Clássico

Saiba como usar cristaleira na decoração da sua casa e deixá-la moderna

A peça chama a atenção e agrega valor à decoração, podendo ser usada para expôr desde cristais a souvenirs das viagens

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/03/2022 14:23


Freepik

 
Já imaginou ter uma cristaleira na decoração da sua sala? O móvel é realmente atrativo e combina com vários estilos. Ele pode tanto provocar uma viagem ao passado quanto modernizar sua casa ou escritório. Para ficar por dentro das tendências, acompanhe este conteúdo até o final. 

No século 17, a cristaleira tinha a função de guardar cristais das famílias mais abastadas. No entanto, com o passar dos séculos, a cristaleira ganhou novas funções. 

Como você verá neste post, é possível utilizar vários tipos de cristaleiras e com diversos fins, além de combinar com um estilo de decoração diferente.

Qual é a função da cristaleira? 


Além de ser bonita e deixar a decoração mais sofisticada e moderna, a cristaleira tem a função de guardar e exibir peças usadas em momentos especiais, como louças, cristais, coleções e até mesmo presentes herdados, como um objeto decorativo passado de geração em geração. 

Portanto, ela tem um significado muito especial. Nesse sentido, a peça merece uma posição de destaque. 

Entretanto, a cristaleira também pode ser adaptada para tornar-se mais funcional. Desse modo, ela cai bem em banheiros, quartos e até cozinhas. 

Quais são os tipos de cristaleiras? 


Você deve estar pensando em quais são os tipos de cristaleira mais encontrados nos projetos, não é mesmo? Existe uma grande variedade em termos de materiais, cores e estilos. Confira abaixo alguns formatos: 

Vidro

A cristaleira de vidro é simplesmente encantadora. Ela pode ser mais clássica ou então mais moderna, quando se combina vidro com ferro, por exemplo. Contudo, sua função é expor os utensílios. Para criar um efeito infinito, o fundo também pode ser espelhado, valorizando assim todos os ângulos dos itens guardados. 

Canto 

A cristaleira de canto também é muito útil. Enfim, ela se encaixa bem em apartamentos menores. Além disso, é eficaz para quem deseja otimizar o espaço da cozinha ou sala de estar com tudo organizado

Madeira 

A madeira é a queridinha da decoração. E quando combinada com vidro na cristaleira, fica perfeita. Mas é bom tomar cuidado com a tonalidade da madeira (mais clara ou mais escura) e ainda com o restante da decoração. Afinal, a madeira pode ir do mais clássico ao mais rústico. 

Antiga 

Cristaleiras antigas, que parecem ter saído de filmes de princesas, são um encanto para a sala de jantar. Você pode encontrá-la em bazares, antiquários ou até mesmo ser herdada da sua avó. Portanto, pesquise por móveis antigos e veja se encontra a sua. 

Preta

O preto é um clássico na decoração de ambientes. No caso da cristaleira preta, ela pode ser usada como um minibar, por exemplo. O importante é combinar com o restante das cores da decoração. 

Branca 

O branco também é uma cor coringa na decoração. Portanto, para ambientes minimalistas, esta cor é a solução. O melhor de tudo é que a cor clara valoriza as peças que serão guardadas, atraindo as atenções. 

Pequena 

Para quem mora em apartamento pequeno e deseja ter uma cristaleira compacta, a solução pode estar em peças mais verticais, com apenas uma porta. Mas também pode ser usada uma cristaleira pequena suspensa, parecida com um armário, porém com vidros e detalhes que irão valorizar as louças. 

Retrô 

A cristaleira retrô também pede uma decoração diferenciada. Ela é muito indicada pelos decoradores, justamente devido à sua elegância. O interessante é que você pode usá-las como pontos de cor na decoração, ou seja, num tom mais vibrante, como vermelho ou amarelo, sem medo de errar. 

Onde colocar a cristaleira? 


Afinal, como usar cristaleira na decoração? Qual ambiental usar? Será que a cristaleira combina apenas com a sala? Não! Ela pode ser usada em vários ambientes. Tudo depende da função que você quer dar para ela. 

No banheiro, ela pode deixar perfumes e toalhas em evidência. Já no escritório, a cristaleira ganha um ar de elegância com livros expostos. 

Na cozinha, por exemplo, a cristaleira de canto, no encontro das paredes, pode dar um ar mais romântico, com louças brancas ou potes de tempero guardados. Enfim, cada projeto é um projeto. 

Como usar a cristaleira na decoração? 


A sua cristaleira não precisa ter uma função específica, mas sim agregar valor à decoração. Dessa maneira, você pode usar a cristaleira de diferentes formas. Anote aí o que colocar na cristaleira.

  • Coleções: você pode deixar sua coleção pública com uma cristaleira. Assim, as visitas da sua casa vão adorar conferir as peças sem precisar tocá-las. 
  • Livros: se você ama ler romances ou clássicos, a cristaleira servirá como uma minibiblioteca onde será possível combinar com a decoração e deixar sua casa ainda mais encantadora. Porém, essa também é uma boa opção para quem tem cristaleira no escritório. 
  • Bebidas: e quando a cristaleira vira um minibar? Basta caprichar na escolha do modelo e da cor. Como dissemos anteriormente, a cristaleira preta fica ótima para guardar garrafas de uísque, por exemplo. 
  • Função clássica: e que tal voltar ao passado da história da peça e guardar apenas cristais? Certamente, ela atribuirá um toque sofisticado e moderno à decoração, principalmente em um modelo mais minimalista. 

Como você prefere sua cristaleira? Com as dicas que demos será mais fácil começar o seu projeto. 

E, agora, aproveite para ler também como decorar a sua sala de jantar. Assim, a cristaleira pode ser a peça que estava faltando. 

Todos esses conteúdos estão no portal Lugar Certo. Você pode acessá-los clicando no link anterior.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura