Receitas caseiras

Cozinha limpa: dicas para deixar seu fogão brilhando sem ter muito trabalho

O fogão tradicional é composto de peças e forno que sujam com facilidade devido aos resíduos de gordura; saiba como eliminar esse problema

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/05/2021 13:00


Freepik
 
Manter o fogão brilhando é o sonho de muita gente que não quer ver a cozinha suja. Nesse sentido, muitos acreditam que é preciso perder horas debruçado sobre o fogão fazendo a limpeza. No entanto, é possível manter o eletrodoméstico sempre novo sem precisar fazer muito esforço, com a ajuda de algumas receitas caseiras. Veja as dicas deste artigo.

Não adianta: quem faz as refeições em casa acaba sujando o fogão. Os respingos de frituras e molhos sempre acabam provocando sujeira. E para não deixar o item com aquela cara de desleixo, é bom manter uma rotina de limpeza.

Por conta disso, mantenha uma regra básica em casa: “Sujou? Limpou!”.

Dessa forma, os resíduos de alimentos não se acumulam nem mancham o fogão. Mas se você quer dicas de como fazer a limpeza do fogão no dia a dia, não perca o próximo tópico deste post. 

Dicas para aprender como limpar fogão 

 
O fogão tradicional, que é aquele com forno, é composto por várias peças que precisam ser limpas após o uso. Sendo assim, separamos dicas de limpeza de acordo com a parte do fogão. Acompanhe!

Bocas

 
Espere o fogão esfriar para não correr o risco de queimar as mãos. Depois disso, retire as bocas e passe uma esponja macia umedecida com detergente. Porém, se a sujeira estiver impregnada, aplique uma mistura de vinagre branco e bicarbonato. Deixe de molho por alguns minutos e finalize a limpeza. 

Tampa de vidro

 
Faça a limpeza da tampa de vidro apenas com água e detergente neutro, utilizando uma esponja macia. Então, retire o excesso com um pano limpo e úmido e deixe secar normalmente. 

Mesa do fogão 

 
Essa é a parte que mais costuma sujar devido aos respingos de óleos e temperos. Sendo assim, espere o fogão esfriar e inicie a limpeza. Você vai precisar de uma esponja ou um pano de microfibra, além de um detergente ou desengordurante. Contudo, se a mesa estiver muito suja, use um pouco de vinagre, espalhando a substância e deixando de molho por alguns minutos. Enfim, é só finalizar a limpeza do fogão, passando um pano úmido. 
 
Pixabay
 

Dicas de como limpar o forninho


Agora começamos um novo “capítulo” na limpeza do fogão. Isso porque o forno pode concentrar muitos respingos de gordura e sujeiras acumuladas. Pelo fato de seu interior ficar “escondido”, acabamos nos esquecendo de fazer uma limpeza diária mais criteriosa. 

Mas vamos às dicas! Primeiramente, espere o espaço esfriar e retire os restos de comida com um pano úmido. Logo após, lave com detergente e água utilizando a parte macia da esponja. 

No entanto, se for preciso, misture novamente um pouco de vinagre branco e bicarbonato de sódio, colocando a solução dentro de um borrifador. Em seguida, espalhe a mistura nas sujeiras mais resistentes e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar novamente. Na sequência, finalize a limpeza com um pano úmido. 


Dica caseira para deixar o fogão brilhando 


A sujeira fica mais evidente nas bocas e na mesa do fogão, não é mesmo? Nesse caso, acompanhe nossas dicas caseiras para limpar o fogão sem muito esforço. 

Vinagre


Espalhe vinagre branco pela superfície do fogão e deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Após esse período, passe um pano seco ou uma toalha de papel para retirar o excesso de sujeira. 

Bicarbonato


Faça uma solução de água quente com um pouco de bicarbonato. Com cuidado para não se queimar, embeba um pano limpo nesta solução e passe em todo o fogão, inclusive no forno. Depois disso, finalize a limpeza. 

Concluindo, evite usar produtos abrasivos e faça a limpeza do fogão diariamente, se isso for possível, para evitar o acúmulo de sujeira e respingos de gordura. 

Gostou da matéria?

Continue acompanhando o Lugar Certo, aqui temos artigos sobre decoração, dicas de DIY e limpeza. Veja nossas dicas de como limpar o seu forno microondas de forma simples e rápida.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023