Decoração

Imóvel alugado: saiba como decorar sua casa ou apartamento

É possível contar com uma decoração personalizada mesmo em imóveis alugados; por isso, converse com o proprietário e fique de olho no contrato

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/07/2021 10:30 / atualizado em 16/07/2021 11:41


Como decorar apartamento alugado - Freepik Como decorar apartamento alugado

Um dos maiores desafios quando se muda para um imóvel, é decorar um apartamento ou casa alugados. Isso porque existem diversas regras que devem ser seguidas e que podem tornar esta tarefa um pouco mais difícil. Porém, nada que não seja totalmente contornável.
 
Preparamos este artigo para te ajudar a deixar seu imóvel alugado com a sua cara.
 
Quando se trata de decorar apartamentos ou casas alugadas, é preciso se atentar a alguns pontos para que tudo saia conforme as suas vontades. Por exemplo, não é indicado que sejam feitos investimentos em objetos que você não poderá levar depois, quando o contrato de aluguel chegar ao fim.
 
Porém, seguindo alguns passos, é totalmente possível decorar sua casa ou apartamento e deixar sua personalidade embutida no ambiente enquanto você vive lá.

Quais regras devo seguir?


Na maioria das vezes, o que pode ou não ser feito no imóvel alugado está no contrato de locação. Entretanto, se você deseja fazer alguma modificação, por menor que seja, e ela não está estipulada no contrato, peça autorização ao dono do imóvel.
 
Decorar apartamentos ou casas alugadas exige jogo de cintura e, muitas vezes, o condomínio também impõe regras quanto às mudanças nos imóveis. Principalmente, quando se trata de obras que podem mexer na estrutura e afetar a segurança dos demais moradores.
 
Por isso, é sempre bom manter o diálogo com o proprietário e seguir o que foi pré-estabelecido.

O que fazer nas paredes?


As paredes são sempre um dos principais pontos quando se trata de decorar imóveis alugados. Muitas vezes, as cores usadas não transmitem a personalidade do locatário, mas com algumas modificações isso pode ser contornado. Por isso, veja algumas dicas. 

Use papel de parede

Esta é a maneira mais popular de deixar as paredes da sua casa com o seu jeito. O papel de parede pode ser aplicado de forma simples, sem danificar ou modificar a estrutura do imóvel e pode ser removido facilmente, caso necessário.

Personalize os azulejos

Muitas vezes os revestimentos do apartamento ou casa alugados são antigos e não agradam aos novos moradores. Porém, isso pode ser mudado. Personalize os azulejos com adesivos! No mercado atual, existem diversas marcas e modelos para esta finalidade.

Nichos e prateleiras

Além de ser uma ótima maneira de decorar a residência alugada, instalar nichos e prateleiras é fácil e ainda pode te auxiliar com a falta de espaço para guardar objetos.

Quadros decorativos

Um dos objetos que mais transmitem personalidade na decoração, são os quadros. Com alguns furinhos na parede, você pode mudar o visual da sua sala sem precisar reformar ou gastar muito dinheiro, fazendo você mesmo seu quadro decorativo.

Adesivos

Os adesivos são ótimas alternativas para mudar a aparência dos cômodos. Existem adesivos específicos para cada ambiente, na cozinha e no banheiro eles podem deixar os azulejos antigos com outra cara. Existem diversos modelos e cores diferentes e com certeza, um deles vai te agradar.

Parede lousa

Para os mais modernos, a parede lousa é uma ótima opção. Pode ser feita tanto com uma tinta especial quanto com um adesivo e fica linda. Você pode fazer desenhos ou escrever recados nesta parede e nem vai precisar gastar muito para decorar apartamento ou casa alugados.
 
Como decorar apartamento alugado - Freepik Como decorar apartamento alugado
 

Dê preferência a móveis prontos


A melhor opção para decorar um apartamento ou casa alugados é esquecer os móveis planejados. Além de serem um investimento, podem não ser compatíveis com sua próxima moradia. 
 
Atualmente, a variedade de lojas e fabricantes de móveis é muito grande, portanto é possível conseguir peças de qualidade e personalidade para decorar sua casa. 
 
As estantes e racks são ótimos exemplos destes móveis, além de ajudar a esconder alguma imperfeição na parede, servem para colocar objetos que deixarão sua casa com muito mais personalidade.

Invista em cortinas e tapetes


As cortinas e tapetes são objetos que você poderá levar, caso precise se mudar e são fáceis de trocar e instalar. Além de toda a praticidade, estes elementos deixam seu lar mais aconchegante e relaxante. 
 
Os tapetes podem ser usados nos quartos e na sala e são ótimos delimitadores de ambientes. Já as cortinas dão um charme a mais para a sala e servem como elementos decorativos.

Não se esqueça das plantas


Uma das maneiras mais práticas de decorar apartamento ou casa alugados é usando plantas. As plantas deixam o ambiente com mais vida e mais cor, são fáceis de encontrar e embelezam o espaço. 
 
Além do aconchego e conforto que proporcionam, as plantas podem ser usadas tanto em casas maiores quanto em apartamentos menores. Isso porque existe uma grande variedade de plantas, com tamanhos, cores e formatos que agradam a todos.
 
Viu só como algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença na hora da decoração? Seu apartamento ou casa alugados podem sim ter sua personalidade, basta usar a criatividade.

Gostou do artigo?


Para ver mais dicas de decoração, tendências e organização, continue navegando pelo portal Lugar Certo. Tudo o que você procura, em um só lugar. E, caso seu imóvel seja antigo, leia como decorar um apartamento antigo.

Últimas Notícias

ver todas
27 de julho de 2021
26 de julho de 2021