Clássico

Tendência: saiba como utilizar o preto na decoração da sua casa

O preto pode ser usado na decoração de casas e escritórios, afinal, ele é uma cor clássica e que pode ganhar destaque com outras tonalidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/07/2022 13:39 / atualizado em 18/07/2022 13:53


O uso do preto na sala de estar chama a atenção. / Foto: Freepik - O uso do preto na sala de estar chama a atenção. / Foto: Freepik
 
Quem disse que o preto na decoração não combina? Ele cai muito bem em casas, apartamentos e escritórios. Aliás, a cor dá um ar de elegância aos ambientes. Entretanto, é importante saber combinar o preto com outras cores para valorizá-lo ainda mais.
 
O preto é uma cor clássica e profunda. Portanto, ele pode enriquecer o ambiente. Nesse sentido, os móveis pretos na sala ou o revestimento preto no banheiro podem ser usados com cores complementares, como o palha, o rosa e o tradicional branco. Aliás, preto e branco são um clássico da decoração. 

Preto é uma tendência que nunca sai de moda 

Muita gente tem medo de usar o preto na decoração, pois teme que o ambiente fique muito escuro, pequeno ou com baixo astral. 
 
Entretanto, isso não é verdade, pois o preto é uma tendência que pode compor com outras cores. Sendo assim, a cor pode ser usada na mobília, na arquitetura, no revestimento e até nas paredes. 
 
Em suma, o preto é uma cor universal e dá um toque especial à decoração, pois fica elegante, personalizado e com um ar de modernidade. 
 
Que tal, por exemplo, usar a cor nos detalhes da decoração, como quadros, vasos, tapetes, luminárias e bancos? Sem dúvida, seja como cor do móvel principal ou dos detalhes, o preto é ótimo para decorar a sua casa. 
 
O preto é uma cor clássica e profunda. / Foto: Freepik  - O preto é uma cor clássica e profunda. / Foto: Freepik
 

Como usar o preto na decoração do quarto 

Quartos com a cor preta são magníficos, pois trata-se de uma cor elegante e que combina com vários tons. 
 
Aliás, como o preto é uma cor neutra, ele fica bem com várias cores mais alegres, como o rosa e o amarelo. 
 
Utilizar o branco também é uma boa ideia, especialmente se você fizer uma combinação de móveis e acessórios de decoração. 
 
Que tal uma cama preta com um kit de almofadas da cor rosa? Ou ainda uma mobília preta com cortinas e colcha no tom palha? 

Como usar o preto na sala de estar

A sala de estar costuma ser o maior cômodo da casa ou apartamento. Nesse sentido, é interessante usar o preto numa parede. Pois assim, não se terá a impressão de que o cômodo é menor do que realmente é. 
 
Porém, se a sua sala for pequena e você quiser apostar no preto na decoração, utilize mobília escura. Que tal um rack preto com alguns detalhes em dourado, por exemplo? 
 
O uso do preto na sala de estar chama a atenção, pois ela é uma cor elegante e que, com certeza, deixará este ambiente ainda mais charmoso e aconchegante. 
 
Um detalhe que não pode ser esquecido é o projeto de iluminação, pois com alguns focos de luz a sua sala de estar com predominância da cor preta ficará sensacional. 

Como usar o preto na cozinha 

Você pode ter uma cozinha moderna, com alguns detalhes no estilo retrô, usando o preto no ambiente.
 
Mas tome cuidado para não sobrecarregar o ambiente com esta cor, pois a cozinha pede um espaço mais clean e claro. 
 
Portanto, a dica é usar o preto com o amadeirado no armário e na mesa. Que tal uma mesa de madeira com bancos pretos, por exemplo? 
 
Afinal, você conseguirá um belo contraste e ainda deixará sua cozinha moderna e elegante. 
 
 
A dica é usar o preto com o amadeirado no armário e na mesa.  / Foto: Freepik  - A dica é usar o preto com o amadeirado no armário e na mesa. / Foto: Freepik

Quando não usar o preto na decoração 

Como você viu até aqui, o preto é uma cor clássica e elegante, mas usá-lo em demasia pode sobrecarregar o ambiente, deixando-o muito escuro e com um ar melancólico. 
 
Nesse sentido, os especialistas em arquitetura de interiores sugerem não usar o preto em algumas situações, como: 
  • Quando você usa o preto com outras cores escuras; 
  • Usando o preto como cor predominante, sem pontos de cores leves; 
  • Sem dar chance de opção para outras cores escuras, que também ficam interessantes, como o grafite ou azul marinho. 
Assim, com as dicas deste conteúdo, é mais fácil usar preto na decoração do seu lar e deixá-lo do jeito que você gosta. 
 
Agora, que tal continuar lendo os conteúdos do portal Lugar Certo? Trazemos dicas de decoração, estilos, uso de cores, organização dos móveis e muito mais. 
 
Se você gostou destas dicas, leia tambémcomo escolher a cor da parede de cada cômodo. 

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura