Marque na agenda!

Coletivo de arte e artesanato convida para evento especial de Natal em BH

Feira Beagá Arte será no próximo sábado, dia 22, na Savassi, com lindos produtos feitos à mão, ótimas opções para presentear

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/12/2018 14:00 / atualizado em 16/12/2018 19:00 Joana Gontijo /Lugar Certo
Beagá Arte/Divulgação

Retrato da diversidade, marcas da cultura, a identidade celebrada em cada detalhe. Presença de um povo, fruto da criação. Materialização sensível do que brota na alma, herança do tempo. Com inúmeras técnicas e ramificações, a arte e o artesanato encontram inspiração em uma rica variedade de produtos, exaltando a história e a tradição da região onde nascem, em uma reafirmação do sentido de pertencimento. Fibras, cerâmicas, madeira, couro, pedraria, fios, metais, tecidos, papel, itens reciclados, entre tantas outras matérias-primas, dão forma aos mais diferentes efeitos alcançados pelo feito à mão. São as sementes dos altos e corajosos voos da imaginação, que viaja sem limites e expande os modos de expressão. Não é à toa que o trabalho manual seduz admiradores pelo mundo inteiro e ganha protagonismo dia a dia.

Entusiastas da arte e do artesanato procuram nas peças exclusividade e personalidade, bem o oposto dos industrializados, da mecanização e da fabricação em série - nesse ponto, são as raízes que falam alto. Quanto mais inovador e criativo o design, maior o valor embutido para conquistar o coração que aprecia. Do objeto à embalagem, a ideia é proporcionar ao comprador uma experiência completa. Afinal, trata-se de elementos cujo significado transcende a mera utilidade ou linguagem estética - a importância se orienta, muito antes, pela carga cultural e afetiva, em uma originalidade que clama por ser compartilhada.

E com as festividades de fim de ano se aproximando, nada melhor que encontrar no cardápio dos artigos autorais opções para agraciar quem se ama. Pensando nisso, o projeto Valorizando Quem Faz, um coletivo de artesãos e artistas plásticos, irá promover, neste sábado, 22 de dezembro, um evento especial. É a edição de Natal da Feira Beagá Arte, que será relizada no Jockey Bar & Café, na Savassi, entre 10h e 18h, com entrada gratuita.

Beagá Arte/Divulgação

Estarão reunidos 16 expositores que vão apresentar produtos entre R$ 20 e R$ 250, assinados por marcas locais. Dentre o leque oferecido, estão opções para uso pessoal ou para enfeitar o lar, como: joalheria, bijuterias artesanais e semi-joias em materiais variados, bastidores bordados, crochê, suculentas, pedras desenhadas, trabalhos para mesa posta, bolsas feitas à mão, roupas, mosaicos, biscoitos natalinos, pijamas de algodão, porcelanas pintadas, aquarelas, origamis, entre outros. "Pretendemos promover a união entre os atores da cadeia da arte e do artesanato. Convocamos o público para prestigiar a produção em Minas, valorizar o que a gente tem e faz", diz Cynthia Rabello, coordenadora do projeto.

O eixo da atuação do Coletivo Beagá Arte, muito mais que ser uma janela de convívio, em que os produtores, desafiados a inovar, podem comercializar objetos que demonstram seus mais íntimos sentimentos, é a busca contínua por exaltar a cultura e as tradições mineiras. "É o resgate de um pedacinho de nossa história", pontua Cynthia. Para ela, a maior importância do trabalho é engrandecer o que é artesanal. "São artistas que fazem peças lindas, estimadas até fora do Brasil, mas enfrentam dificuldades na comercialização, principalmente por causa dos atravessadores. Dessa forma, acabam não sendo reconhecidos e ficam sem o retorno desse esforço todo. Muitas vezes, a loja oferece o produto mas não faz a mínima questão de apresentar a trajetória do autor da obra para os clientes. E a maioria dos artesãos dedica a vida a isso", critica.

Beagá Arte/Divulgação

Cynthia também faz questão de frisar a parceria com o Jockey Bar & Café, que funcionará normalmente no dia da feira, e comparece com a gastronomia, oferecendo a cafeteria, petiscos, cervejas artesanais e pratos à la carte. Ideias perfeitas para desfrutar bons momentos na companhia de amigos e da família.

Em janeiro do ano que vem, o projeto irá inaugurar um espaço fixo para exposição e venda no Sou Café, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Para 2019, a pretensão do coletivo é também se tornar uma associação, o que vai ajudar na visibilidade e abrangência de público. A perspectiva é de conseguir incentivo, novas formas de apoio, dar oportunidade aos artesãos de participar de diversas exposições, até em outros estados, em locais como centros culturais e museus, por exemplo, a preços de exposição acessíveis.

Os interessados no projeto podem acompanhar a programação e as novidades pelo Instagram.

Serviço:
Feira Beagá Arte Savassi - Especial de Natal
22 de dezembro, das 10h às 18h
No Jockey Bar & Café
Rua dos Inconfidentes, 871, Savassi
Entrada gratuita
Mais informações na
 página do evento no Facebook

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura