Ajuda especializada

Imobiliárias atuam como facilitadores no processo de compra e venda de um imóvel

Empresas apresentam oportunidades disponíveis no mercado que se encaixam nas necessidades do cliente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/04/2019 11:04 Augusto Guimarães Pio /Estado de Minas
Ilustração/EM

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil, principalmente quando levamos em conta o alto investimento necessário. Muitos fazem economia durante anos para conseguir comprar a casa própria. De acordo com Lucas Araújo, superintendente de marketing da Construtora Trisul, é comum que várias dúvidas surjam nesse período, fazendo com que os interessados busquem pela ajuda de profissionais especializados. “Contar com o auxílio de uma imobiliária, por exemplo, pode ser de grande valia”, afirma o executivo.

Ele explica que, além de solucionar as principais dúvidas, especialistas nesse mercado podem assumir algumas responsabilidades, facilitando o processo de aquisição de um imóvel. “Atividades como o acompanhamento de negociações, o conhecimento sobre as principais práticas do mercado, a responsabilidade civil do intermediador e o dever da probidade e da fé são algumas vantagens consideráveis.” Existem, ainda, outros pontos positivos de contar com esse apoio.

“Muitas pessoas preferem contar com a ajuda de um corretor autônomo ou tentar realizar todo o processo sem a ajuda de profissionais especializados. Entretanto, uma imobiliária renomada no mercado trará total credibilidade para a negociação”, garante Lucas. “Além disso, será mais fácil encontrar uma imobiliária que tenha total domínio sobre determinado tipo de imóvel que o comprador procura e também sobre as principais ofertas em uma localidade específica. Essa alternativa é uma grande vantagem, principalmente quando o morador decide mudar de região, buscando ficar mais próximo do trabalho ou de outras atividades. Essa é uma forma de ter em mãos as melhores oportunidades de negócio disponíveis no mercado”, acredita Lucas.

ATRIBUIÇÕES

Vale destacar que a imobiliária tem como uma de suas atribuições acompanhar o processo de negociação, para que seja realizada sem maiores problemas, de forma simples e rápida. O comprador também tem algumas funções e obrigações para que o processo de compra seja considerado um sucesso.O registro da propriedade e o pagamento dos impostos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é de inteira responsabilidade do comprador, bem como o pagamento das demais taxas para a escrituração.

“É válido ressaltar que, caso haja uma negociação entre as partes, será possível que o vendedor arque com o pagamento das taxas ou, pelo menos, parte delas. Contudo, essa prática não é muito comum. Outra função do comprador é definir a forma e o estabelecimento responsável pelo financiamento. Os corretores podem ajudá-lo nesse processo, mostrando as opções mais vantajosas, bem como as taxas de juros. Todavia, a decisão final é de inteira responsabilidade do comprador”, alerta o executivo.

Existem algumas vantagens de se contar com uma imobiliária para comprar um imóvel. Entre os pontos positivos, o executivo da Trisul destaca segurança, praticidade, mais oportunidades de negócio e maiores possibilidades de negociação. “Garantir a segurança na transação é fundamental para que dê certo. Uma imobiliária experiente é capaz de analisar toda a documentação referente ao imóvel e verificar se o bem está devidamente registrado, certificando-se de que não há nenhum impedimento”, esclarece Lucas.

Além disso, o know-how desse tipo de empresa pode fazer toda a diferença. “Por conhecer as principais áreas da cidade e estar familiarizados com os tipos de imóveis, os corretores saberão se a avaliação apresentada pelo vendedor está dentro da realidade ou não. Dessa forma, será possível encontrar grandes oportunidades, por conta de vendedores que estejam vendendo seus imóveis a preços abaixo do mercado, seja por necessidade financeira ou por outros motivos”, ressalta.

“Outro ponto positivo é que, por ter uma base de imóveis cadastrados e por conhecer as regiões da cidade, as imobiliárias poderão oferecer oportunidades que você provavelmente não encontraria sozinho. É válido dizer que a busca pelo imóvel não se restringirá em algumas opções, mas, sim, em inúmeras alternativas. Analisando as preferências do comprador, a imobiliária poderá oferecer opções em bairros que o cliente ainda não tinha considerado, mas que se encaixam em seu perfil”, explica Lucas.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023