Projeto chileno sugere como viver bem em um local pequeno, e no meio da natureza

Nicolas del Rio é o arquiteto da obra, e apostou nos módulos pré-fabricados para dar celeridade à construção da morada de 15 m²

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/11/2014 12:17 / atualizado em 05/11/2014 12:30 CorreioWeb /Lugar Certo
Felipe Camus/Divulgação
A Cabine Queimada é um refúgio mínimo, de 15 m², localizado em um ponto isolado da Cordilheira, nas proximidades de Santiago, no Chile. É acessada por um caminho sinuoso, anterior às rodovias e automóveis, que conectava a capital com o porto de Valparaíso, e que cruza diversos lugares históricos, de batalhas e minas abandonadas.


Felipe Camus/Divulgação
Nicolas del Rio é o arquiteto da obra, que foi concluída este ano. Para que o projeto fosse factível dentro de um orçamento delimitado, ele optou pelo mínimo: um lugar para que duas pessoas pudessem comer, ler e dormir. Em contraste com a amplitude do exterior, no nível de acesso, uma única janela sugere a maneira de utilizar uma sala de estar de altura inusitada, enquanto a cozinha e o banheiro são comprimidos sob um sótão.

Construção

A cabine é feita de painéis SIP. Estes módulos pré-fabricados proporcionam praticidade na construção, considerada essencial. Assim, a estrutura foi rapidamente armada por uma equipe de três pessoas. Para evitar produtos químicos, utilizou-se a técnica de queimar a camada superior da madeira de revestimento, segundo indicam as técnicas tradicionais.

Esta camada fina de fuligem deve proteger a cabine do deterioramento e permitir um envelhecimento natural. No interior, o revestimento dos painéis de madeira compensada ocultam os tubos e instalações, enquanto aportam um acabamento aconchegante para o lar.
Felipe Camus/Divulgação
Felipe Camus/Divulgação

Tags: arquitetura

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023