Obra responsável

Cabana sustentável e autossuficiente se aninha na natureza de ilha na Finlândia

Construção se baseia em preceitos ambientais para ser um verdadeiro refúgio entre a rica paisagem natural

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/08/2018 15:28 / atualizado em 22/08/2018 15:36 Joana Gontijo /Lugar Certo
Nolla Cabin/Divulgação


Um refúgio em meio à natureza. Não particularmente uma morada cotidiana. A tendência das microcasas encontra cada vez mais adeptos no mundo todo, e até serve para muita gente, com projetos sofisticados. Mas a moda não é unânime. No caso dessa cabana projetada pelo designer Robin Falck, a ideia é ser um espaço de lazer e descanso, principalmente para quem quer fugir da correria da cidade grande. É como um tipo de acampamento, porém com mais conforto.

A Nolla Cabin fica nos arredores de Helsinque, capital da Finlândia. O termo "nolla" - ou zero - resume bem o conceito. A estrutura toma como preceito básico emissões mínimas de poluentes e foi pensada para um cliente empresarial. A habitação funciona com eletricidade produzida por painéis solares. No interior, a cozinha e o aquecimento partem de diesel renovável, gerado completamente por aproveitamento de resíduos. A decoração se fundamenta em elementos ecológicos e os usuários também podem recorrer a um banheiro seco e uma estação de reciclagem no porto de Vallisaari.

 


Para Falck, um estilo de vida ecológico não exige apenas desistir de comodidades insustentáveis. "É também descobrir soluções modernas e sustentáveis, que possam ser usadas. Esta tem sido uma parte essencial do processo de design”, ressalta. Compacta e inteiramente móvel, a cabine pode ser desmontada e transportada facilmente. Em Vallisaari, uma das ilhas do arquipélago de Henlsinque, por exemplo, Nolla não poderia estar tão bem colocada.

A construção é autossuficiente e de baixo impacto, pela própria estrutura. A cabine é firmada com parafusos e os pedestais se ajustam a variadas formas de terreno, com peças construtivas econtradas sem dificuldade. “A cultura de consertar coisas está desaparecendo, e nós somos rápidos em comprar um substituto ao invés de consertar o que já temos - mas isso não é um modo de vida muito sustentável. Eu acho que a incapacidade de fazer as coisas com as próprias mãos um pouco assustadoras, então eu queria tornar a cabine facilmente reparável e, assim, dar-lhe um número infinito de ciclos de vida”, diz o autor da obra.

Nolla Cabin/Divulgação

A Nolla Cabin comporta bem duas pessoas, e está aberta para reservas pelo Airbnb. Foi idealizada para o projeto Journey to Zero, da empresa Neste, que persegue novas soluções para um dia a dia mais limpo e com menos emissões de agentes nocivos ao meio ambiente.

“Os finlandeses são conhecidos por passarem tempo em suas adoradas casas de veraneio. Queríamos explorar soluções sustentáveis que pudessem permitir a vida na cabana com emissões mínimas. Algumas das soluções que foram usadas em Nolla são perfeitamente adaptáveis em qualquer cabine”, diz Sirpa Tuomi, diretora de marketing da Neste.

Nolla Cabin/Divulgação

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023