Casa contêiner em forma inusitada é protagonista em deserto nos EUA

Habitação será erguida na Califórnia. Obras começam este ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/03/2018 11:39 / atualizado em 14/03/2018 16:01 Joana Gontijo /Lugar Certo
James Whitaker/Divulgação

Viver em um lugar que antes era usado para transporte de cargas pode parecer esquisito para algumas pessoas - tanto é que, quando a ideia surgiu, muita gente torceu o nariz. Mas, como uma nova tendência mundial, as casas contêiner têm conquistado um número crescente de adeptos, como opção eficaz, econômica e sustentável de moradia, que agora já se tornou sonho de consumo.

James Whitaker/Divulgação

Não pense que a sensação é estar enclausurado dentro de um caixote - as habitações deste tipo oferecem conforto completo e não ficam atrás dos projetos comuns mais luxuosos. Modulando peças diferentes, de tamanhos múltiplos, e com uma boa dose de criatividade, a arquitetura moderna e engajada, abraçando a causa, executa obras que vão muito além de uma única caixa transformada em um pequeno lar, estúdio ou escritório.

James Whitaker/Divulgação

E os formatos mais inventivos saem do papel e pipocam por aí. A moda já é adaptada para variadas propostas, cada vez mais inusitadas. É o caso desta construção que será erguida em um deserto na Califórnia, nos Estados Unidos, com uma arquitetura única, que não passa sem ser notada. Feita a partir de contêineres, o diferencial está na angulação com que as unidades são agrupadas. A percepção de um olhar atento chega ao desenho de uma flor que brota no terreno árido.

James Whitaker/Divulgação

Integrada por três quartos, cozinha e sala de estar, a casa compreende um tamanho total de 200 metros quadrados. A assinatura é do arquiteto londrino James Whitaker. O trabalho ganhou vida graças a um produtor de cinema que se apaixonou pelo projeto. No começo de 2017, um cliente de Los Angeles foi encontrar alguns amigos e com eles chegou ao Parque Nacional Joshua Tree. "Você sabe o que ficaria ótimo aqui?", disse um dos amigos antes de abrir seu laptop e mostrar a todos uma foto que havia visto na internet. "A imagem era de um escritório que eu havia projetado há anos, mas nunca tinha sido construído, então assim que o cliente foi à Londres ele entrou em contato comigo", conta Whitaker.

James Whitaker/Divulgação

James Whitaker/Divulgação

A morada recebeu o nome de The Joshua Tree Residence e ganhará corpo a partir deste ano em uma área desértica que faz parte do parque nacional na Califórnia. Uma das premissas é a instalação de painéis fotovoltaicos para lançar mão de todo o potencial da região.

James Whitaker/Divulgação

James Whitaker/Divulgação

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023