Arejado

Iluminação natural: saiba como aproveitar a luz do sol na sua casa

Deixe os raios de sol entrarem em todos os cômodos. Confira truques de como deixar o imóvel mais arejado no verão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/01/2022 15:34


A iluminação natural evita o ar parado, que pode conter microorganismos que fazem mal à saúde das pessoas - Freepik A iluminação natural evita o ar parado, que pode conter microorganismos que fazem mal à saúde das pessoas

 
Afinal, como inserir iluminação natural em casa e deixá-la mais fresca e arejada? Bem, não são todos os imóveis que têm luz solar em todos os horários do dia. Mas há alguns pequenos truques que ajudam você a valorizar a iluminação natural em sua casa. Confira como aproveitar os raios solares neste conteúdo. 

Pode ocorrer de a casa receber menos luz solar em alguns períodos do dia. Outros imóveis são construídos à sombra e, portanto, recebem baixa incidência de luz do sol. Para esses casos, é preciso dar uma forcinha para o sol entrar. 

Quais as vantagens da iluminação natural? 


A iluminação natural traz mais vantagens que a artificial na nossa casa ou escritório. Isso porque o sol é fundamental para nos fazer perceber o ciclo circadiano, que regula dia e noite, fazendo nosso organismo perceber que já despertamos. 

Além disso, o sol é fonte natural de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e a síntese do cálcio que consumimos nos alimentos. Mas a iluminação natural também evita o ar parado, que pode conter microorganismos que fazem mal à saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos. 

Quais cores são as mais indicadas?  


Se a sua dúvida é como inserir iluminação natural em casa, veja como as cores claras podem ajudar. Mas como absorver melhor a iluminação natural? A resposta está na escolha das cores dos móveis e demais itens da casa. 

Na verdade, as cores claras servem como rebatedores de luz, dando a sensação de que você já está aproveitando melhor a luz natural. 

Do lado contrário, cores escuras concentram mais luz para si, evitando a propagação e deixando a casa mais abafada. 

Janelas embaçadas impedem a luz natural de entrar? 


Vidros embaçados, com impurezas, marcas de tintas e entre outras imperfeições, deixam a casa menos arejada, pois impedem a iluminação natural de entrar. 

Por essa razão, procure manter a limpeza contínua das janelas. 

Aliás, quanto mais transparentes, melhor. Portanto, tire o pó semanalmente e faça uma limpeza completa uma vez por mês, com água, limpador de vidro, esponja macia e jornal para secar e dar brilho. 
 

Quais cortinas são as mais indicadas? 

 
Mas, afinal, como aproveitar a iluminação natural? Cortinas pesadas e de tecidos escuros devem ser evitadas. Afinal, você não deseja ter a casa escurecida pela cortina, não é mesmo? 
 
Por essa razão, escolha tecidos finos e cores claras para a cortina das janelas dos quartos e da sala. Nesse caso, os tecidos mais indicados são o voil, seda, renda, organza ou linho. Já as cores podem ser o bege, cru, gelo, off-white e até mesmo o branco. 
 

Que tal instalar clarabóias? 

 
Clarabóias são aberturas no teto. Geralmente, elas são usadas em locais sem janelas, como banheiros, closets e corredores. 

É importante, porém, que ela seja instalada já no momento da construção. Portanto, se você está construindo, converse com o engenheiro ou arquiteto sobre essa possibilidade. Isso porque elas são ótimas para deixar a casa ventilada e iluminada. 
 
Clarabóias são aberturas no teto que garantem a entrada de luz natural - Pixabay Clarabóias são aberturas no teto que garantem a entrada de luz natural
 

Espelhos são uma boa opção? 


Os espelhos são fortes aliados na decoração, mas também servem para deixar a casa mais iluminada. 

Portanto, para melhorar a iluminação natural na sua casa, instale espelhos na parede, preferencialmente em frente às janelas, ainda mais se você tiver uma vista bonita lá fora. 

Outra dica é optar por móveis espelhados, seja em tons metálicos ou materiais polidos, como aqueles móveis de madeira laqueados. 

Que tal apostar em elementos brilhantes? 


Há móveis com acabamentos brilhantes, como peças com superfícies envernizadas, que ficam elegantes e ainda são capazes de refletir a iluminação natural. 

O efeito, chamado de gloss, é capaz de deixar a sua casa com outra cara, possibilitando um ambiente naturalmente mais iluminado. Se os móveis forem claros, então, melhor ainda. 

As plantas também ajudam na iluminação natural? 


As plantas não estão diretamente ligadas à iluminação natural, mas sobretudo ao frescor da casa. Portanto, comece a criar o hábito de criar plantas dentro de casa e você verá a diferença. 

O ar ficará mais fresco, enquanto que o astral da casa também irá melhorar. Para isso, prefira plantas que se adaptam bem à meia-sombra, como antúrios, orquídeas, cactos e folhagens, como as samambaias. 
 
Com as plantas o ar ficará mais fresco, enquanto que o astral da casa também irá melhorar - Freepik Com as plantas o ar ficará mais fresco, enquanto que o astral da casa também irá melhorar
 

E os móveis, é preciso ter cuidado com a posição? 


Você já deve ter percebido que os móveis colocados sob a janela deixam o ambiente mais aquecido. Por isso, não coloque nenhuma barreira próximo a elas. 

Nesse sentido, evite colocar os móveis nas passagens de luz, deixando a iluminação natural entrar livremente em sua casa. 

Manter tudo organizado também ajuda? 


E a organização do ambiente também interfere no melhor aproveitamento da iluminação natural? Certamente sim! Afinal, já imaginou um apartamento pequeno cheio de móveis, com pouco espaço de circulação, com janelas bloqueadas e cores escuras? 

Tudo isso é exatamente o contrário do que falamos aqui. Por essa razão, você deve deixar tudo organizado, dentro da sua rotina. Favoreça, portanto, a iluminação natural até nos mínimos detalhes. 

E, então, gostou dessas sugestões de como melhorar a iluminação natural na sua casa? Você também pode conferir o conteúdo sobre quais as melhores lâmpadas para cada ambiente que está no nosso portal Lugar Certo. 

Aqui você também encontra dicas de decoração, de organização, limpeza, de “faça você mesmo” e de cuidados com plantas. Aproveite para conferir. 

Últimas Notícias

ver todas
31 de janeiro de 2022
24 de janeiro de 2022