Quarto planejado

Móveis planejados: dicas de como projetar um guarda-roupa de casal

O sonho de muitos casais é ter um guarda-roupa bonito e feito sob medida; para isso, é importante planejar e conhecer as vantagens e desvantagens dos modelos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/01/2022 13:00


Guarda-roupa de casal planejado - Pexels Guarda-roupa de casal planejado

 
O guarda-roupa de casal é um item indispensável quando estamos montando a decoração do quarto. Muitas pessoas preferem um guarda-roupa embutido, outros com porta de correr. Mas o que interessa mesmo é a praticidade, durabilidade e funcionalidade do móvel planejado. Por isso, confira outras dicas de como ter a peça ideal no quarto de casal. 

Existem muitos modelos nas lojas de móveis e decoração. Há ainda quem opte pelo closet para ter mais espaço e compartimentos disponíveis. Entretanto, a dica número 1 é buscar o consenso entre o casal e optar pelo guarda-roupa planejado, afinal, ele contém todas as medidas personalizadas e necessidades atendidas. 

Mas, afinal, como escolher o guarda-roupa ideal? Confira as dicas deste conteúdo. 

Observe o espaço disponível 


Qual é o espaço disponível no quarto do casal? Se for um cômodo amplo, a dica é ter um guarda-roupa planejado em L, tomando toda a extensão da parede. Agora, se for um espaço pequeno, que tal fazer um guarda-roupa embutido no momento da construção? 

Contudo, se a escolha for por um guarda-roupa planejado comum, você pode escolher o modelo de porta conforme o espaço do cômodo. Afinal, a porta de correr economiza espaço ao abrir. Enquanto isso, a porta de abrir necessita de, pelo menos, 60 centímetros entre o móvel e a cama, por exemplo, para favorecer o espaço de circulação. 

Escolha um bom material 


O material mais utilizado nos móveis planejados é o MDF, que é mais sustentável e econômico. Além disso, oferece bastante durabilidade. 

Porém, além do tipo de material utilizado, também é importante ficar atento à qualidade dos parafusos, dobradiças e outros itens do acabamento. Comumente, usa-se dobradiça com amortecedor para facilitar o abrir e fechar das portas. 

Já é comum se esperar materiais de qualidade dos móveis planejados, até porque eles são mais caros que os modulados. Entretanto, não custa nada checar essas informações com o marceneiro escolhido. 

Defina o tipo de porta 


Como falamos inicialmente, a porta do guarda-roupa planejado é um item importante, afinal, ela confere mais qualidade estética e praticidade no dia a dia. 

Os dois modelos mais comuns são a porta de correr e a porta de corrediça. Nesse ponto, é necessário lembrar as suas vantagens e desvantagens antes de tomar a sua decisão. 

Porta de correr

Ela evita uma grande quantidade de portas e dá um design mais bonito ao guarda-roupa, principalmente se ele levar um acabamento de espelho. No entanto, a desvantagem é que não dá para abrir totalmente a porta e ter uma visão ampla do interior do guarda-roupa. 

Porta com dobradiça

Ao contrário da porta de correr, ela possibilita abrir totalmente o guarda-roupa, conferindo uma visão geral das roupas e calçados. Mas a desvantagem é que ele ocupa mais espaço no quarto do casal devido ao abrir e fechar das portas. 

Aposte em prateleiras e gavetas 


O guarda-roupa não sai perdendo em relação ao closet quando tem prateleiras e gavetas espaçosas ou divididas em compartimentos. 

Sendo assim, é bom lembrar de incluir no seu projeto prateleiras para acomodar roupas de lã, calças jeans, camisetas e acessórios, além de calçados. 

A altura mínima da prateleira deve ser de 30 centímetros, enquanto a profundidade pode ser de 60 centímetros para garantir um bom espaço. 

Já as gavetas acomodam peças menores, como roupas íntimas, meias e outros objetos. Normalmente, as gavetas têm 45 centímetros de largura. O espaço é ideal, pois se for maior pode pesar demais. 
 
Guarda-roupa de casal planejado - Pexels Guarda-roupa de casal planejado
 
 

Entenda os efeitos de amplitude 


Alguns modelos de guarda-roupas planejados podem dar a sensação de que o quarto do casal é maior ou menor. Estamos falando do efeito óptico que a peça traz. 

Portanto, se o guarda-roupa tem portas estreitas e compridas, ele dá a impressão de que o cômodo é grande. 

Contudo, se ele tem divisões aparentes do maleiro, amplia-se a largura da área. Sendo assim, para dar essa impressão, alinhe a altura das portas do guarda-roupa com a altura das janelas do cômodo. 

Aposte na automação e na iluminação da peça 


O guarda-roupa planejado tem a vantagem de poder ser automatizado. Sendo assim, você pode contar com um televisor ou cofre embutido na peça, manuseando-os através de um controle remoto. 

Outro benefício que pode ser acrescentado ao projeto é a iluminação interna. Dessa forma, você pode ter um guarda-roupa planejado com luzes de LED nas gavetas para facilitar a visualização sem precisar ligar a luz do quarto e incomodar o(a) companheiro(a). 

Para concluir, o guarda-roupa de casal é uma mobília de destaque e, por isso, planejamento e análise antes de escolher o melhor. 

Você já conhecia essas dicas? 


Agora que você já as conhece, aproveite para ler também o conteúdo sobre como decorar um quarto de casal e deixá-lo confortável. Depois, siga no portal Lugar Certo e saiba como decorar outros cômodos da casa, deixando-a organizada e aconchegante. 

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023