Desempenho otimizado

TVs de LCD, LED e plasma merecem cuidado dobrado para que durem e mantenham bom desempenho

Para manter a TV funcionando perfeitamente e aumentar sua vida útil, é ideal promover limpeza adequada e com os produtos certos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/08/2016 07:21 Augusto Pio /Estado de Minas
Samsung/Divulgação
Diferentemente daquelas caixas enormes que emolduravam as TVs, esses eletrodomésticos hoje se modernizaram, além de ficar bem mais sensíveis. As TVs de LCD, LED e plasma merecem cuidado dobrado para que durem e mantenham o bom desempenho por um bom tempo. O técnico em eletrônica Antônio Roberto dos Santos aconselha o usuário a tomar algumas medidas que esticarão a vida útil do aparelho e, inclusive, contribuirão para a economia de energia. “Como todos os dispositivos eletrônicos, as TVs exigem manutenção para ter o desempenho otimizado”, diz.

Segundo ele, entre os modelos de TV, o de LED continua em maior evidência. “Para quem gosta de modernidade, surgiu, mais recentemente, a tela OLED (Organic Light-Emitting Diode – Diodo emissor de luz orgânico), considerada um avanço da tela LED. Apesar de os fabricantes de TV não pararem de inovar, é normal ter dúvidas sobre qual a melhor tela, entre as tradicionais LCD, LED e plasma. A TV LED tem, na realidade, uma tela LCD, mas iluminada por trás com lâmpadas de LED, mais brilhantes e que consomem menos energia. “A real diferença entre a qualidade LED e LCD será melhor reparada a partir de uma TV de 32 polegadas. Em aparelhos menores, fica praticamente impossível ver a diferença.”

Quanto à limpeza do aparelho, Antônio explica que o primeiro passo é desligar sempre a TV. “Quando for limpá-la, não use muita força e tome cuidado para não arranhar o aparelho. Assim, limpe a tela com um pano que não solte fiapos, levemente umedecido e depois use um outro limpo e seco. Retire o grosso da poeira com um pincel antiestático (a maioria dos aparelhos já vem com um kit completo para realizar a limpeza, mas também é possível encontrar à venda separadamente). Depois de retirada toda a poeira, use um pano limpo e úmido, de preferência somente com água.” Ele ressalta que deven-se evitar produtos abrasivos, principalmente se aplicados diretamente sobre a tela. “O álcool, por exemplo, deve ser diluído em água antes de ser usado”, alerta.

As TVs modernas, como a de LCD  e LED (acima) consomem menos energia, mas requerem mais cuidados - Sony/Divulgação As TVs modernas, como a de LCD e LED (acima) consomem menos energia, mas requerem mais cuidados
SIGA O MANUAL “Outra boa medida é seguir as especificações de uso recomendadas pelos próprios fabricantes e o procedimento descrito nos manuais. A limpeza dos aparelhos com telas LCD ou LED é, geralmente, uma operação um pouco mais complexa do que a que se faz em eletrônicos mais tradicionais, como nos monitores mais antigos de um PC ou de uma TV, por exemplo. Eles têm partes mais delicadas, que podem ser danificadas mais facilmente. Outra boa medida é não tocar as telas com os dedos. Isto evitará que ela fique suja ou engordurada.”

O técnico aconselha a nunca usar toalhas de papel ou panos de prato, pois podem arranhar a superfície da tela. “Faça movimentos circulares e aplique uma pressão suave para limpar o visor. Umedeça o pano com qualquer mistura de 50/50 de água destilada e álcool isopropílico ou água destilada pura. A maioria dos outros tipos de produtos de limpeza, incluindo a água da torneira, contêm produtos químicos que podem danificar a tela. A solução 50/50 é preferida na maioria das vezes. Espere a tela secar antes de ligar a TV.”

Tags: tv manutenção funcionamento da TV vida útil da TV limpeza adequada TV de LCD TV de LED TV de plasma bom desempenho Lugar Certo Estado de Minas

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016