Funcional e elegante

Pedra é o material mais indicado para as bancadas do banheiro

Praticidade e a aparência nobre que ela proporciona ao espaço são alguns dos motivos da escolha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/11/2017 14:02 / atualizado em 28/11/2017 14:06
O mármore é uma das escolhas para bancadas de banheiro. Alia charme e sofisticação ao projeto de decoração - Reprodução/Internet O mármore é uma das escolhas para bancadas de banheiro. Alia charme e sofisticação ao projeto de decoração

A bancada é um item de grande importância para a composição do banheiro. Por isso, o material com que ela é feita é de suma importância para garantir a durabilidade e a beleza do ambiente. Madeira, vidro, cimento queimado e pedras são as opções mais utilizadas, mas as queridinhas dos arquitetos e clientes são mesmo as pedras – granito, mármore, silestones, quartzos, quartzitos e nanoglass são as mais famosas.

 A funcionalidade e a aparência nobre que esse elemento pode proporcionar aos espaços são motivos para a escolha. A técnica em edificações e diretora de uma empresa de pedras Fátima Baracho explica que pedras nobres e em tons mais neutros se adequam melhor à decoração do banheiro. Para ela, os mármores de cores claras são fáceis de serem esculpidos e têm manutenção prática, por isso são sempre bem-vindos. Ela destaca as pedras Crema Marfil, Travertino Romano e Carrara.

Reprodução/Internet
O material escolhido para a bancada pode ser o mesmo ou combinar com a pedra do piso. “Normalmente, os profissionais aplicam o mesmo material tanto no piso quanto na bancada, geralmente em substituição ao porcelanato. Porém, existem aqueles que gostam de ousar e especificar pedras diferentes para cada um desses elementos o que também fica muito interessante”, explica Fátima, que lembra que tudo vai depender da intenção do projeto.

Caso bancada e piso sejam de materiais diferentes, a orientação da designer de interiores Iara Santos é a harmonização. “Se a opção do projeto for usar piso diferente da bancada, o material pode até ser da mesma tonalidade, porém de texturas diferentes, como em uma bancada de mármore, o piso deve ser de liso, sem desenho e vice-versa”, orienta a profissional.

Reprodução/Internet
Conheça alguns tipos de pedras usadas nas bancadas:

» Granito: uma pedra natural, formada por minerais. É mais duro que o mármore e não tem tantos veios como o mármore, mas é mais brilhoso. Quando usado na arquitetura, transmite sensação de peso na decoração. Além disso, é um material frio utilizado bastante em pisos, bancadas de cozinhas e banheiros e revestimento de paredes.

» Mármore: pedra natural proveniente do calcário. É uma rocha metamórfica, formada pela alta pressão. O mármore é caracterizado pelos veios na pedra, tem menos brilho que o granito.

» Quartzo: a pedra é composta por 90% de quartzo e 10% de materiais como resina e pigmentos. O quartzo é resistente a ácidos e cortes na superfície.

» Nanoglass e marmoglass: mistura de resina e pó de vidro, por isso é extremamente duro. O nanoglass é mais branco e tem uma textura mais uniforme que o marmoglass.

» Silestone: é composto de quartzo, resina de poliéster e pigmento. É um material duro e resistente ao corte.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura