O segredo da fechadura

Manutenção preventiva evita aborrecimentos com fechaduras; confira!

Para que funcione bem, equipamento, que além de aumentar a nossa segurança se apresenta como peça decorativa, precisa de manutenção periódica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/08/2016 07:02 / atualizado em 19/08/2016 07:12 Augusto Pio /Estado de Minas
Recomendação é não usar produtos abrasivos para a limpeza do conjunto. Pano úmido resolve - Aliança/Divulgação 30/7/08 Recomendação é não usar produtos abrasivos para a limpeza do conjunto. Pano úmido resolve
Se há algo que somente damos mais importância quando emperram e nos deixam na mão são as fechaduras. Mas é preciso entender que elas não são apenas peças decorativas e servem, principalmente, para aumentar a nossa segurança. Por isso, a manutenção preventiva deve ser sempre realizada, evitando-se aborrecimentos.

Existem três problemas básicos que devem ser observados: quando a chave não gira e nem sai da fechadura; quando funciona, mas fica presa no cilindro; e quando só agarra um pouquinho. No primeiro caso, segundo o chaveiro José Alberto Fonseca, o jeito é chamar logo um chaveiro ou desmontar a porta pelo lado da dobradiça. “Caso a chave funcione, mas não se solte, trocar o cilindro resolve. Se ela só agarra, basta lubrificá-lo”, afirma.

A recomendação para lubrificar o cilindro é utilizar óleo de baixa viscosidade, como aqueles usados em máquinas de costura. “Ele deve ser aplicado na região dos dentes do segredo, inserindo e retirando a chave do cilindro algumas vezes. Não é preciso lubrificar o mecanismo interno e nem usar grafite em pó”, ensina o especialista. Mas ele ressalva que não é bom usar qualquer espécie de óleo, já que, em contato com poeira e umidade acabará por se transformar em uma pasta endurecida.

MANCHAS Segundo José Alberto, a manutenção deve ser feita de tempos em tempos, de acordo com a utilização da peça. “Quando notar alguma dificuldade em girar a chave, deve se fazer logo a lubrificação”, aconselha. Para a limpeza das peças ele sugere apenas um pano umedecido em água. “Não convém usar produtos de limpeza, que são abrasivos e danificam o acabamento da fechadura, causando oxidação e descascamento de seus componentes”, alerta. Ele lembra, ainda, que a aplicação de qualquer produto químico como solvente, álcool etc. pode também danificar o acabamento das guarnições, pois retira o verniz protetor. “Evite produtos cujo rótulo indica que removem manchas e ferrugem ou que contêm ácidos ou agentes cáusticos.”

O chaveiro explica que, para a instalação das peças, deve-se atentar para o funcionamento adequado das fechaduras, para que, em seguida, possam ser aparafusados os componentes (espelhos e maçanetas). “É importante ficar atento para colocar a chave na posição correta, conforme a indicação que vem na própria peça. Caso contrário, ela poderá ficar agarrada, aumentando o risco de quebrar, causando aborrecimentos ao usuário.

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016