Lar em harmonia

Feng Shui promete harmonizar as energias da casa sem deixar a decoração de lado

Arte milenar chinesa leva equilíbrio para o lar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/03/2012 10:44 / atualizado em 07/03/2012 10:52 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução/Internet/odivelas-lisboa.olx.pt

O Feng Shui, arte milenar chinesa, traz para a decoração a procura pela harmonia nos ambientes. Mas não pense que é preciso deixar a estética de lado para melhor captar as energias positivas da casa. De acordo com a decoradora Susana Brancaglion e a consultora de Feng Shui Iris Hendges, é possível unir os dois elementos no mesmo espaço.

A palavra Feng Shui significa “vento e água”. Segundo Íris, sua pronúncia correta é “Fong Suei”. A arte chinesa de mais de quatro mil anos busca a harmonia nos ambientes por meio de cinco elementos da astrologia chinesa, além do equilíbrio do Yin e Yang dentro de um Baguá - diagrama energético em forma de octógono onde cada lado ou guá representa um setor da vida como trabalho, conhecimento, saúde, prosperidade, sucesso, relacionamento, etc. O Feng Shui estabelece regras e diretrizes para a construção e adequação de casas, apartamentos, empresas e interfere na disposição de mobílias e objetos em um determinado espaço.

É importante lembrar que cada guá é representado pelos trigramas do I Ching (livro chinês) e está ligado aos elementos da natureza (fogo, água, metal, madeira) e por oito cores: preto, azul, verde, violeta, vermelha, rosa, branco e cinza. Susana explica que esses elementos podem, sem problema, ser decorativos. “Por exemplo, para buscar conhecimento é interessante pintar as paredes de verde, preto, azul noite, usar elementos de terra, priorizar a direção nordeste”, aconselha.

A decoradora conta que oferece uma espécie de consultoria na área. “O cliente vai pedir o que precisa, o que almeja. Ele diz: ‘quero dar prioridade para o relacionamento’. Daí você faz o trabalho voltado para aquilo. Já outras pessoas pedem apenas por uma harmonia geral, sem grandes detalhes”, explica. Susana destaca que muitas pessoas trabalham com o Feng Shui tradicional, onde as casas já são construídas pensando em cada detalhe do Baguá. No entanto, ela se diz adepta de uma linha mais flexível. “Ao construir uma casa é mais fácil fazer cômodos já trabalhados para ficar em harmonia. Mas quem compra um imóvel pronto às vezes tem limitações que não permitem fazer o ideal”, explica.

No entanto, Susana lembra que existem técnicas para anular certos elementos que estariam em desarmonia e neutralizar as energias. “Não pode ter viga passando no meio do ambiente, ela quebra o fluxo de energia e equilíbrio”, exemplifica. Porém, a linha de Feng Shui com que a decoradora parte do princípio que, para anular o efeito negativo proporcionado pela viga, é preciso pintá-la de preto para depois pintar de outras cores.

Dicas de organização

Reprodução/Internet/www.centroanastacia.com
Alguns quesitos são essenciais na hora de organizar os objetos da casa. É preciso ficar atento às posições de camas, sofás, fogão, pias, tanques, mesas e áreas de trabalho. “Não devemos nos posicionar de costas para as portas e entradas, nem debaixo de janelas. É ideal evitar aparelhos como TV e computadores nos quartos e estudar a melhor localização de espelhos”, aconselha Íris, que trabalha há cerca de 12 anos com o Feng Shui.

Existem vários critérios a serem analisados para cada ambiente. As cores potencializam oito aspectos nas vidas das pessoas, de acordo com a posição do Baguá na planta baixa da edificação, onde cada recinto é analisado particularmente. O design dos móveis e objetos usados na decoração devem ser estudados pelo consultor, sempre procurando conciliar com o gosto do cliente.

De acordo com Iris, deve-se evitar excesso de cores quentes (vermelho, vinho, laranja) nos quartos, pois, sendo dormitórios, as cores azul e verde claras são mais adequadas. “Porém, teria que se verificar em qual guá este recinto pertence ao Baguá para obter uma harmonia perfeita de tons”, ressalta. No caso da sala de estar, que é um espaço coletivo onde se recebem convidados e reúne os membros da família, deve-se usar, geralmente, tons pastéis como o amarelo ou lilás que estimulam mais o canto da prosperidade. “As plantas e seres vivos também estimulam as boas energias e revigoram os ambientes. Trabalham o setor da saúde física, emocional e mental das pessoas na família”, completa.

Susana acrescenta algumas dicas: “Uma vez fiz um quarto de um casal e descobri que era bom colocar cristais em baixo da cama porque absorvia energias positivas e passava para o casal”, lembra. “É sempre bom ter metal no quarto, pode ser uma escultura. Assim fica bonito e harmônico”, aconselha. A decoradora também recomenda aos interessados em Feng Shui investir em plantas na entrada da casa. “Elas servem para captar a energia da pessoa, então se ela estiver com energias negativas, as energias passam para a planta. Muitas pessoas posicionam a planta até mesmo fora da casa”, conta. Ela explica que espelhos trazem equilíbrio de energia, na máxima de que tudo que vai volta. “Cristas são bem importantes, tem que saber o posicionamento de cada um e também dão um toque bonito”, completa.

Benefícios
Reprodução


Iris crê que os benefícios advindos do Feng Shui são necessários tanto para o equilíbrio pessoal e social das pessoas quanto para os ambientes. “Se você imaginar que só de estar fazendo uma faxina energética em sua casa ou trabalho, atraindo forças positivas e estímulos em sua carreira, em sua saúde física e emocional, harmonia em seus relacionamentos pessoais e familiares, proteção espiritual e reconhecimento na sociedade, já é um grande passo no caminho da felicidade”, acredita.

A consultora diz que a harmonia no ambiente doméstico e profissional integra as pessoas com a natureza. “Quando as pessoas buscam equilibrar as energias nocivas em seu meio, as forças evolutivas dos reinos humano, animal, vegetal e mineral interagem de forma harmônica em nossas vidas e então tudo flui melhor como o vento e a água em movimento”, explica ao ressaltar a corrente de pensamento do Feng Shui.

Tags: decoração

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura