Área de banho

Conheça a variedade de modelos de chuveiro e escolha o ideal para você

Uma boa vazão de água e um design interessante, combinados com um bom preço, formam o chuveiro ideal para a sua casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/01/2022 13:00


Modelos de chuveiro - Pexels Modelos de chuveiro

 
Seja no verão ou no inverno, ter um bom chuveiro no seu banheiro queridinho é a solução ideal depois de um dia cansativo. Afinal, tomar uma boa ducha logo de manhã para começar bem o dia ou banhar-se antes de dormir para ter uma noite tranquila de sono é simplesmente perfeito. Mas, afinal, como escolher o melhor modelo de chuveiro? São muitas opções no mercado. Porém, veja agora nossas dicas.
 

Por que é importante escolher um bom chuveiro? 


O banheiro deixou de ser um cômodo qualquer para ganhar lugar de destaque na casa e na decoração do lar. 

Nesse contexto, o chuveiro é um item indispensável para garantir mais conforto e beleza no banheiro. Exatamente por isso, o chuveiro deve ter a estética ideal, além de um bom desempenho durante o banho. 

Sendo assim, se você escolher um modelo incorreto pode ter gastos desnecessários com energia elétrica, uma baixa vazão de água, problemas de regulagem na temperatura e aquele desconforto durante o banho que ninguém da sua família quer. 

Quais são os principais tipos de chuveiro?


Confira agora alguns tipos de chuveiro mais comuns no mercado, encontrados em lojas de materiais de construção. 

Ducha fria

Ela tem um jato de água mais intenso, porém, libera apenas água fria. Caso você queira aquecê-la, é necessário instalar um aquecedor. Na hora de instalar a ducha fria, é importante considerar a distância da caixa d’água. 

Eletrônico

A principal vantagem do chuveiro eletrônico é a troca automática da temperatura, já que no chuveiro tradicional é preciso desligar o equipamento para trocar a temperatura. 

Elétrico comum

É o tipo de chuveiro mais popular. Ele é bastante prático e mais barato que os demais, além de ter as opções de água quente, morna e fria. A desvantagem é ter que desligá-lo antes de mudar a temperatura. Outro problema é com relação à vazão de água, que quase sempre é pequena. 

Chuveiro a gás

Esse modelo de chuveiro é muito comum em edifícios e hotéis, pois é bem mais econômico que as outras opções e também fornece um jato de água bem agradável. 

Híbrido

Esse é o formato de chuveiro que se difere apenas no sistema de fornecimento de energia: se é solar ou elétrico convencional. Nos dias nublados, por exemplo, você pode optar pela energia convencional.

Mixer

O modelo exige mais água que o convencional. Ele consiste no uso de água quente e fria até alcançar a temperatura ideal para o seu banho. Assim, a sua principal vantagem é ter uma excelente pressão da água. 

Pressurizado

Esse tipo de chuveiro é mais usado em casas com baixa pressão da água. Nesse sentido, você pode instalar um pressurizador e garantir uma vazão bem maior, sem risco de queimar a resistência. 

Digital

O modelo é parecido com o chuveiro mixer, mas a única diferença é que o controle é feito digitalmente, garantindo mais conforto na hora do banho. 

Termostático

Este modelo também é parecido com o chuveiro mixer, com a vantagem de promover a mistura de água quente e fria sem a interferência de outras torneiras da casa. Assim, se alguém ligar a torneira quente em algum cômodo, o seu banho continua quentinho, o que não acontece com o chuveiro mixer. 
 

Blindado

Este tipo de chuveiro é indicado para moradias de regiões específicas, como as que têm água salobra que pode corroer a estrutura da resistência. Afinal, o chuveiro blindado tem uma resistência protegida por um tubo de liga de cobre. 

Solar

O chuveiro solar utiliza um mecanismo de aquecimento solar. Portanto, ele conta com um reservatório (boiler) que é ativado e fornece água quentinha. A grande vantagem, nesse sentido, é a economia de até 70% no consumo de energia elétrica. 

Chuveiro de teto

Para quem busca um design elegante, este é o tipo de chuveiro ideal. Contudo, é bom lembrar que a estrutura do encanamento deve ficar escondida com um forro de gesso, por exemplo. Além disso, o banheiro não pode ser muito alto, apresentando uma média de 2,5 metros no máximo. 

Chuveiro de parede

Ele é semelhante ao chuveiro de teto, com a diferença que o equipamento sai direto da parede. Aliás, isso é possível quando a tubulação está embutida na parede. Afinal, ele também garante uma boa estética na sua área de banho. 
 
Modelos de chuveiro - Pexels Modelos de chuveiro
 
 

Mais economia e a melhor pressão 


Na hora de decidir sobre o melhor modelo de chuveiro, você deve prestar atenção a dois detalhes importantes. O primeiro é a economia de água e de luz, enquanto o segundo é a pressão de água durante o banho. 

Portanto, além do design e da facilidade de instalação, verifique se o chuveiro é muito gastador. Nesse caso, o chuveiro eletrônico é mais indicado, pois evita desperdício de energia elétrica. 

Agora, se você não abre mão de uma boa pressão de água, a recomendação é comprar um chuveiro pressurizado, que fornece uma boa quantidade de água, permitindo um banho relaxante.  

Já sabe como escolher o melhor modelo de chuveiro para você e a sua família? 

 
Que tal continuar acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo verificando como usar bancada de porcelanato no seu banheiro

Você poderá conferir dicas de decoração em outros cômodos da sua casa e ainda aprender truques de limpeza e organização. 

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023