Estilo

Decoração de casa: como decorar uma cozinha pequena e deixá-la espaçosa

A cozinha é uma das partes mais importantes da casa e, portanto, merece um cuidado especial na disposição dos móveis e eletrodomésticos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/04/2021 13:00


Pixabay

 
cozinha é a alma da casa. Nela, a família prepara as refeições, se reúne e compartilha momentos agradáveis. Portanto, uma cozinha decorada adequadamente é de extrema importância. 
 
Enfim, não importa o espaço disponível, se você souber aproveitá-lo, sua cozinha será moderna, funcional e prática. Por isso, neste post falaremos sobre decoração de cozinhas e traremos dicas maravilhosas para te ajudar a deixar esse cômodo ainda mais especial.
 
Para começar, é preciso estar ciente do espaço disponível e fazer bom proveito dele. Depois disso, pense qual formato de cozinha mais combina e se adapta à sua casa.

Qual é o formato da sua cozinha?


Quando se trata de formatos, existem vários tipos, e não há certo ou errado, apenas o que melhor lhe atende. 

Formato de L

 
É um formato de cozinha moderno e que pode ser aproveitado tanto em pequenos quanto em grandes espaços. O ideal é deixar a pia e a geladeira na mesma parede, além de um cooktop na bancada, pois ocupa menos espaço. Estes simples passos deixam sua cozinha decorada e funcional. 

Americana


O conceito de cozinha americana é cada dia mais comum em todo tipo de espaço. Afinal, ele deixa o ambiente moderno e integrado com outros cômodos.

Formato U

 
Este modelo de cozinha facilita a circulação pelo ambiente e deixa os móveis bem distribuídos. Para este tipo de cozinha, é preciso um pouco mais de espaço, em contraponto, é possível ter mais armários e ilhas. 

Qual revestimento usar em minha cozinha?


Enfim, após a escolha do formato, outra parte importante são os revestimentos. O revestimento também é um instrumento usado para decorar cozinhas pequenas. 
 
Basicamente, eles são instalados acima da pia e do fogão, pois são áreas atingidas pela gordura no dia a dia. Enfim, este pode ser um ponto de cor e criatividade nas cozinhas pequenas e mais modernas. 
 
Uma dica importante: escolha revestimentos fáceis de limpar, pois isso facilitará sua rotina.

Qual é a iluminação ideal? 


Iluminação é primordial. Nas cozinhas modernas não é diferente. Uma boa iluminação é funcional e valoriza o ambiente e os móveis de cozinha. 
 
Sendo assim, dê prioridade à iluminação natural sempre que possível. Depois disso, é hora de investir na iluminação artificial e nos recursos utilizados.
 
Em suma, use e abuse da iluminação pontual, os chamados spots, pois eles deixam sua cozinha pequena mais charmosa. Já as luminárias pendentes tornaram-se muito populares. Mas tenha cuidado na hora de usar os pendentes para que não fiquem muito baixos e causem desconforto e acidentes.
 
Outra opção é a iluminação em led, isso porque ela pode ser usada em fitas para iluminar pontos específicos, como armários, por exemplo.
 

Que tal usar móveis planejados?


Para cozinhas pequenas, o ideal são os móveis planejados. Afinal, eles são feitos para otimizar espaços e, ao mesmo tempo, atender às suas necessidades. Com estes móveis, espaços que ficariam sem uso são aproveitados e nenhum item ficará sem lugar para ser guardado. 
 
Estes móveis têm um investimento maior em tecnologia, principalmente se comparado aos móveis modulados. Enfim, eles são práticos, modernos e bonitos, além do mais, a relação custo-benefício é um aspecto muito relevante. 
 
Pixabay
 

Como manter a organização da cozinha?


Por último, mas não menos importante, mantenha a organização! 
 
Cozinhas decoradas e pequenas não deixam espaço para bagunça ou coisas fora de lugar. Por isso, organização é a palavra de ordem.
 
Uma boa dica para manter o ambiente organizado é investir em prateleiras e usar o espaço disponível nas paredes. Em uma cozinha menor, o espaço no chão é escasso, por isso aposte nas paredes.
 
Sendo assim, faça prateleiras para colocar utensílios e eletrodomésticos. Além de aproveitar o espaço, elas ainda deixam estes objetos sempre à mão. 
 
Acima de tudo, aproveite para fixar alguns ganchos nas paredes a fim de colocar talheres maiores ou panelas. Enquanto ajuda na organização, é um bom jeito de decorar o cômodo. 
 
Outra coisa essencial em espaços menores são os organizadores. Portanto, abuse destes objetos, já que eles podem ser colocados nas gavetas, nos armários ou deixados à mostra. 
 
Também organize as panelas umas dentro das outras, da maior para a menor, livrando-se de embalagens maiores e dando adeus a itens desnecessários. Tudo isso deixará sua cozinha pequena, mais bonita, organizada e agradável. 
 
Concluindo, depois desse artigo ficou mais fácil organizar sua cozinha, não é mesmo? Então, aproveite as dicas e deixe o ambiente moderno e atraente. 
 
Se você gostou deste artigo, leia mais sobre a cozinha planejada. Continue navegando no Lugar Certo, pois tudo o que você precisa saber sobre decoração, organização e dicas para facilitar sua rotina encontrará aqui. 
 

Últimas Notícias

ver todas
11 de maio de 2021
10 de maio de 2021