Projeto elétrico

7 dicas importantes na hora de fazer a instalação elétrica da sua casa

O barato pode sair caro, por isso, é importante usar materiais de qualidade e contratar profissional especializado para fazer seu projeto elétrico

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/01/2022 13:00


Instalação elétrica - Freepik Instalação elétrica

 
Você está construindo seu imóvel e quer saber como fazer a instalação elétrica da sua casa? Então, preste atenção às dicas de segurança deste conteúdo. Afinal, o projeto elétrico exige cuidados e, por isso, não tente economizar fazendo gambiarras ou comprando materiais de baixa qualidade. 

Basicamente, o projeto elétrico de uma residência é a representação gráfica das instalações elétricas, ou seja, os locais onde serão instalados tomadas, interruptores, pontos de iluminação, quadros de distribuição, circuitos elétricos e outros itens. 

Portanto, esse tema é cheio de detalhes que não podem passar despercebidos. Enfim, aos olhos de um leigo, a potência, o fio ideal e a localização podem não fazer diferença. Entretanto, é preciso ter um conhecimento profundo de eletricidade para impedir curtos-circuitos, sobrecarga de energia ou danos aos equipamentos ligados às tomadas. 

Deixe o serviço nas mãos de um profissional 


Na hora de fazer a instalação elétrica da sua casa, é bom contar com a participação de um profissional especializado, por mais que você tenha um certo conhecimento nesta área. 

Sendo assim, ele precisa cumprir algumas normas, como possuir a NR-10, que é a Norma Regulamentadora para trabalhos com eletricidade. O profissional também deve obedecer às normas NBR 60669, 5431 e 5410. Tudo para fazer um trabalho seguindo à risca as normas de segurança. 

Assim, é possível saber as áreas críticas e que exigem potência mínima para evitar sobrecarga, como as que serão apresentadas a seguir: 


Portanto, pesquise em sua cidade a oferta de mão de obra e escolha aquela que mais se encaixa nas suas necessidades. 

Veja os elementos mais usados na instalação elétrica 


Agora, se você não tem a mínima noção do que é usado na instalação elétrica, veja alguns itens que são indispensáveis neste contexto. São eles: 

  • caixa de entrada (quadro de medição);
  • disjuntores;
  • fios e interruptores;
  • quadro de distribuição (com chave geral de disjuntores). 

Com eles, é possível fazer um projeto elétrico adequado para o imóvel, lembrando que as exigências são diferentes para prédios comerciais e indústrias. 

7 sugestões para maior segurança


Que tal conhecer agora algumas dicas para você ter mais segurança na hora de fazer a instalação elétrica da sua casa? Veja a seguir. 

1. Tenha a planta em mãos

Com a planta do imóvel, o eletricista montará o projeto elétrico, respeitando as distâncias, fazendo o dimensionamento da carga elétrica, identificando as especificações das normas técnicas e de segurança.  

2. Atente-se aos tubos e conexões

Esses materiais irão proteger os cabos de energia elétrica e, justamente por isso, devem ser bem seguros e de boa qualidade. Em casas, uma boa solução são os corrugados de PVC, mas em indústrias é necessário usar eletrodutos resistentes devido à carga ser mais alta. 

3. Não faça emendas desnecessárias

Às vezes, fazer uma emenda é inevitável. No entanto, tome o cuidado de isolar bem o local. O cabo sem emendas ajuda a evitar problemas, como: fuga de corrente elétrica, choque elétrico, aquecimento dos cabos e outros. 

4. Verifique as necessidades do ambiente

Cada cômodo tem as suas necessidades com relação ao fornecimento de energia elétrica. Um banheiro, por exemplo, necessita de uma tomada próxima ao lavabo. 

Na sala de estar, é importante haver tomadas em todas as paredes para permitir o uso de aparelhos eletrônicos. Sendo assim, após definir a quantidade de tomadas e interruptores, o profissional irá distribuí-los conforme a carga que o cômodo comporta. 

5. Utilize materiais de qualidade

Pense na integridade das instalações elétricas e opte por produtos de qualidade, com selos e certificações. Isso porque escolher materiais mais baratos e de qualidade inferior pode comprometer a segurança da sua instalação. 

6. Prefira equipamentos e ferramentas modernas

Na hora de fazer a instalação elétrica, é importante contar com equipamentos e ferramentas que condizem com as necessidades do serviço, como alicates, martelos, medidores, chaves e outros itens. Uma boa caixa de ferramentas agiliza os trabalhos e dá mais segurança. 

7. Obedeça as normas de segurança

A principal norma de segurança para a área é a NR-10, que estabelece todas as medidas que devem ser tomadas na hora de colocar em prática o projeto elétrico da sua residência. 

Em resumo, contrate um profissional qualificado, adquira materiais de qualidade e siga todos os procedimentos esperados para ter mais segurança e garantia na hora de fazer as instalações elétricas da sua casa. 

Que tal continuar acompanhando mais dicas no portal Lugar Certo? 


Você pode começar conferindo como fazer o projeto de iluminação da sua casa. Depois, confira dicas de decoração e organização do lar. 

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023