Preparando a casa para o bom velhinho

Decorar o lar no melhor estilo faça você mesmo é forte tendência para o Natal

Falta pouco para as festas natalinas e quem ainda não providenciou os enfeites com os motivos da época pode encontrar opções variadas, dos produtos artesanais aos importados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/12/2017 15:35 / atualizado em 13/12/2017 16:11 Joana Gontijo /Lugar Certo
Para quem não abre mão de uma megaprodução, há peças em diferentes tamanhos para deixar os espaços mais alegres - Jair Amaral/EM/D.A Press Para quem não abre mão de uma megaprodução, há peças em diferentes tamanhos para deixar os espaços mais alegres

Chega dezembro, as festas se aproximam, e o desejo de deixar os ambientes bonitos e enfeitados toma conta. As vitrines ficam repletas de cores e luzes e o espírito natalino se espalha pelas cidades. A decoração tradicional desta época do ano divide lugar com soluções no melhor estilo faça você mesmo. Para quem quer ter uma ornamentação diferente sem gastar muito, as peças artesanais são a opção perfeita para compor os espaços com bom gosto e criatividade, e deixá-los com o clima de amor e paz, que tanto contagia no Natal.

Ideia é o que não falta para incorporar esse momento especial nas composições temáticas, tanto em projetos domésticos quanto comerciais. A árvore, a guirlanda, o presépio, as bolas, os anjos, os pisca-piscas, os laços, as estrelas, as renas e o Papai Noel, entre muitos ícones que marcam a celebração do nascimento de Jesus, já não são mais os mesmos e se abrem em infinitas possibilidades. Neste ponto, os trabalhos manuais ganham lugar ao explorar a fantasia e tornar as propostas únicas e cheias de personalidade.

 Árvores de Natal que fogem do comum, da recorrente leitura americana, e que mergulham na identidade brasileira dão o tom da produção do artista plástico Aluízio Figueiredo. "Não precisa ser um pinheiro. Procure uma planta bonita e decore não apenas com bolas. Pode ser pássaros e flores pendurados, por exemplo, e outros elementos da fauna e da flora nacional, o que remete à atmosfera de paz e fé que esse tempo emana", diz. São muitas alternativas de árvores diferenciadas e fáceis de criar: cobertas com penas brancas, com areia e estrelas do mar, com frutas, feitas com livros sobrepostos, com laços e pérolas, cheias de cruzes, em papel picado, com rolhas, cartolina dobrada, garrafas PET, cano PVC, pedaços de madeira, caixas de ovo, retalhos de tecido, imagens de divinos, e até suspensas.

O presépio ainda é bastante procurado por aqueles que gosta, de manter a tradição - Jair Amaral/EM/D.A Press O presépio ainda é bastante procurado por aqueles que gosta, de manter a tradição

A artesã Maria Rosalina Pena concebeu uma árvore com estrutura em madeirinha, em contorno redondo, um tipo de material parecido com poleiros de aves, que foi pintado e recebeu os enfeites - bolinhas de madeira ou isopor cobertas com miçangas e vidrilhos, oratórios em caixas de fósforo, bonecos de pano e flores de papel. Ela também fabricou anjos com a asa em papel, reaproveitando embalagens coloridas, além de guirlandas com flores com a mesma matéria-prima. Com o foco na reciclagem, as invenções da artesã incluem ainda flores a partir de coador de café reutilizados, além de cápsulas de máquina de café renovadas para instalar luzinhas. "Fazer você mesmo e fugir do tradicional vale muito, chama a atenção", diz.

RECICLANDO

A pedagoga e artesã Vera Bahia, há 25 anos atuando com artesanato ecologicamente correto, tem uma atividade completamente voltada para a reformulação de materiais que iriam parar no lixo. Para o Natal não é diferente - ela apresenta releituras engenhosas de objetos comuns na decoração para o fim de ano e orienta sobre como projetar novos elementos com o que se tem em casa. Com a técnica de vidro queimado, levado ao forno, nascem pequenas árvores para enfeitar as maiores, Papai Noel, anjos, ou qualquer forma que a imaginação alcançar. Vera também ensina a fazer uma árvore a partir de um cone de isopor preenchido com tampinhas revestidas em tecido indiano e, entre elas, pedras e botões colados.

