Banheiro ideal

Saiba como escolher o melhor modelo de box para o seu banheiro

O box é um detalhe importante na hora de decorar seu banheiro; existem vários formatos e materiais, mas o ideal é que a área de banho fique protegida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/01/2022 13:08


Box ideal para o banheiro - Pexels Box ideal para o banheiro

 
decoração do banheiro deixou de ser algo secundário há muito tempo. Como você deve saber, é possível transformar esse ambiente em algo acolhedor e elegante. Para isso, os modelos de box de banheiro têm um papel fundamental. Mas como saber qual é o melhor?

Afinal de contas, mais do que proteger a área do banho, os boxes podem levar mais modernidade para o cômodo e aquela sensação agradável na hora do banho. 

Tradicionalmente, os boxes são usados para evitar que o restante do banheiro fique molhado na hora do uso do chuveiro. Mas ele também pode (e deve) agregar valor à decoração. Por essa razão, não perca as dicas deste conteúdo! 

Quais os modelos de box de banheiro? 


Banheiros pequenos, grandes, com banheiras ou bancadas. Como você sabe, existem vários formatos e, justamente por isso, o box também é diferenciado. Veja agora alguns dos modelos mais comuns.

Porta de correr

Esse modelo é indicado para banheiros pequenos, contendo apenas duas portas de vidro que deslizam sobre a guia ou com a ajuda de roldanas.  

Porta de abrir

Ele conta com uma porta móvel que abre e fecha. Mas é bom lembrar que ao escolher esse modelo você precisa contar com espaço para o ângulo da abertura. 

Box de quina

Ele também é conhecido como box de canto ou box em ângulo, pois fica no cantinho do banheiro, com folhas de vidro que formam um ângulo de 90º. Ele é mais adequado em banheiros pequenos, pois suas medidas economizam espaço no cômodo. 

Para banheira

O box para banheira funciona como uma cortina de vidro, separando a banheira dos demais móveis e peças do banheiro. Sendo assim, ele é composto por várias folhas de vidro que formam uma barreira, isolando a área da instalação da banheira. 

Box sanfonado

Esse tipo de box é mais raro de ser encontrado, sendo composto por duas partes móveis que correm em trilhos. Ele pode ser de vidro ou outros materiais. 

Box com divisória

Neste caso, a área de banho é separada por uma divisória de vidro, madeira ou um cobogó, deixando assim o espaço elegante e moderno, com um toque mais personalizado.  

Quais os materiais mais utilizados? 


Quando falamos em box de banheiro, logo lembramos do vidro. Entretanto, há outros dois materiais bem populares.

Vidro

Trata-se do modelo mais utilizado devido à sua durabilidade e eficiência, já que isola totalmente a área de banho, deixando o piso externo totalmente seco.

Acrílico

O box de acrílico é mais barato que o de vidro, contudo, dura menos e pode acumular mofo com mais facilidade.

Cortina plástica

Também é uma solução mais econômica que as duas anteriores, entretanto, exige troca constante. A vantagem é que ela pode criar um efeito mais divertido, pois há uma grande variedade de estampas. 

Qual é o melhor: vidro temperado ou laminado? 


Se você está pensando em comprar o box de vidro para o seu banheiro, saiba que o mais utilizado é o vidro temperado. 

Isso porque ele é mais resistente a impactos do que o vidro comum. Além disso, se quebrar, ficará em pedaços pequenos e menos cortantes. Entretanto, é bom se certificar que a instalação é feita de forma correta, seguindo todos os procedimentos para evitar acidentes. 

Enquanto isso, o vidro laminado também é seguro, mas ele não suporta recortes e furos, o que exige um projeto diferenciado de instalação. 
 
Box para banheiro - Pexels Box para banheiro
 

Quais são as medidas padrão de um box? 


Seu banheiro é pequeno? Normalmente, em apartamentos eles são bastante compactos. Mas saiba que existe uma metragem mínima até mesmo para garantir o conforto e a segurança no banho. 

Por essa razão, não custa nada conferir o tamanho do box antes de contratar a instalação, não é mesmo? 

Geralmente, eles medem 80 por 80 cm ou 90 por 90 cm (se o box for quadrado), chegando a 80 por 120 cm (se for retangular). Nesse sentido, saiba mais consultando uma empresa especializada. 

É preciso fazer manutenção periódica? 


Como a maioria dos boxes é de vidro, é importante ficar atento para evitar acidentes com você e a sua família na hora do banho. 

Por essa razão, é fundamental contratar vidraçarias que atendam às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, é necessário fazer uma manutenção de segurança pelo menos uma vez por ano.  

Concluindo, existem várias opções no mercado. O indicado é escolher o modelo que melhor se adequa ao espaço da área de banho e com o acabamento que mais combina com as demais peças. 

Curtiu as dicas de como escolher o melhor box de banheiro? 

 
Agora aproveite para saber como fazer a limpeza do box de maneira que preserve o material. Os conteúdos estão aqui no portal Lugar Certo, que oferece várias dicas para você, como decoração, limpeza, organização, jardinagem e DIY. Clique aqui para conferir. 

Últimas Notícias

ver todas
31 de janeiro de 2022
24 de janeiro de 2022