Programe-se!

Coletivo de arte e artesanato promove evento especial em BH com a essência do feito à mão

1º Encontro de Arte Mineira será realizado nessa sexta-feira, no Sou Café, na Praça da Liberdade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/10/2018 15:51 / atualizado em 25/10/2018 13:12 Joana Gontijo /Lugar Certo
Peças artesanais criativas para compor os ambientes são destaque
 - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press e Divulgação Peças artesanais criativas para compor os ambientes são destaque

Cores, traços, texturas. História, cultura, raiz, poesia, sentimento. Criatividade, inspiração, encanto, identidade, o sentido de pertencimento. Experiências que vem das mãos para conquistar, pelo que é autêntico e com olhar apurado. Enaltecer os processos artesanais é uma forma de demonstrar o poder profundo do trabalho do criador, que empenha em objetos únicos suas habilidades e personalidade. Muito além da fabricação em série, industrializada, firmada na repetição de comandos e padrões, a expressão manual é fluida.

O evento resgata a importância do artesanato para todas as gerações
 - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press O evento resgata a importância do artesanato para todas as gerações

O projeto Valorizando Quem Faz se preocupa não apenas com os modos de fazer da arte e do artesanato e o resultado final, mas também convida ao envolvimento os atores dedicados a esses campos, que buscam espaço de destaque. O foco não é somente a confecção das peças - antes, a disseminação da importância de valorizar o setor, despertando a consciência do público sobre novas maneiras de consumo e produção, expandindo a percepção sobre o que é uma obra. Com a presença de artigos que, muitas vezes, se baseiam também na sustentabilidade, é trazida à tona a perspectiva acerca da matéria-prima, seu caminhos até chegar ao artesão ou artista, a cadeia produtiva, sem esquecer o significado imaterial por trás de cada elemento: saberes ancestrais, tradição, tempo, essência, senso de comunidade.

"Pretendemos promover a união entre os atores da cadeia da arte e do artesanato. Convocamos o público para prestigiar a produção em Minas, valorizar o que a gente tem e faz", conclama Cynthia Rabello, coordenadora da iniciativa. Ela convida para o 1º Encontro de Arte Mineira, que será realizado na próxima sexta-feira, no Sou Café, dentro do Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com uma mostra de artesanato mineiro.

Feira apresenta um rico leque de produtos - Beagá Arte/Divulgação Feira apresenta um rico leque de produtos

Para Cynthia Rabello, os trabalhos manuais imprimem nas composições mais identidade
 - Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press Para Cynthia Rabello, os trabalhos manuais imprimem nas composições mais identidade

Com produtos que estão colocados à venda, o evento vai contar com a participação de dez expositores que irão apresentar, entre um rico leque de opções: ourivesaria, mosaico, bijuterias e bolsas artesanais, porcelanas e itens em vidro pintados à mão, papelaria artesanal com mote de exaltação do feminino, objetos em madeira coloridos, com motivos religiosos, esculturas de animais, personagens e outros temas feitas com material reciclado e papel, e kokedamas. Fechando o dia, está marcado o pocket show acústico "Inusitadas Intervenções", voz e violão, com a cantora Rita Silva e o violonista Saulo Fergo, às 19h.

A feira na Savassi abre espaço para as mais diversas expressões artísticas
 - Divulgação A feira na Savassi abre espaço para as mais diversas expressões artísticas
O cerne da atuação do Coletivo Beagá Arte, que promove o encontro com a curadoria de Cynthia, muito mais que ser uma janela de convívio, em que os artesãos, desafiados a inovar, podem comercializar objetos que demonstram seus mais íntimos sentimentos, é a busca contínua por exaltar a cultura e as tradições de Minas Gerais. "É o resgate de um pedacinho de nossa história", pontua a coordenadora.

Como um eco da devoção dos artistas e artesãos mineiros, de amplo alcance, o trabalho entra em nova fase. Já no calendário da cidade, a Feira de Artes e Artesanato Mineiro Beagá Arte é sucesso. Ofertando artigos fora do lugar-comum, a feira abre as portas todos os sábados, no Jockey Bar Café, na Savassi, entre 10h e 16h. A produção do estado comparece com opções para uso pessoal ou para enfeitar o lar. Sobre a feira, que começa a se firmar na preferência dos belo-horizontinos, Cynthia faz questão de frisar a parceria com o Jockey Bar e Café, que comparece com a gastronomia, oferecendo a cafeteria, petiscos, cervejas artesanais e pratos à la carte, opções perfeitas para desfrutar bons momentos na companhia de quem se gosta. As próximas edições estão agendadas para 27 de outubro, e 10 e 24 de novembro. Os interessados podem acompanhar a programação e as novidades pelo Instagram @feirabeagaarte.


E os bons ventos trazem novidades. Para 2019, a pretensão do coletivo é se tornar uma associação, o que vai ajudar na visibilidade e abrangência de público. A ideia é conseguir incentivo, novas formas de apoio, dar oportunidade aos artesãos de participar de diversas exposições, até em outros estados, em locais como centros culturais e museus, por exemplo, a preços de exposição acessíveis. “Nasci para isso, para reunir pessoas, para ajudar, orientar. Tem muita gente talentosa, mas que precisa de um direcionamento, o que eu ofereço gratuitamente. É o que eu gosto, é amor mesmo”, revela Cynthia.

Criatividade e inspiração: a essência do feito à mão - Beagá Arte/Divulgação Criatividade e inspiração: a essência do feito à mão

Ótimas opções para presentear no fim de ano - Divulgação Ótimas opções para presentear no fim de ano

1º Encontro de Arte Mineira
26 de outubro
De 15h às 20h30
No Sou Café
Centro Cultural Banco do Brasil
Praça da Liberdade, 450, Funcionários - Belo Horizonte
Entrada gratuita
Sujeito a lotação

Feira Beagá Arte
Artes plásticas, artesanato, moda, marcas locais
Sábados, de 10h às 16h
Próximas datas: 27/10, 10/11, 24/11
No Jockey Bar Café
Rua dos Inconfidentes, 871, Savassi - Belo Horizonte
Entrada gratuita

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura