Ano novo, de casa nova

Organize e revitalize o lar com boas energias para receber 2021

Toda mudança de ciclo pede renovação. Dá para revigorar a casa com dicas simples e preciosas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/12/2020 13:00 Portal Lugar Certo
Plantas e vasos com diferentes desenhos são um recurso simples, com grandes resultados, como nesse projeto de Junior Piacesi - Gustavo Xavier/Divulgação Plantas e vasos com diferentes desenhos são um recurso simples, com grandes resultados, como nesse projeto de Junior Piacesi

Considerando a casa como a expressão própria do eu interior, para uma vida nova no ano que se inicia é importante promover a limpeza física e energética dos espaços, para deixar que as coisas novas também se aproximem. Nada melhor que um lar limpo e organizado, afinal, o ambiente que se experimenta reflete diretamente no bem-estar para o dia a dia, a fim de atravessar os altos e baixos dos ciclos de mudança com harmonia. A leitura sobre a casa, uma vez retrato do que se é, ajuda a não navegar pela vida à deriva. Uma tônica que nunca fez tanto sentido se pensarmos no que foi 2020. Tudo tem um significado e um efeito.

Por um lado, a desorganização traz preguiça, cansaço, falta de objetivos e insatisfação. Desfazer-se de tudo que já não tem mais utilidade ou significado, seja material ou emocional, é essencial. Uma boa faxina é bem-vinda. O ponto de partida pode ser excluir dos armários e gavetas papéis e roupas que não servem mais - isso ajuda a eliminar as energias negativas, principalmente quando os itens remetem a alguma parte da vida que possa não mais estar bem.

Importante rever a necessidade também de objetos e móveis, mantendo somente o que é preciso para a utilização diária. Como ensina o arquiteto Junior Piacesi, desapego é palavra de ordem. Uma maneira de praticá-lo é a doação. "Retire as coisas velhas que possam ser doadas, descarte coisas quebradas, separe o que não tem tanto uso. Muitas vezes a pessoa fica apegada a itens que não são tão utilizados, ou que não mais agradam tanto, e fica ali empurrando aquilo", diz. "A reorganização e o desapego significam ganhar espaço", acrescenta.

Por outro lado, na decoração, alguns detalhes chegam a resultados incríveis. "Sabe aquele móvel precisando de uma cara nova? É agora!", convida o arquiteto. Pensar em redistribuir a mobília pelos cômodos é mais um truque que revitaliza a composição e quebra a monotonia.

Uma pintura diferente sempre renova, lembra o profissional. "Para não errar, é o branco. Mas outras cores também podem ser aplicadas, como a parede diferente do teto, ou paredes bicolores. Outra dica interessante é explorar texturas. Transformar o ambiente com a pintura é algo simples de fazer", ensina o arquiteto. Em superfícies, papéis de parede são também alternativas práticas, criativas e charmosas, e dá para explorar a personalidade de cada um.

Ambiente aberto para a natureza: concepção de Junior Piacesi para uma casa que chama ao relaxamento - Jomar Bragança/Divulgação Ambiente aberto para a natureza: concepção de Junior Piacesi para uma casa que chama ao relaxamento

Valorizar mais a iluminação e ventilação naturais, e um contato mais direto com a natureza, é também um ponto focal. Abusar das flores, que trazem novo astral, e dos aromas, melhora a sintonia entre o morador e o que está ao redor, em uma percepção de conforto e paz. O jardim vertical e a horta caseira são opções que ganham cada vez mais adeptos - e podem ser construídos até em espaços menores. "Plantas, plantas, plantas... o verde sempre muda a atmosfera. Em grandes magazines, é fácil encontrar vasos, plantas e folhagens. Além da planta, uma ideia é também considerar o design dos vasos", dá a dica Junior Piacesi.

Projeto de Junior Piacesi: iluminação e ventilação naturais revigoram o ambiente - Gustavo Xavier/Divulgação Projeto de Junior Piacesi: iluminação e ventilação naturais revigoram o ambiente

A iluminação é mais um elemento a considerar. Lâmpadas fluorescentes brancas, continua Junior Piacesi, podem dar lugar às amarelas, bem mais aconchegantes. "Há quem opte pela fluorescente branca, achando que a amarela é mais escura, mas isso não é verdade. Muda apenas a temperatura de cor. As amarelas criam um clima mais gostoso. Outra ideia é espalhar abajures soltos pela casa, usar lâmpadas indiretas, LEDs embaixo dos armários, criando um espaço que abraça", recomenda.

Iluminação suave e temperatura de cor amarela. Dicas do arquiteto para criar um espaço acolhedor - Gustavo Xavier/Divulgação Iluminação suave e temperatura de cor amarela. Dicas do arquiteto para criar um espaço acolhedor

Ainda quando o assunto são as instalações elétricas, é interessante renovar os espelhos, observar as tomadas que não funcionam mais, rever a parte elétrica em geral. "Hoje em dia é possível instalar nos próprios apagadores as tomadas USB, que deixam a casa mais tecnológica e funcional, além de mudar a aparência e trazer mais conforto", diz Junior Piacesi, que aconselha arrumar a parte estrutural como um todo. "Vazamentos, coisas que incomodam. Quando consertado, renova a sensação de espaço útil", continua.

Conexão com o entorno. Sintonia na área externa assinada por Junior Piacesi - Gustavo Xavier/Divulgação Conexão com o entorno. Sintonia na área externa assinada por Junior Piacesi
Na sala de estar, capricho nos objetos decorativos, muitos que podem refletir a história dos usuários, com boas recordações. Trocar arranjos, renovar a capa das almofadas ou o tecido do sofá estão entre as inúmeras possibilidades para o ambiente. Sem exageros, a cozinha pode ser complementada com elementos decorativos aparentes, como eletrodomésticos elegantes, e utensílios que seguem esse conceito.

No quarto, não economize no colchão se o atual está deixando a desejar - é uma maneira de ter uma energia diferente para uma boa noite de sono. Se é um espaço para relaxar, luzes acolhedoras são essenciais, e renovar a roupa de cama é outra forma de garantir um visual diferente ao cômodo.

No banheiro e no lavabo, trocar toalhas e tapetes, apostar em acessórios para lavatório, como saboneteira, porta sabonete líquido, difusor de ambiente e suporte para toalhas, são maneiras de revigorar os espaços, que não vão mais passar despercebidos.

Seja qual for o local, Junior Piacesi recomenda ainda a composição com gravuras, fotos e objetos que podem ganhar molduras ou caixas de acrílico que, colocados na parede, contam histórias. Outra consideração é sobre itens para armazenamento. "Armários finos, fora do padrão, agregam o sentido de organização na casa e sempre podem se encaixar, sem incomodar", acrescenta.

Ideias para todos os ambientes da casa: harmonia em pauta. Projeto do arquiteto é deleite para os sentidos - Gustavo Xavier/Divulgação Ideias para todos os ambientes da casa: harmonia em pauta. Projeto do arquiteto é deleite para os sentidos

O ano novo é como uma folha em branco a ser preenchida. Um momento que motiva a renovação na vida em geral, no caminho para despertar possibilidades. É hora de tirar planos do papel, sair do habitual, e a casa revigorada pode ser o início de uma outra história. "Se tiver dúvida, consulte um profissional", finaliza Junior Piacesi.

Tags: ano novo decoração casa

Últimas Notícias

ver todas
31 de dezembro de 2020
30 de dezembro de 2020

No Lugar Certo você encontra o que procura