Mesa de jantar

Aprenda a montar uma mesa posta corretamente e surpreender seus convidados

Preparar a mesa para receber os amigos e familiares é uma arte, mas que pode ser aprendida facilmente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/01/2022 13:07


Como montar uma mesa posta - Freepik Como montar uma mesa posta

 
Receber visitas é bom, mas com uma mesa posta é melhor ainda. Contudo se você não tem nenhum jantar especial em vista, não tem problema. Afinal, você pode preparar a mesa do café, do almoço ou do jantar para você mesmo. Isso porque fazer uma boa refeição com todos os talheres e louças em ordem é uma bela maneira de compartilhar bons momentos em família. 

Sendo assim, talheres, copos, pratos e outros itens são importantes para deixar a sua mesa bem bonita e elegante. Porém, muita gente fica em dúvida sobre a padronização, como fazer e o que usar. Desse modo, prepare-se e acompanhe todas as dicas deste conteúdo para saber como montar corretamente. 

Por que montar uma mesa posta?


Você pode estar pensando se existe mesmo a necessidade de uma mesa posta. Na verdade, ela nos remete à beleza e ao bem-estar na sua área gourmet. Sabe aquela história de que devemos nos dar o melhor a cada dia? 

Portanto, não é preciso esperar ocasiões especiais para organizarmos a mesa, seja para receber pessoas especiais em casa ou simplesmente para curtir um delicioso café da manhã para começar bem o dia. 

Quais são os itens essenciais para uma mesa posta? 


Mas afinal, o que deve ter na mesa posta e como fazer? O primeiro passo é escolher o que irá cobrir a mesa, ou seja, toalha de mesa, jogo americano ou sousplat. Aliás, você pode usar mais de um elemento, se preferir. Nesse sentido, a dica é combinar todas as peças, com cores e estampas que estejam em harmonia. 

Depois, é hora de partir para os talheres e louças. Nesse sentido, é bom organizar tudo conforme a refeição. Se é um café da manhã, você precisará de xícaras, ao passo que se for um jantar, é hora de escolher as taças para o vinho. 

Outro detalhe importante são os guardanapos, que estão presentes em todas as refeições. 

Como montar uma mesa posta simples? 


Quando falamos em mesa posta, logo imaginamos um jantar chique e cheio de regras de etiqueta, não é mesmo? Entretanto, não precisa ser assim, afinal, é possível montar uma mesa posta mais simples. 

Você precisará organizar a mesa da seguinte maneira: coloque o souplast, o prato fundo e o prato raso. Não se esqueça, no entanto, de organizar a mesa conforme o tipo da refeição. 

Sendo assim, a mesa posta simples é indicada para reuniões mais descontraídas, com aqueles amigos mais íntimos ou ainda para o dia a dia, quando só você e a sua família estão em casa. 
 
Veja neste vídeo como é possível fazer uma mesa posta simples e bonita em casa:
 
 

Como montar uma mesa posta para o café? 


Se você não gosta de fazer seu desjejum na padaria próxima do trabalho, comece a arrumar sua mesa para o café da manhã em casa. Afinal, precisamos de um mimo de vez em quando, não é mesmo? 

Neste caso, você precisará dos seguintes elementos: 

  • jogo americano ou souplast; 
  • garfo de sobremesa;
  • prato de sobremesa;
  • faca de sobremesa;
  • copo ou taça;
  • xícara com pires;
  • colher de chá;
  • guardanapo. 

Assim, é só organizar a refeição e curtir um belo início de dia. 
 
Mesa posta café da manhã - Freepik Mesa posta café da manhã
 

Como montar uma mesa posta para almoço ou jantar? 


O almoço e o jantar são as principais refeições do dia. Por isso, é hora de caprichar na mesa. 

Em primeiro lugar, escolha a toalha de mesa. Você também pode substituí-la por um jogo americano. Dependendo da ocasião, você pode escolher elementos mais formais ou mais descontraídos. 

Outra tarefa aqui é escolher um enfeite para o centro de mesa, que pode ser um arranjo floral. No entanto, ele deve combinar com o restante da decoração da mesa. 
 
Mesa posta de jantar - Freepik Mesa posta de jantar
 

Nesse sentido, o destaque é a disposição das louças, talheres, copos e taças. Afinal, qual é ordem dos talheres da mesma posta? Normalmente, os garfos ficam à esquerda, enquanto que facas, colheres e taças ficam à direita. Além disso, coloque a colher de sobremesa sempre à frente do prato. 

Você pode ainda completar com o guardanapo, que deve combinar com o sousplat para deixar a sua mesa ainda mais harmoniosa. E não se esqueça de caprichar na escolha da padronagem das estampas e cores. 

Como montar uma mesa posta para churrasco? 


Brasileiro ama um churrasco no final de semana, não é mesmo? Neste caso, a mesa posta pode ser mais descontraída. No entanto, pode garantir a elegância nos pequenos detalhes. 

Por isso, usar um souplast de crochê ou de fibras de bambu, por exemplo, é uma boa pedida. Além disso, lembre-se de dispor talheres próprios para carne vermelha, já que estamos falando em churrasco. 
 
Mesa posta de churrasco - Freepik Mesa posta de churrasco
 

Em suma, como montar corretamente uma mesa posta deve estar presente no seu dia a dia, independentemente da ocasião. Isso porque a refeição é um momento especial para ser compartilhado ou simplesmente bem aproveitado quando estamos sozinhos. 

Gostou das dicas de mesa posta? 


Você viu que falamos bastante em sousplat, não é mesmo? Que tal aprender a fazer um? Confira nosso conteúdo sobre como fazer sousplat para a sua casa
 
Ademais, continue acompanhando as dicas especiais do portal Lugar Certo.

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023