Escadas agregam funcionalidade e estética aos ambientes; veja como usar

Elas podem ser muito mais que um recurso para alcançar lugares altos ou ter acesso a outros andares da casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/01/2015 14:38 / atualizado em 26/01/2015 15:02 Redação /Bonde
Quando pensamos em objetos decorativos e peças de design, a última referência que temos são as escadas. Mais que um recurso para alcançar lugares altos ou ter acesso a outros andares da casa, a escada pode cumprir outros papéis que agregam funcionalidade e estética.

As escadas são muito bem-vindas em ambientes onde é fundamental utilizar ao máximos as paredes. "Esse é um elemento marcante na arquitetura e tem papel imprescindível na decoração, seja em ambientes pequenos ou maiores", destacam as arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura.

Ao se trabalhar com escadas, a segurança não deve ser ignorada, pelo contrário. "Para os revestimentos, opte sempre que possível por soluções antiderrapantes em parte ou totalidade do degrau", recomendam Nathália e Luciana.

A designer de interiores Iara Santos conta quais os cuidados necessários ao especificar esse objeto no décor: "Ao inserir a escada no projeto é importante que a pessoa tenha em mente que está escolhendo, além de um elemento funcional, um produto decorativo. Como tal, o material, a cor e o design devem ser levados em consideração para que haja uma boa harmonia com o restante do layout".

O morador deve estar atento ao estilo de decoração. "A funcionalidade e o uso decorativo quebram a rigidez do décor e brincam com o ambiente. Por essa característica, o único estilo que não combina com o uso de escadas, é o estilo clássico", alerta Iara.

"Esse objeto pode fazer as vezes de banco, estante, e até de mini revisteiro. Dessa forma, decora e continua cumprindo um papel prático e funcional", conta Maria Cristina, decoradora e proprietária da loja Villa Maria.

Confira alguns exemplos:

Rodrigo Marcandier/Divulgação
A escada foi incorporada à estante de maneira charmosa e funcional, o que deu um toque especial ao décor. O projeto é de autoria da Óbvio Arquitetura.
_____________________________________________________________________________________________________

Juliana Buli/Divulgação

Multifuncional, essa escada, além da sua principal função, pode ser usada também como assento e mini estante, mudando-se apenas a altura dos degraus. A peça é encontrada na loja Villa Maria.
_____________________________________________________________________________________________________

Divulgação
 A escada faz as vezes de mini revisteiro guardando as revistas da usuária do espaço. A composição é criativa e prática. A proposta é de Iara Santos.

Tags: escadas decoração dicas funcionalidade

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023