"Também fiz plaquinhas em madeira de demolição pintadas com desenhos e frases de Natal. A partir de toalhas de mesa não mais usadas, dá para formar capas de cadernos com mensagens festivas. Papelão, papel ondulado ou MDF servem para produzir guirlandas, encapadas com flores de tecido ou barbante. Pedaços de azulejos ou chapas de madeira podem receber tinta própria com dizeres e figuras com o tema da época, e viram quadrinhos para porta ou parede. Embalagens de presente com sacolas pardas refeitas são mais uma opção. Dá para fazer muita coisa. As pessoas adoram o que é exclusivo", afirma Vera.

As árvores podem ser encontradas prontas nas lojas ou montadas de acordo com a criatividade do freguês - Jair Amaral/EM/D.A Press As árvores podem ser encontradas prontas nas lojas ou montadas de acordo com a criatividade do freguês

Bolas de Natal e pisca-piscas ganham destaque dentro de vidros, funcionando como lindas luminárias, continua Aluízio Figueiredo, como um adorno que pode durar para até depois do Natal. Garrafões de água colorida com anelina servem como um arranjo para lá de interessante. Enfeites com bichos de pelúcia para as crianças, pendentes, velas. Tem para todos os gostos e habilidades.

 Vale percorrer o Centro de BH atrás de lojas que têm os materiais crus para serem trabalhados, ensina o artista. "Galerias, o Mercado Novo, o Mercado Central, nos arredores da Praça da Estação, lojas de R$ 1,99, ou próprias de artesanato. Dependendo do que pretende a criação, você foca a sua busca. É possível encontrar as bases para pintar e customizar. Há peças em madeira cortadas a laser ou em gesso, super baratas, em formas variadas, como renas, Papai Noel, presépios, meninos Jesus, a linha sacra. Mesmo que não ache o que procura, existem lojas que recebem encomendas e entregam exatamente o formato que precisa", instrui Aluízio.

LOJAS ESPECIALIZADAS

Entre o comércio que oferece artefatos tradicionais para as festividades na capital, o que não falta é oportunidade de escolha. Na Casa Maia, no Lourdes, desde o começo de outubro as vendas de Natal estão a todo vapor. A loja, há 26 anos no mercado, disponibiliza produtos para o varejo, para locação e projetos tanto residenciais como comerciais, explica o proprietário, Alexandre Maia. Ele conta que a procura surpreendeu e o estoque já está reduzido - o volume de negócios será entre 20% e 30% maior em relação ao mesmo período de 2016. A casa conta com enfeites de todos os tipos, desenhos, materiais e tamanhos: árvores, bolas, Papai Noel, Mamãe Noel, presépios, imagens de Jesus, guirlandas (até fabricadas na hora), fitas e laços, bonecos, pendentes, peças com temas infantis, e elementos para decoração externa, como estrelas, luzinhas e árvores de LED. E esses são apenas alguns itens do cardápio, que variam de artigos nacionais a importados.

Alexandre Maia trabalha com enfeites natalinos há quase três décadas e espera boas vendas neste ano  - Jair Amaral/EM/D.A Press Alexandre Maia trabalha com enfeites natalinos há quase três décadas e espera boas vendas neste ano

Em relação a novidades, estão Papai Noel e renas eletrônicos, e o LED, além da alternativa de fazer a decoração de cenários diretamente no lugar da celebração. As árvores gigantes também tiveram uma saída enorme, ressalta Alexandre, reforçando que está sempre antenado quanto às tendências. Mesmo com o predomínio de novas cores, como o branco, palha, bége, nude e prata, as tonalidades clássicas verde, vermelho e dourado não perdem espaço, identifica o empresário. "Temos muito carinho pelos clientes. Seguimos o preceito de ter um preço acessível para exemplares de bom gosto, com uma linha muito bem selecionada. Mesmo com a crise, as pessoas vivem o momento e querem festejar".

A Casa Futuro, também no Lourdes, há 20 anos no ramo, tem o leque completo de Natal para todos os ambientes da casa, internos e externos. São ideias variadas para cozinha, sala, banheiro, quarto, entre outros. Além dos enfeites mais comuns, a loja tem itens para montagem de mesas, como galhos, arranjos, porta guardanapos, caminhos de mesa. Para o espaço de estar, dispõe de almofadas personalizadas com o mote natalino. Estabelecimento temporário que abre em setembro e fecha em janeiro, a Casa Futuro tem outras unidades no BH Shopping, no Boulevard Shopping e na Raja Gabaglia, esta última voltada para aluguel. "Temos todos os tipos de produto para Natal para um público variado", diz a proprietária, Cláudia Travesso.

Jair Amaral/EM/D.A Press

Na Amadeu Scarpelli, as vendas de Natal estão excelentes, conta o empresário que dá o nome à loja, frisando que buscou coisas inovadoras para a data. Amadeu, atuante no segmento de decoração há três décadas, indica como o grande lançamento as projeções de LED diretamente em fachadas e paredes, uma tecnologia inédita no Brasil. Os itens natalinos, além do convencional, podem se unir à decoração da casa como um todo: jogos americanos, caminhos de mesa, casinha do Papai Noel com meia e sapatinho, anjos e bonecos de neve (para pendurar em copos, xícaras e taças), porta guardanapo de pássaros, toalhas de mão para lavabos com motivos de Natal. Entre os sucessos, estão as peças transparentes com iluminação embutida que tocam música, como um presépio com carneirinhos iluminados, e também um arranjo em vidro feito à mão com bico de papagaio, cachos de uvas e heras, que depois do Natal pode continuar como um belo centro de mesa. "Sejam empresas ou clientes residenciais, atendemos qualquer tipo de público, do mais simples ao mais sofisticado", finaliza Amadeu.

A figura do Papai Noel é obrigatória na decoração - Jair Amaral/EM/D.A Press A figura do Papai Noel é obrigatória na decoração

SAIBA MAIS E FAÇA VOCÊ MESMO

Sempre dá para deixar o lar mais bonito mesmo gastando pouco, inventando e criando os próprios arranjos. Veja ideias de enfeites para o Natal com material reaproveitado e artesanal, que você pode fazer em casa:


 - Árvores: cobertas com penas brancas, com areia e estrelas do mar, com frutas, feitas com livros sobrepostos, com laços e pérolas, cheias de cruzes, em papel picado, com rolhas, cartolina dobrada, garrafas PET, cano PVC, pedaços de madeira, caixas de ovo, retalhos de tecido, imagens de divinos, e até suspensas

- Decorar com luzes dentro de garrafas ou potes de vidro, e colocá-las no canto da sala ou em cima da mesa conjugadas com outos itens natalinos

- Decorar com velas em arranjos, ou sobre potes, em copos e taças emborcados

- Adornos com fitas, pinhas e bolas penduradas, sobre a mesa ou nas janelas

- Bonecos de neve feitos com tampinhas de refrigerante, copos descartáveis, caixas de papelão ou latas

- Carinhas de boneco de neve feitas com bolas de isopor para encher um copo

- Tags em papel para pendurar na árvore escritas com mensagens natalinas

- Meias, sapatinhos e bengalas de retalhos de tecido

- Balõezinhos artesanais

- Enfeites para árvores: feitos com memória ram antiga; mini árvores com macarrão colorido grudado; canudinhos em forma de estrela; rolhas; de feltro (papai noel, pinheiro decorado, biscoitos divertidos e renas, para decorar a árvore ou a porta)

- Chapéu de Papel Noel de cartolina

- Flocos de neve rústicos com pedaços de madeiras, galhos e botões, ou em garrafa PET e palitos de picolé

- Capa para cadeira em tecido vermelho

- Porta talheres imitando roupa de Papai Noel

- Garrafas enfeitadas

- Guirlanda feita com rolo de papel higiênico

- Renas feitas com peças de quebra cabeça

- Lâmpadas natalinas cobertas com gliter

- Bolas customizadas: revestidas com botões, fuxicos, retalhos de tecido ou restos de CDs velhos

- Bolas preenchendo molduras

- Usar bolas soltas amontoadas ou espalhadas na mesa

- Frutas: morangos podem ser a estrutura de uma pequena árvore para adornar o centro da mesa ou, com chantilly, imitar um Papai Noel; uvas, kiwis e mangas também servem como enfeite

- Mesas: escolher um motivo e agregar um ar temático; espalhar velas, bolas, gravetos, sinos, fitas e grãos. Os pratos podem ter um mimo, como um pequeno embrulho de presente

A internet está repleta de tutoriais para ensinar a fazer você mesmo a decoração de Natal. Confira alguns desses sites:

https://blog.construbasico.com.br/faca-voce-mesmo-como-fazer-40-enfeites-para-o-natal-sem-gastar-quase-nada/


http://www.muitochique.com/decoracao-2/enfeites-de-natal.html 

http://www.amaecoruja.com/2014/11/50-ideias-criativas-para-decorar-a-casa-no-natal/ 

https://familia.com.br/11888/faca-voce-mesmo-10-enfeites-lindos-de-natal-sem-gastar-muito 


http://eaibeleza.com/off/decoracao-natal/

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura