Regularização

Adquirindo um novo imóvel: comprei um terreno, e agora? O que preciso saber

Fique atento a detalhes a serem observados antes e depois da compra de um terreno, pois o investimento não pode virar uma dor de cabeça

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/01/2021 10:07 / atualizado em 15/01/2021 11:58


Freepik

 
Comprei um terreno, e agora? Se você está nesta situação ou pretende realizar um investimento imobiliário em breve, fique atento a algumas dicas do que fazer antes e depois da aquisição. 

Aliás, a compra de terrenos é uma boa alternativa de investimento. Isso porque um lote tem baixo custo de manutenção, pode valorizar com o passar do tempo e ainda funciona como uma espécie de poupança. Afinal, você pode vender o imóvel se precisar levantar recursos financeiros. 

Contudo, muitas pessoas compram terrenos pensando em construir a casa própria, ter uma renda extra com aluguel ou edificar a sede da sua empresa. 

Enfim, não importa a finalidade, os cuidados são os mesmos. Sendo assim, confira as dicas de especialistas reunidas neste artigo. 

Quais os cuidados ao comprar um lote?


Se você está pensando em adquirir um lote de um particular ou de uma loteadora, tome algumas medidas importantes.


Nunca feche negócio sem visitar a área


Identifique as características do solo e a incidência de raios solares. Afinal de contas, um terreno com declive exige gastos com terraplanagem numa eventual construção.


Analise a (des) valorização do local


Confira se o terreno poderá valorizar ou desvalorizar com o passar dos anos devido à construção de rodovias e shoppings no entorno.


Verifique se o vendedor é idôneo


Em se tratando de empresa é ainda mais fácil pesquisar sobre o histórico de obras entregues ou de reclamações de compradores. Por fim, não se esqueça de consultar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para saber mais sobre a agência corretora. 


Quais documentos devem ser cobrados do vendedor?


Em suma, a parte burocrática que envolve a compra de um terreno é bastante importante. Isto posto, atente-se primeiramente à metragem do terreno. 

Afinal de contas, o Plano Diretor de cada município determina um tamanho mínimo de lote. Portanto, consulte os órgãos municipais. Além disso, verifique os recuos laterais e frontais previstos em leis municipais para evitar problemas. 

Basicamente, você deve cobrar do vendedor os seguintes documentos: 

  • carnê de IPTU (lembre-se que ele não é prova de que o imóvel está regularizado); 
  • certidões negativas de débitos; 
  • certidão de propriedade do imóvel. 
 
Outro detalhe importante é consultar junto à prefeitura se o terreno não pertence à área de preservação ambiental ou tem outro impedimento legal. 
 
Também é recomendável checar se o loteamento está regularizado perante as concessionárias de água e de luz da sua cidade. 
 

Comprei um terreno, e agora? Faça a escritura e o registro!

 
Você já ouviu o ditado “quem não registra não é dono”? Então fique atento aos procedimentos legais. Sendo assim, após fazer o contrato de compra e venda, proceda à escritura e ao registro do lote. 
 
Primordialmente, a escritura é um documento público. Ela deve ser solicitada no Cartório de Notas. Em suma, esse documento valida a compra e a venda do terreno. Entre as informações que constam deste documento estão os dados pessoais de vendedor e comprador, além da forma de pagamento. 
 
Já o registro é o documento que garante que o terreno está em seu nome, ou seja, ele reconhece a transferência da titularidade do antigo dono para o atual. 
 
O registro, por conseguinte, é feito no Cartório de Registro de Imóveis. A partir daí, o comprador assume as responsabilidades pelo bem, como o pagamento de IPTU. 
 
Em síntese, se você estava pensando: “comprei um terreno, e agora?”, neste momento passou a conhecer as principais etapas para a regularização do imóvel que, inevitavelmente, terão que ser cumpridas. Assim, um dia você poderá construir, vender ou deixar o bem como herança. 
 
Fique atento a novas dicas de regularização de imóveis, casa e decoração acompanhando as notícias no portal Lugar Certo

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023