Animais de estimação

Cuidados com os pets no verão: veja 10 dicas para refrescá-los

Os pets também sentem calor e, por isso, os tutores precisam reforçar a hidratação e avaliar a saúde do animal nos dias com altas temperaturas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/01/2022 13:00


Cuidados com os pets no verão - Freepik Cuidados com os pets no verão

 
Quais os cuidados com pet no verão? A julgar pela cadelinha Laica que apareceu de óculos de sol e chapéu florido no litoral catarinense e se tornou o primeiro meme de 2022, já dá para sentir que os cachorros e gatos também precisam de cuidados no verão. 

Em algumas cidades, os termômetros batem os 40ºC e, se nós humanos sentimos calor, os pets também sofrem com os efeitos das altas temperaturas. Mais sede, cansaço, fadiga e até hipertermia podem afetar nossos amiguinhos. 

Sendo assim, confira dicas de como aliviar o calor dos cachorros e gatos no verão. 

Como refrescar os gatinhos no verão 


Para deixar os gatinhos mais confortáveis nos dias ensolarados é importante ficar atento e deixá-los bem fresquinhos. Mas como refrescar os pets no verão? Confira as dicas a seguir. 

Redobre a hidratação 

Os gatos são mais discretos que os cães no verão, por isso, não ficam com a língua para fora. Mas eles também precisam de hidratação, visto que os gatos têm mais probabilidade de sofrer com problemas renais. Por isso, coloque potinhos com água espalhados e ainda compre fonte de água, pois eles não são muito fãs de água parada. 

Cuidado com os pelos 

Os pelos dos gatos nos esquentam no inverno, mas no verão acabam sendo um incômodo para eles nos dias mais quentes. Nesse sentido, para as raças de pelo mais alto é muito importante pentear com luvas próprias de remoção de pelos mortos. Se for necessário, você pode tosar a barriguinha do seu gato para ele sentir-se mais fresco. 

Deixe o ambiente ventilado 

Você pode reforçar a ventilação do ambiente. Desse modo, pode se valer de ar-condicionado, ventilador ou simplesmente manter as janelas abertas. Mas se o seu animalzinho fica sozinho o dia todo no apartamento, certifique-se de deixá-lo em um lugar mais fresco da casa, que não tenha muita incidência dos raios solares. 

Coloque gelo na água 

Uma maneira simples de refrescar os gatinhos, é colocar pedrinhas de gelo nos potes de água. Enfim, mesmo que elas derretam, a água ficará refrigerada, irá saciar a sede e matar o calor do seu animalzinho. 

Dê frutas refrescantes 

Se o seu gato não gosta muito de tomar água, você pode oferecer frutas com alta composição de água, como melancia, melão e maçã. Assim, ele ficará nutrido e bem hidratado. 

Use lenço umedecido 

O lenço umedecido é um aliado dos felinos. Assim, você pode usar um lenço umedecido ou uma toalha úmida para passar sobre as costinhas deles, imitando a sensação de lambidas. Afinal, isso servirá como um afago carinhoso e um momento de frescor. 

Como refrescar cachorrinhos no verão 


E, agora, a dica é para quem tem cachorrinhos encalorados em casa. Afinal, vê-los deitar com a barriguinha para baixo é uma graça, mas isso indica que eles podem estar passando muito calor. Portanto, confira alguns cuidados para serem tomados. 

Sirva mais água 

Renove constantemente o pote de água do seu cãozinho. Isso porque ela pode ficar morna no decorrer do dia, além de acabar mais rápido devido às constantes idas do cachorro ao recipiente. 

Aplique toalhas umedecidas 

Assim como os gatos, os cachorros também gostam de frescor, especialmente nas “axilas” e entre os membros traseiros. Por isso, passe um paninho úmido ou borrife água fresca. 

Considere fazer uma tosa 

Embora a pelagem do animal seja uma proteção natural contra raios solares e queimaduras, é importante fazer a tosa no verão. Mas lembre-se de não cortar os pelos rente à pele para não causar problemas dermatológicos. Portanto, a maioria dos petshops utiliza a tosa-bebê. Sendo assim, converse com o seu veterinário para encontrar a solução ideal. 

Verifique a temperatura do chão nos passeios 

Para finalizar, verifique se o chão não está muito quente antes de colocar seu cãozinho no piso. Portanto, a dica é passear com ele nos horários mais frescos do dia ou comprar aquelas botinhas apropriadas para cães. 

Fique atento aos alertas contra a hipertermia 


A hipertermia é o aumento da temperatura corporal. Infelizmente, isso pode afetar cachorros e gatos e causar grandes riscos, inclusive a morte do animalzinho. Por essa razão, fique atento aos sinais de alerta, que são os seguintes: 
 
  • vômito; 
  • respiração muito rápida com a boca aberta; 
  • desorientação; 
  • salivação; 
  • diarreia; 
  • convulsões. 
 
Se você desconfiar desta situação, molhe a cabeça do seu animalzinho com água fria, massageie as patas para ajudar na circulação e leve a um veterinário imediatamente.
 

Gostou das nossas dicas? 


Agora que você já sabe como refrescar seu pet no verão, leia as ideias de como fazer casinhas para pets com vários tipos de materiais. 

Continue acompanhando o conteúdo do portal Lugar Certo. Assim, você terá acesso a várias informações e dicas de como embelezar sua casa, cuidar de plantas e fazer objetos de decoração e móveis.

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023