Conforto

Sofá retrátil: entenda as vantagens e veja qual é o ideal para a sua sala

Em relação ao sofá convencional, o sofá retrátil é muito mais confortável e espaçoso; confira as dicas de como escolher o seu neste post

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/01/2022 13:00 / atualizado em 04/01/2022 13:34


Sofá retrátil - Pexels Sofá retrátil

 
Como escolher o melhor sofá retrátil? São muitos modelos, marcas, cores, tecidos e tamanhos diferentes. Você pode escolher o que mais combina com a sua sala
 
Afinal de contas, não tem nada mais gostoso do que chegar em casa depois de um dia cansativo, tirar os sapatos e deitar no sofá. Seja para curtir um filme, uma série ou sua novela preferida, o sofá retrátil é uma ótima companhia. 

Além disso, ele é mais espaçoso e pode comportar a família inteira, inclusive os pets. Porém, pode-se dizer que a principal vantagem é favorecer a postura, pois ele ajuda a alinhar a coluna na hora de sentar-se e deitar-se. Acima de tudo, você pode regular o sofá retrátil à sua altura. 

O que é um sofá retrátil? 


O sofá retrátil e reclinável é um modelo relativamente novo no mercado. Ele permite que o encosto seja reclinável para trás em um ângulo de até 120 graus. Além disso, a peça permite a extensão do assento, deixando que a pessoa estique os pés, ficando quase deitado. 

Aliás, ele é diferente do modelo tradicional, que é totalmente fixo e não permite adaptações. Mas também diverge do sofá-cama, pois não deita totalmente. 
 
Sendo assim, o sofá retrátil é uma peça intermediária e que tem conquistado a maioria dos consumidores. 

Quais as vantagens do sofá retrátil e reclinável? 


A procura pelo sofá retrátil e reclinável mostra que realmente há fortes motivos para preferi-lo na hora da compra. Isso porque ele apresenta algumas vantagens, como as que você verá logo abaixo. 

Economia de espaço

Quando ele é usado fechado, economiza espaço na sua sala. Afinal, ele diminui de tamanho, mas preserva a estética e o conforto que são características dessa peça. 

Estética

Por falar em estética, é bom lembrar que existem muitas cores, desenhos e tecidos de acabamento que fazem desse tipo de estofado um móvel muito desejado por todos. A dica é escolher um bom acabamento e zelar pela sua manutenção. 

Conforto

A peça é mais confortável em razão do acabamento e do espaço, pois possibilita que mais pessoas deitem-se no estofado e façam companhia na hora de assistir à televisão. Ou seja, você não terá problemas com sofá duro nem estreito. 
 
Sofá retrátil - Freepik Sofá retrátil


Quais são os modelos mais comuns? 


Antes de comprar o seu sofá retrátil e reclinável, pesquise sobre os modelos existentes. Isso porque há opções para salas mais amplas e outras para espaços menores. Veja a seguir. 

Sofá retrátil e reclinável

Ele pode ser retrátil no assento e reclinável no encosto, ou ainda, conter apenas uma função. Enfim, é bom tirar as medidas da sua sala antes de comprar. Quando ele está fechado, é menor, mas quando está aberto precisa ter o espaço disponível para a abertura da peça. 

Sofá em L retrátil

Ele fica encostado no canto da parede e, por isso, dá uma sensação confortável e aconchegante ao ambiente. 
 

Sofá retrátil de 3 lugares

É o tipo mais comum, sendo ideal para apartamentos ou casas pequenas, cuja sala de estar é integrada à sala de jantar. Existem os estofados de 2 e de 3 lugares, que são mais fáceis de encontrar nas lojas. 

Como escolher o ideal? 


Enfim, como escolher o melhor sofá retrátil? Se você está realmente decidido a levar para casa um sofá neste modelo, deve avaliar algumas condições, como: 

  • escolha o número de lugares conforme a quantidade de pessoas da sua casa; 
  • confira os níveis de reclinação do encosto e a abertura do assento; 
  • note se os materiais de revestimento são realmente de boa qualidade; 
  • dê preferência para produtos com espuma D26, pois eles são mais duráveis; 
  • escolha sofás que suportem 80 quilos por assento, no mínimo, para evitar que se quebrem. 

O que você achou das nossas dicas? 


Existem ainda outros modelos no mercado que são bastante atrativos. Veja como você também pode fazer seu próprio sofá. E acompanhe o portal Lugar Certo para ter mais inspirações para decorar a sua casa ou apartamento. 

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023