Criatividade

Decoração de sala estilo industrial: saiba o que é e como fazer a sua

A sala no estilo industrial reúne elementos urbanos e rústicos em uma decoração moderna e aconchegante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/09/2021 13:00


Hippopx

 
Que tal inovar na decoração da sua casa ou apartamento? Uma dica para quem vai começar do zero é a sala estilo industrial. Mas você sabe como ela é caracterizada? Acompanhe as dicas e inspirações de decoração deste artigo. 
 
A decoração industrial tem sido uma aposta de pessoas modernas e que gostam de diferenciais até mesmo dentro de casa. Isso porque o estilo foge do tradicional, trazendo o urbano para dentro do seu lar. 

Você certamente já visitou um galpão de fábrica, com aquelas paredes cinzentas e tubulações à mostra. A decoração industrial é parecida, porém, busca inspiração nos lofts norte-americanos dos anos 60 e 70
 
Na época, os nova-iorquinos ocupavam antigos galpões de fábrica para morar. Por isso, aproveitaram o estilo dos imóveis e os adotaram na decoração. 
 
Assim, peças rústicas, metais, ferros, itens reciclados e muitos outros elementos fazem parte desse tipo de decoração. 

O que é decoração estilo industrial? 


Então, você quer saber o que é decoração estilo industrial? Na verdade, ele surgiu em meados dos anos 60 a 70 em Nova York, nos Estados Unidos, quando os norte-americanos passaram a ocupar fábricas antigas. 

Elas tinham tijolinhos à vista, tubulações aparentes e pisos rústicos. Além disso, eram um ambiente único ou com pé direito duplo que, por sua vez, podiam ser usados de maneira mais criativa na decoração. 

Assim, surgiu um estilo mais despojado, moderno e urbano, que acabou se espalhando por vários países. O Brasil adotou a inspiração e, por isso, muitos adeptos da decoração estilo industrial criam projetos, seja em cozinhas, salas e quartos. 

Como fazer uma decoração estilo industrial


Gostou desse estilo? Então siga as próximas dicas para não errar na hora de adotar essa tendência.

Concreto e tijolos à mostra 


Pode-se dizer que a marca do estilo industrial é o concreto e as paredes de tijolos à mostra na decoração. 

Essa inspiração é um verdadeiro charme em salas e outros cômodos da casa ou apartamento. 

Mas também são usados outros tipos de revestimento, como pisos de cimento queimado e madeira, além de tecidos macios, como o algodão e a lã nas cortinas, almofadas e tapetes. 

Iluminação moderna 


Assim como as tubulações da sala estilo industrial são aparentes, as fiações também. Por conta disso, é muito comum ver, neste estilo, luminárias com a fiação aparente, de preferência com a luz amarela. 
 
Outro destaque são os pendentes, que podem ser colocados em pontos estratégicos da sua sala. 

Mobília rústica 


Não pode faltar na sua sala estilo industrial, os móveis produzidos com ferro. Afinal, eles valorizam o próprio metal e têm uma coloração escura que combina com o ambiente. Outro destaque são os elementos com aço corten, também conhecido como aço patinável, que apresenta alta resistência. Portanto, é ideal para uso em área externa, mas também pode ser usado em ambientes internos e como revestimento dos móveis. 

Ambientes integrados


A sala no estilo industrial pode ser integrada a outros ambientes, como o quarto ou a cozinha. Isso porque, normalmente, esse estilo é utilizado em imóveis compactos, como os apartamentos studios ou lofts, que têm apenas um cômodo principal. 
 
Assim, integrar os ambientes com a decoração é uma boa saída para resolver a questão do espaço, conferindo mais praticidade ao imóvel. 

Acessórios decorativos 


Agora que você já sabe o que é sala estilo industrial, saiba como fazer uma decoração à altura das páginas de revista. 
 
Para isso, use e abuse de acessórios decorativos, como os que você pode conferir a seguir: 
 
  • capas de almofada; 
  • pendentes;
  • quadros decorativos;
  • tapetes escuros;
  • trilhos de spots. 

Concluindo, é fácil ter uma sala estilo industrial com praticidade e elegância, levando um ar de exclusividade e modernidade à sua casa ou apê. 

Gostou das dicas?


Que tal continuar conferindo os conteúdos do portal Lugar Certo sobre o mundo décor? E falando em estilo industrial, nós também preparamos um conteúdo especial sobre cozinha estilo industrial para você.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura