge Sota

Tags: Modernos Eternos mostra decoração arquitetura design

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura