Mais conforto

Saiba como escolher o tapete ideal para cada cantinho da sua casa

Os tapetes são peças coringa na decoração da casa ou escritório; afinal de contas, são funcionais e garantem um ótimo efeito estético

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/01/2022 14:39 / atualizado em 18/01/2022 15:05


Tapete ideal para casa - Freepik Tapete ideal para casa

 
Como escolher o tapete ideal? São tantas opções que até ficamos perdidos na hora de comprar esse item. Entretanto, leve em consideração o estilo de decoração, o cômodo, o preço e até mesmo o material usado para acertar na sua escolha. Por isso, confira as dicas a seguir para ter um lindo tapete em cada ambiente da sua casa. 

Primeiramente, vale a pena lembrar que o tapete é um item bastante antigo. Ele surgiu há cerca de 2.500 anos no Irã para aquecer as casas. Na verdade, o efeito estético veio só depois de muito tempo. 

Hoje em dia usamos tapetes em todos os cômodos, seja para agregar valor à decoração, para proteger contra quedas, para preservar o piso e ainda para garantir maior conforto térmico. 

Sendo assim, podemos afirmar que o tapete vai muito além do efeito estético. Nesse sentido, as lojas de decoração oferecem modelos, tamanhos, cores, estampas e texturas que variam bastante. Afinal, cada cliente tem um gosto diferente. Todos os consumidores, no entanto, concordam que um tapete em casa ou no escritório dá um ar de conforto e elegância ao imóvel. 

Veja agora dicas de como escolher o tapete ideal para sala, quarto, cozinha, banheiro e escritório. 

Como escolher o tapete para sala 

 
Quando entramos em uma sala sem tapete ficamos com aquela sensação de vazio, não é mesmo? Afinal, se você quer escolher apenas um cômodo da sua casa para decorar com um lindo tapete, a sala é a principal candidata. 

Dessa maneira, lembre-se que há muitas variáveis envolvidas na escolha, como tamanho, estampa, formato, entre outros. Mas algumas dicas vão lhe ajudar.
 
Por exemplo, o tapete grande engrandece o ambiente e pode ser usado em salas pequenas e amplas. Lembre-se que a lã e o algodão são os materiais mais comuns no tapete para sala. Aliás, uma tendência neste espaço é o tapete de pelo alto. Porém, esteja preparado para a limpeza, pois ele acumula mais poeira. 

Como escolher o tapete para quarto 


O tapete para o quarto deixa o ambiente mais aconchegante. Afinal, como é gostoso acordar e pisar num tapete bem fofo, não é mesmo? 

Sendo assim, é bom frisar que não existem regras rígidas para o tapete do quarto. Entretanto, a dica de combinar o item com os demais elementos da decoração continua valendo. 

Além disso, é importante combinar o tapete para o quarto com o piso. Nesse contexto, se o piso é xadrez, por exemplo, opte por um tapete de uma cor mais neutra. Agora, se o piso for de madeira ou claro (como porcelanato ou cerâmica), você pode optar por um tapete mais colorido e com estampas. 
 
Tapete ideal para quarto - Freepik Tapete ideal para quarto
 

Como escolher tapete para cozinha 


A cozinha da sua casa também merece uma atenção especial em relação à escolha do tapete. Aliás, você já reparou o quanto o tapete é importante dentro de uma cozinha? 

Normalmente, usamos as tradicionais passadeiras próximas à pia. Afinal, elas evitam que o piso fique molhado, e as pessoas escorreguem. Também é importante deixá-las próximo ao fogão, visto que os respingos de gordura também podem deixar o chão escorregadio. 

Além disso, você pode escolher um tapete quadrado maior para ser colocado sob a mesa, se houver espaço suficiente no cômodo. Nesse sentido, a dica é comprar um tapete que combine com a mobília ou ainda com motivos culinários desenhados. 

Como escolher tapete para banheiro 


Assim como a cozinha, o banheiro também é uma área de atenção, pois quando o piso está molhado pode causar quedas. Assim, tapetes vão muito além de item de decoração para banheiro.

Dessa maneira, o tapete para banheiro tem a função de evitar escorregões devido à umidade. Mas para cumprir essa função, é importante que o tapete seja antiderrapante. 

Portanto, além do acabamento do material, é importante ficar atento ao tamanho da peça. Já imaginou comprar um tapete grande demais que atrapalhe a circulação dentro do banheiro? Por isso, tire primeiro as medidas disponíveis e só então faça a sua escolha. 

Uma dica é comprar vários tapetes menores para colocá-los em frente ao box, ao vaso sanitário, à bancada e à porta. Que tal? 

Como escolher o tapete para escritório?  


O tapete é um item de decoração importante para o seu home office. Para fazer uma boa escolha, é interessante comprar um tapete que combine com o estilo do negócio. Se você tem uma agência de marketing, por exemplo, pode optar por algo mais alegre e criativo. Contudo, se estamos falando de um escritório de advocacia, é interessante contar com um tapete mais sóbrio, com cores mais neutras. 

É aconselhável, portanto, que você use o tapete sob os móveis, portanto, eles devem ser mais amplos. Lembre-se também de evitar que eles fiquem atrapalhando a circulação e, por consequência, elimine o risco de quedas. 

Concluindo, agora você tem subsídios de como escolher o tapete ideal e pode deixar a sua casa ou empresa ainda mais bonitos e seguros. 

Você já tem preferência por algum?


Lembre-se de continuar acompanhando as dicas do portal Lugar Certo, que traz diariamente conteúdos sobre decoração, organização, limpeza, cuidados com plantas e passo a passo para criar móveis e itens decorativos. Leia também nosso artigo sobre truques de decoração para sala pequena

Últimas Notícias

ver todas
31 de janeiro de 2022
24 de janeiro de 2022